Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: Representação Descritiva da Informação II

PROFESSOR: Alexandre Masson Maroldi

CARGA HORÁRIA: 80 hs/a – 4 Créditos

PERÍODO: 1º (de 25/04/2022 a 09/08/2022 – quarta-feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h40h

MODALIDADE: HÍBRIDO

Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: alexandre@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA:

E-MAIL DO MONITOR:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: quarta-feira / 14h00 às 18h00 / google meet

OBSERVAÇÕES:

 

1.EMENTA:

Formatos internacionalmente conhecidos para a representação bibliográfica. Formato MARC21 Bibliográfico, Autoridade, Comunidade, Coleção e Classificação. Dublin Core. AACR2.

2. OBJETIVOS:

 

2.ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  1. Apresentação do Plano de Ensino e da Disciplina
  2. AACR2 (partes I e II) aplicada aos materiais impressos e multimeios;
  3. Programas de Catalogação;
    1. Catalogação Cooperativa;
    2. Catalogação Centralizada;
    3. Catalogação na Publicação
  4. Formatos de intercâmbio bibliográfico:
    1. CALCO, UNISIST, UNIMARC, CCF, IBICT, LILACS, CEPAL, MARC e DUBLIN CORE
  5. Formatos de intercâmbio: o MARC (Machine Readable Cataloging) para dados bibliográficos e autoridades.
    1. Antecedentes;
    2. Histórico e significado;
    3. Implemantação;
    4. Estrutura.
  6. Metadados e Interoperabilidade
    1. Metadados e padrões de metadados: Dublin Core
    2. Bibframe e Premis

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1

27/04 

Apresentação da disciplina e do plano de aula

2

04/05 

AACR2 (partes I e II) aplicada aos materiais impressos e multimeios

3

07/05 (A)

Leitura e estudo dos textos (aula 1 até aula 5)

4

11/05 

AACR2 (partes I e II) aplicada aos materiais impressos e multimeios

5

18/05

Exercícios de fixação

6

21/05 (A)

Leitura e estudo dos textos (aula 6 até aula 7)

7

25/05 

Programas de Catalogação

8

28/05 (A)

Leitura e estudo dos textos (aula 8 até aula 10)

9

08/06 

Formatos de intercâmbio bibliográfico

10

11/06 (A)

Estudo de Caso

11

15/06 

Exercícios de fixação

12

18/06 (A)

Leitura e estudo dos textos (aula 13 até aula 18)

13

22/06 

Prova 1

14

25/06 (A)

Leitura e estudo dos textos (aula 13 até aula 18)

15

28/06

Formatos de intercâmbio

16

02/07 (A)

Leitura e estudos dos textos (aula 13 até aula 18)

17

06/07 

Exercícios de fixação

18

09/07

Exercícios de fixação

19

13/07 

Leitura e estudo dos textos (aula 19 até aula 20)

20

20/07 

Metadados e Interoperabilidade, Dublin Core, Bibframe e Pramis

21

27/07

Prova 2

22

03/08 

Fechamento da disciplina

-

REPOSITIVA

 

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

AULA

BIBLIOGRAFIA

1,2,3,4 e 5

MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

CÓDIGO de Catalogação Anglo Americano. 2. ed. São Paulo : FEBAB/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 2 v

 

6 e 7

CÓDIGO de Catalogação Anglo Americano. 2. ed. São Paulo : FEBAB/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 2 v

8, 9, 10 e 11

KRZYZANOWSKI, R. F. Cooperação em bibliotecas no Brasil: um panorama da década de 50 até nossos dias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.3, n.1, p.1-24, jan-jun. 2007.

SOUZA, Ana Maria et al. Programa Catalogação na fonte para Rede de Bibliotecas Fiocruz: sistema ficha catalográfica on-lin. In: SEMANA INTERNACIONAL DO ACESSO ABERTO; ENCONTRO DA REDE DE BIBLIOTECAS FIOCRUZ, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fiocruz/Icict, 2020.

