Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: Bibliometria

PROFESSOR: Alexandre Masson Maroldi

CARGA HORÁRIA: 40 hs/a – 2 Créditos

PERÍODO: 1º (de 25/04 a 09/08/2022 – segunda-feira)

HORÁRIO: 21h00 às 22h40h

MODALIDADE: HÍBRIDO

Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: alexandre@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA:

E-MAIL DO MONITOR:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Segunda-feira / 16h00 às 18h00 / google meet

OBSERVAÇÕES:

 

1.EMENTA:

 

Bibliometria: história e conceitos. Subcampos dela originados: Cientometria, Webometria, Informetria. Indicadores bibliométricos: indicadores de produção (apresenta a lei de Bradford. Lotka e Zipf) e indicadores de citação (análise de citação e seus indicadores derivados: vida média da literatura e fator de impacto) utilizados na avaliação da produtividade científica.

 

2. OBJETIVOS:

 

- Apresentar a história e conceito da bibliometria e os diferentes tipos de indicadores bibliométricos; - Abordar técnicas e as diferentes leis da bibliometria e suas aplicações;

- Aplicar os conhecimentos adquiridos em um trabalho prático ou analítico revisitando os conceitos e obras abordadas durante a disciplina.

3.ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4.ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

5.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  1. Linha do tempo dos estudos métricos da informação;
  2. Indicadores de produção e produtividade;
  3. Indicadores de citação;
  1. Bases de dados para geração de indicadores: WoS, Scopus, Google acadêmico, SciELO, BTDT

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1

25/04 

Apresentação da disciplina e do Plano de Ensino

2

02/05 

Linha do tempo dos estudos métricos da informação

3

07/05 (A)

Linha do tempo dos estudos métricos da informação (leituras)

4

09/05 

Linha do tempo dos estudos métricos da informação

5

16/05 

Linha do tempo dos estudos métricos da informação

6

21/05 (A)

Linha do tempo dos estudos métricos da informação (leituras)

7

23/05 

Linha do tempo dos estudos métricos da informação

8

28/05 (A)

Linha do tempo dos estudos métricos da informação (leituras)

9

30/05 

Exercícios

10

06/06 

Exercícios

11

11/06 (A)

Indicadores de produção e produtividade (leituras)

12

13/06 

Indicadores de produção e produtividade

13

18/06 (A)

Indicadores de produção e produtividade (leituras)

14

20/06 

Prova 1

15

25/06 (A)

Indicadores de citação (leituras)

16

27/06 

Indicadores de citação

17

02/07 (A)

Indicadores de citação (leituras)

18

04/07 

Exercícios

19

11/07 

Exercícios

20

18/07 

Bases de dados para geração de indicadores: WoS, Scopus, Google acadêmico, SCIELO e BDTD).

21

25/07 

Prova 2

22

05/08

Fechamento de Disciplina

-

REPOSITIVA

 

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

AULA

BIBLIOGRAFIA

2 até 8


BELLO, S. F. ; PIZANI, L.; Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Descritores e suas interrelações: fonoaudiologia e educação especial , v. 2, n.2, 2010.

GINGRAS, Y. Os desvios da avaliação da pesquisa: o bom uso da bibliometria. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.

GORBEA PORTAL, Salvador. Principios teóricos y metodológicos de los estudios métricos de la información. Investigación Bibliotecológica, v. 8, n. 17, 1994.

GUIMARÃES, V. A. L.; HAYASHI, MARIA CRISTINA PIUMBATO INNOCENTINI . O ethos científico e a ciência pós-acadêmica na visão de pesquisadores brasileiros. HIb: Revista de Historia Iberoamericana, v. 9, p. 28-66, 2016.

