Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: Comunicação e produção científca

PROFESSOR: Alexandre Masson Maroldi

CARGA HORÁRIA: 40 hs/a – 2 Créditos

PERÍODO: 1º (de 25/04 a 09/08/2022 – segunda-feira)

HORÁRIO: 19h00 às 20h40h

MODALIDADE: HÍBRIDO

Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: alexandre@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA:

E-MAIL DO MONITOR:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Segunda-feira / 14h00 às 16h00 / google meet

OBSERVAÇÕES:

 

1.EMENTA:

 

Introdução aos fundamentos da Ciência, Tecnologia e Sociedade. A pesquisa científica e a produção do conhecimento. Modelos e instrumentos de aferição e avaliação do conhecimento científico. Produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Periódicos científicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação: política e critérios para admissão e permanência em bases de dados.

2.OBJETIVOS:

- Contextualizar a relevância da sociologia e a filosofia da Ciência na produção científica em Biblioteconomia e Ciência da - - Informação

- Conhecer os aspectos da comunicação cientifica e da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação;

- Aplicar os conhecimentos adquiridos em um trabalho prático ou analítico revisitando os conceitos e técnicas abordadas durante a disciplina.

3.ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução ao campo da comunicação científica

2. Fluxo, canais e tipologias da comunicação científica

3. As comunidades científicas e os critérios de reconhecimento

4. Principais tipologias de comunicação científica

4.1. Literatura branca: livros, dicionários, enciclopédias

4.2. O periódico científico ponto a ponto

5. Avaliação e classificação de periódicos científicos (Estrato dos periódicos e critérios QUALIS na área de Comunicação e Informação

                6.  Ética e plágio na ciência

                  7. Introdução à Sociologia da Ciência

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1

25/04 

Apresentação da disciplina e do Plano de Ensino

2

02/05

Introdução ao campo da comunicação científica

3

07/05 (A)

Introdução ao campo da comunicação científica (leituras)

4

09/05 

Introdução ao campo da comunicação científica

5

16/05 

Fluxo, canais e tipologias da comunicação científica

6

21/05 (A)

Fluxo, canais e tipologias da comunicação científica (leituras)

7

23/05 

As comunidades científicas e os critérios de reconhecimento

8

28/05 (A)

As comunidades científicas e os critérios de reconhecimento (leituras)

9

30/05 

Exercícios

10

06/06 

Principais tipologias de comunicação científica

11

11/06 (A)

Principais tipologias de comunicação científica (leituras)

12

13/06 

Principais tipologias de comunicação científica

13

18/06 (A)

Principais tipologias de comunicação científica (leituras)

14

20/06 

Prova 1

15

25/06 (A)

Avaliação e classificação de periódicos científicos (Estrato dos periódicos e critérios QUALIS na área de Comunicação e Informação (leituras)

16

27/06 

Avaliação e classificação de periódicos científicos (Estrato dos periódicos e critérios QUALIS na área de Comunicação e Informação

17

02/07 (A)

Avaliação e classificação de periódicos científicos (Estrato dos periódicos e critérios QUALIS na área de Comunicação e Informação (leituras)

18

04/07 

Exercícios

19

11/07 

Prova 2

20

18/07 

Ética e plágio na ciência

21

25/07 

Introdução à Sociologia da Ciência

22

05/08 

Fechamento da disciplina

-

REPOSITIVA

 

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

AULA

BIBLIOGRAFIA

1, 2, 3 e 4

GOMES, C. M. Comunicação científica: alicerces, transformações e tendências. Covilhã: LabCom, 2013. Cap. 1

KNORR-CETINA, k. A comunicação na ciência. irst publ. In: GIL, F. A Ciência tal qual se Faz. Lisbon: Ediςões João Sá da Costa, 1999.

 

5 e 6

CRISTOVÃO, H. D. Da comunicação informal a comunicação formal: identificação da frente de pesquisa através de filtros de qualidade. Ci. Inf., v.8, n.1, 1979.

OLIVEIRA, M. Canais formais de comunicação do conhecimento antropológico produzido no Brasil. Ciência da informação, v. 25, 1996

7 e 8

COELHO, G. B.  Sociologia do conhecimento e da ciência: da sua emergência a Pierre Bourdieu. Revista SINAIS, 2017.

MATTEDI, Marcos Antônio; SPIESS, Maiko Rafael. A avaliação da produtividade científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.3, jul.-set. 2017.