12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18

DUMER, L.; ALBUQUERQUE,  M. E. B. C.  O MARC 21 e outros formatos de intercâmbio bibliográfico. João Pessoa UFPB, 2021. Link para download gratuíto: http://www.editora.ufpb.br/

ZAFALON, Zaira Regina. Formato MARC21 bibliográfico: estudo e aplicações para

livros. folhetos, folhas impressas e manuscritos. São Carlos, SP: EDUFSCAR,2012.

ALARCÓN, M. R. O. La aplicación local de la norma RDA y su convivencia con MARC. In Retos y tendencias de la investigación Hispano-Mexicana en Ciencias de la Información y de la Documentación. Facultad de Ciencias de la Documentación (UCM). Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Madrid, 2021.

 

19

CASTRO, F. F. de. COVID-19: um olhar pelas lentes dos metadados. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 58-69, maio/ago. 2020.

LIVES, M. das D. R.; SOUZA, M. I. F. Estudo de correspondência de elementos metadados: DUBLIN CORE e MARC 21. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 20–38, 2007.

CONEGLIAN, C. S. Et al. SEGUNDO, J. E. S. Arquivo pessoal e alfresco: a representação da informação com dublin core e folksonomia. Ágora, v. 28, n. 56, p. 18-33, 2018.

Moraes, L. M. ; Lobo, P. M. S. FOLKSONOMIA: a tagzação da informação na era digital. R. Bibliomar, São Luís, v.19, n. 1, p. 110-124, jan./jun. 2020

 

20

ARAKAKI, F. A.; SANTOS, P. L. V. A. C. Dados de biblioteca e proveniência: análise dos padrões de metadados. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/192706

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

9. AVALIAÇÕES

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Leitura dos textos e participação nas aulas

 

10

Estudo de Caso

 

30

Prova 1 (individual)

 

30

Prova 2 (individual)

 

30

NOTA FINAL

 

100

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

 

10. BIBLIOGRAFIA

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

FERREIRA, Margarida M. MARC 21: formato condensado para dados de autoridade. Marília, SP: FUNDEPE,2005. 159 p.

FURRIE,Betty. O MARC bibliográfico: um guia introdutório: catalogação legível porcomputador. Brasília: Thesaurus, 2000. 95 p.

ZAFALON, Zaira Regina. Formato MARC21 bibliográfico: estudo e aplicações paralivros. folhetos, folhas impressas e manuscritos. São Carlos, SP: EDUFSCAR,2012. 112

p. (Série apontamentos

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALVES, Maria das Dores Rosa: SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa. Estudo de correspondência de elementos metadados: DUBLIN CORE e MARC 21. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas,v. 4, n. 2, p. 20-38, jan./jun. 2007. Disponível em: < http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=8610 >. Acesso em: 29 maio 2015.

DIEKANIAK,Gisele Vasconcelos; MEDEIROS,Josete Soares; SILVEIRA,João Paulo Borges da; FORTES, Maria Firmina; BORGES,Virginia Oliveira. Uso do padrão MARCem bibliotecas universitárias da região Sul do Brasil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Florianópolis, v. 13, n. 26, p. 188-200, 2º sem. 2008. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2015.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION (IFLA). Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação. Disponível em: . Acessos em: 20 mar. 2013. Tradução do original em LínguaInglesa para a Língua Portuguesa: Lídia Alvarenga, Milton Vianna, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Brasil, Fernanda Maria Campos, Maria Inês Cordeiro, Rosa Maria Galvão. Biblioteca Nacional de Portugal.

OLIVER. Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros. 2011. 153 p. ZAFALON, Zaira Regina: SANTOS,Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa. Sintaxe e semântica de registros bibliográficos: princípios para a conversão de registros analógicos para o Formato MARC21 Bibliográfico: Scan for MARC. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. João Pessoa. v. 5.n. 1. 2013. Disponível em: < http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/73 >. Acesso em: 29 maio 2015.

14. Avaliação repositiva

 

O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.


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Documento assinado eletronicamente por ALEXANDRE MASSON MAROLDI, Docente, em 10/04/2022, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926499