MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: DEP00190 :: Ciência, Tecnologia e Sociedade no âmbito da Ciência da Informação
PROFESSORA: Andréa Doyle
CARGA HORÁRIA: 40 hs/a – 2 Créditos
PERÍODO: 6º (de 26/04 a 08/07/2022– 6ª feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h40h
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO (PRESENCIAL E REMOTO)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DA PROFESSORA: andrea.doyle@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA:
E-MAIL DO MONITOR:
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Sexta-feira / Das 17h às 19h / SALA XX
OBSERVAÇÕES:
1. EMENTA:
Ciência, tecnologia e sociedade: aspectos históricos, disciplinares e vertentes teóricas. Concepções de ciência e a sociologia da ciência. Implicações políticas e sociais da produção e aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina. Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a responsabilidade da Ciência da Informação.
2. OBJETIVOS:
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
7. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA | DIA* | TEMA |
01 | 29/04 (P) |
Semana de recepção discente |
02 |
06/05 (P) |
Apresentação: Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e Ciência da Informação (CI) |
03 | 06/05 (A) |
Teorias Críticas e Ciência da Informação Artigo DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018. |
04 |
13/05 (P) |
Teorias Críticas e Ciência da Informação Capítulo de dissertação (p. 42-47) DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 2017. 137 f. Dissertação |
05 | 13/05 (A) |
CTS, CI e Estudos de Gênero: ler o texto e responder as perguntas-guia. Artigo ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022. |
06 | 20/05 (P) |
CTS, CI e Estudos de Gênero: Discussão sobre o texto. |
07 | 20/05 (A) |
CTS, CI e Teoria Racial Crítica: ler o texto e responder as perguntas-guia. Trabalho em congresso SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019. |
08 | 27/05 (P) |
CTS, CI e Teoria Racial Crítica: Discussão sobre o texto |
09 | 27/05 (A) |
CTS, CI e Estudos Decoloniais: Assistir a palestra e responder as perguntas-guia. Palestra MOURA, Maria Aparecida. Epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial em sistemas de organização do conhecimento. Fala na sessão de abertura do Enancib 2021. |
10 | 03/06 (P) |
CTS, CI e Estudos Decoloniais: Discussão sobre a palestra + Leitura em sala: Apresentação (p. 13-17) CARDONA, Natalia; SILVA, Franciéle (Orgs). Epistemologia Latino-Americana na Biblioteconomia e na Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Rio de Janeiro, Bogotá: Rocha, Nyota, 2020. |
11 | 03/06 (A) |
Tema em aberto: a ser sugerido pela turma : leitura a ser definida |
12 | 10/06 (P) |
Tema em aberto: discussão sobre a leitura a ser definida |
13 | 10/06 (A) |
Pesquisa para desenvolvimento de seminários |
14 | 17/06 (P) |
Apresentação da pesquisa preliminar: tema, fontes, pergunta de pesquisa. |
15 | 17/06 (A) |
Redação do projeto de pesquisa |
16 | 24/06 (P) |
Apresentação dos projetos de pesquisa, comentários e correções |
17 | 24/06 (A) |
Desenvolvimento da pesquisa |
18 | 24/06 (P) |
Orientação para finalização da pesquisa |
19 | 01/07 (A) |
Produção das apresentações dos seminários |
20 | 01/07 (P) |
Apresentação dos seminários |
21 | 08/07 (A) |
Entrega dos trabalhos escritos |
22 | 15/07 (P) |
Avaliação e encerramento |
REPOSITIVA | (tenho certeza que não vai precisar) |
*(P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
8. ROTEIRO DAS LEITURAS
AULA | LEITURA |
01 | - |
02 |
Plano de Ensino. Filmes: O sorriso de Monalisa, 2003 E/OU Sociedade dos poetas mortos, 1989. |
03 |
Artigo DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018. |
04 |
Capítulo de dissertação (p. 42-47) DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 2017. 137 f. Dissertação |
05 |
Artigo ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022. |
06 |
Artigo ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022. |
07 |
Trabalho em congresso SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019. |
08 |
Trabalho em congresso SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019. |
09 |
Palestra MOURA, Maria Aparecida. Epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial em sistemas de organização do conhecimento. Fala na sessão de abertura do Enancib 2021. |
10 |
Apresentação (p. 13-17) CARDONA, Natalia; SILVA, Franciéle (Orgs). Epistemologia Latino-Americana na Biblioteconomia e na Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Rio de Janeiro, Bogotá: Rocha, Nyota, 2020. |
11 |
Leitura a ser definida de acordo com o tema escolhido pela turma |
12 |
Leitura a ser definida de acordo com o tema escolhido pela turma |
13-22 |
Trabalho de pesquisa e produção de texto e seminários |
REPO | (tenho certeza que não vai precisar) |
9. AVALIAÇÕES
AVALIAÇÃO | CODIGO | PONTUAÇÃO |
Participação em Aula |
PA | 40 |
Trabalho final escrito |
TF | 40 |
Apresentação de seminário |
AS | 20 |
NOTA FINAL | 100 |
10. BIBLIOGRAFIA
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GARCÍA PALACIOS, E. M. (et al.). Ciencia, tecnología y sociedad: una aproximación conceptual. Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2001. (Cuadernos de Iberoamérica).