HAYASHI, C. R. M. et al. Colégio invisível, revisão pelos pares e normalização documentária na revista do instituto histórico e geográfico de são Paulo. Inf., Inf., Londrina, v. 21, n. 3, p. 5 – 33, set./dez., 2016.

FREITAS, M. A.; LEITE, F. C. L. Atores do sistema de comunicação científica: apontamentos para discussão de suas funções. Inf. Inf., Londrina, v. 24, n. 1, p. 273 – 299, jan./abr. 2019.

10, 11, 12 e 13

GUIMARÊS, V. A. L. HAYASHI, M. C. P. I. Os eventos científicos: espações privilegiados para a comunicação da ciência. Comunicologia, v.7, n.2, jul./dez, 2014.

SILVA, E. L.; TAVARES, A. L. L.; PEREIRA, J. P. O estado da arte da pesquisa sobre comunicação científica (1996-2006) realizada no Brasil no âmbito da ciência da informação. TransInformação, v.22, n.3, set./dez., 2010.

SANTOS, G. C. Fontes de indexação para periódicos científicos. Disponível em: http://eprints.rclis.org/16898/1/fontesISBN9788563058188.pdf.

SILVA FILHO, G. R.; GARCIA, R. G.; AMARAL, C. A. A aplicação do doi para publicações no portal de periódicos da UFGD e a busca por novos indexadores. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 6, Número Especial, p. 17-26, fev. 2019.

MEADOWS, J. Os periódicos científicos e a transição do meio impresso para o meio eletrônico. RBB, v. 25, 2001.

FREITAS, M. A.; LEITE, F. C. R. Atores do sistema de comunicação científica: apontamentos para discussão de suas funções. Inf. Inf.,v. 24, n. 1, p. 273 – 299, jan./abr. 2019.

GOMES, Valdir Pereira. O editor de revista científica: desafios da prática e da formação. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n.1, p. 147-172, jun./jul. 2010

AVAN, C.; STUMPF, I. R. C. Avaliação pelos pares nas revistas brasileiras de ciência da informação: procedimentos e percepções dos atores. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 14, n. 28, p. 73-92, 2009

15, 16 e 17

GABARDO, E. HACHEM, D. W.; HAMADA, G. Sistema QUALIS: análise crítica da política de avaliação de periódicos científicos no Brasil. Revista do Direito, v. 1, n. 54, p. 144-185, jan./abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório da Avalição quadrienal 2017. Comunicação e informação, 2017

20

castro-rodríguez y. El plagio académico desde la perspectiva de la ética de la publicación científica. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud , v.31, n. 4, 2020.

21

HAYASHI, M. C. P. I. et al. Sociologia da ciência: primeiras aproximações ao campo. Revista Tecnologia e Sociedade, p. 72-85, 2010.

MERTON, Robert K. Os imperativos institucionais da ciência. In: DEUS, Jorge D. de (Org.). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. 37-52, 1979.

PORTOCARRERO, V. Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1994.

 

9. AVALIAÇÕES

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Exercícios

 

40

Prova 1

 

30

Prova 2

 

30

 

 

 

NOTA FINAL

 

100

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BOURDIEU, P. Usos sociais da ciência. São Paulo: Edunesp, 2000.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 2000.

 

10. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ANDRETTA, P. I. et al. Uma análise sobre a produção, produtividade e colaboração na Ciência da Informação no Brasil entre os anos de 2007 a 2009. Palabra Clave, La Plata,, v. 1, n. 2, p. 48-52, 2012. Disponível em: < http://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCv1n2a07/1981   >. Acesso em 01 out., 2014

MUELLER, S. P. M. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 6, n. 1, fev. 2005.

PORTOCARRERO, V. Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Disponível em:< http://books.scielo.org/id/rnn6q>. Acesso em 12- fev. 2015.

SILVA, M. R. da; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I.  Análise bibliométrica e cientométrica: desafios aos especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p. 110-129, 2011. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337 >. Acesso em 15 jan. 2015.

SILVEIRA, J. P. B. ; ANDRETTA, P. I. S. Considerações sobre as redes de conhecimento em arquivologia: uma análise a partir de teses e dissertações. Informação Arquivística, v. 2, p. 74-102, 2014.  Disponível em: < http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/44/25  >. Acesso em 01 out., 2012.

4. Avaliação repositiva

 

O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ALEXANDRE MASSON MAROLDI, Docente, em 10/04/2022, às 09:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0926487 e o código CRC A0EF4BB1.




Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926487