HAYASHI, C. R. M. Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos. Filosofia e educação, v.5, n.2, 2013.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da infometria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, maio/ago. 1998.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et. al. Frente de pesquisa de títulos de livros: um estudo aplicado no campo da Educação Indígena. Informação em Pauta, v.2, 2017.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et al. Panorama bibliométrico das teses e dissertações sobre educação indígena. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, p. 677-707, 2017.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et al.. Métricas científicas em estudos bibliométricos: detecção de outliers para dados univariados. EM QUESTÃO, v. 23, p. 254, 2017.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et al. O que revelam os artigos citados nas teses e dissertações em educação indígena?. SÉRIE-ESTUDOS, v. 23, p. 61, 2018.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et al.  ANÁLISE DE CITAÇÕES PRESENTES EM TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO INDÍGENA. Informação & Informação (Online), v. 23, p. 177-201, 2018.

 

9 a 15

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et. al. A produção científica sobre educação indígena no Brasil: uma revisão narrativa. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 931-952, 2018.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et al. Vida média e obsolescência da literatura em educação indígena. INCID: REVISTA DE DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 9, p. 109-129, 2018.

MAROLDI, ALEXANDRE MASSON et al. ARA ALÉM DAS AUTORIAS: NOVA APLICAÇÃO PARA OS ESTUDOS DE FRENTE DE PESQUISA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2018, Londrina. Anais... Sujeito informacional e as perspectivas atuais em Ciência da Informacão, 2018. v. XIX. p. 1-9.

SANTOS, V. O que é fazer revisão de literatura na pesquisa teológica. Fides reformatica, v.17, n.1, 2012.

 

 

16 a 21

SILVA, M. R. da.; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011.

SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.141-148, maio/ago. 1998.

VELHO, Léa M. Leme Strini. Como medir a ciência? Revista Brasileira de Tecnologia, Brasília, v. 16, n. 1, pp. 35-41, 1985.

PRICE, J. de S. O desenvolvimento da ciência. Rio de Janeiro: LTc, 1976.

PRICE, J. de S. Little Science, big Science....and beyond. Londres: Columbia Press, 1986.

YANG, S.L., YUAN, Q.L.; DONG, J.H. Are Scientometrics, Informetrics, and Bibliometrics Different? Data Science and Informetrics, 1, 50-72, 2020.

 

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

 

9. AVALIAÇÕES

 

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Exercícios

 

40

Prova 1

 

30

Prova 2

 

30

 

 

 

NOTA FINAL

 

100

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FONSECA, Edson Nery da; OTLET, Paul. Bibliometria : teoria e prática. São Paulo: Cultrix, 1986.

HAYASHI, Maria Cristina P. Innocentini; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de; HAYASHI, Carlos Roberto Massao (Org.). Bibliometria e cientometria: estudos temáticos. São Carlos, SP: Pedro & João, 2013.

HAYASHI, Maria Cristina P. Innocentini; LETA, Jacqueline; ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA 2., 2010, São Carlos. Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos, SP: Pedro & João, 2013. 282 p.

10.2 BBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HAYASHI, Maria Cristina P. Innocentini; MUGNAINI, Rogério; HAYASHI, Carlos Roberto Massao (Org.); ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA 2., 2010, São Carlos. Bibliometria e cientometria: metodologias e aplicações. São Carlos,SP: Pedro & João, 2013. 213 p.

RUMMLER, Guido. A disseminação de conteúdos em periódicos: propriedades bibliométricas, representações e medidas. Ciência da Informação, v.37, n.3, p.51-59, set./dez. 2008.

STREHL, Letícia. O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos

conceituais e metodológicos. Ciência da Informação, Brasília , v.34, n.1 , p.19-27, jan./abr. 2005.

VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma explosão conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília , v.31, n.2 , p.152-162, mai./ago.2002.

VANTI, Nadia Aurora Peres. Os links e os estudos webométricos. Ciência da Informação, v.34, n.1, p.78-88, jan./abr. 2005.

 

4. Avaliação repositiva

 

O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ALEXANDRE MASSON MAROLDI, Docente, em 10/04/2022, às 09:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926465