ROSSI, P. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru: EDUSC, 2001.
SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. Geraldo Gerson de Souza (Trad.); Renato de Azevedo Rezende Neto (Trad.). São Paulo: Edusp, 1995. 128 p.
10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, R . Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 7 ed. Sao Paulo: Loyola, 2003.
BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. O que são e para que servem os estudos em CTS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 28, 2000, Ouro Preto. COBENGE. Ouro Preto: ABENGE, 2000. Anais... Ouro Preto: Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, 2000. Disponível em: < http://www.nepet.ufsc.br/Documentos/310.pdf >. Acesso em: 24 maio 2015
BOCCATO, V. R; TARTAROTTI, R. C.D’A. O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e suas perspectivas dialógicas com a Ciência da Informação (CI) à luz da área de Organização e Representação do Conhecimento (ORC): algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013, Florianópolis. Anais…. Florianópolis: Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da informação – ANCIB, 2013. . Disponível em : < http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/17 1/415 >. Acesso em : 23 fev. 2015
FRODEMAN, R. The Oxford handbook of interdisciplinarity. Oxford: Oxford University Press, 2010.
OTLET, P. Traité de documentation: le livre sur le livre, théorie et pratique. Bruxelles: Editiones Mundaneum, 1934. 431 p. Disponível em : < http://lib.ugent.be/fulltxt/handle/1854/5612/Traite_de_documentation_ocr.pdf.
10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL
CARDONA, Natalia; SILVA, Franciéle (Orgs). Epistemologia Latino-Americana na Biblioteconomia e na Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Rio de Janeiro, Bogotá: Rocha, Nyota, 2020. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_ad9118af99b647f982983508c8093589.pdf Acesso em: 04 de abril de 2022.
DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/960/1/Dissertacao_AndreaDoyle_Capa_Dura.pdf Acesso em: 04 de abril de 2022.
DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/274/248 Acesso em: 04 de abril de 2022.
GONÇALVES, R. A.; MUCHERONI, M. L. O que é epistemicídio? uma introdução ao conceito para a área da ciência da informação. Liinc em revista, v. 17, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/168586. Acesso em: 27 mar. 2022.
HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 31-68.
MOURA, Maria Aparecida. Epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial em sistemas de organização do conhecimento. Fala na sessão de abertura do Enancib 2021. Minutagem: De 2h14 até 3h45. Disponível em: https://youtu.be/B5rFzsBdMtk Acesso em: 26 de março de 2022.
OLIVEIRA, C. M.; COSTA, F. V. F. Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 6, n. 2, p. 463-486, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/164858. Acesso em: 27 mar. 2022.
O SORRISO de Monalisa. Direção: Mike Newell. Estados Unidos da América: Columbia Pictures, 2003. 119 minutos. Disponível em: HBOMax (streaming).
ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022.
SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0434-1.pdf Acesso em 04 de abril de 2022.
SOCIEDADE dos poetas mortos. Direção: Peter Weir. Estados Unidos da América: Disney, 1989. 128 minutos. Disponível em: GooglePlay (Streaming).
TEORIA CRÍTICA. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cr%C3%ADtica Acesso em: 26 de março de 2022.
APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
1. Participação em Aula
2. Trabalho escrito
3. Apresentação de seminários
4. Avaliação repositiva
A pessoa discente que obtiver nota final superior a (3,0) e inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.
Documento assinado eletronicamente por ANDREA DOYLE LOUZADA DE MATTOS DODEBEI AYMONIN, Docente, em 16/04/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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