Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: DEP00190 :: Ciência, Tecnologia e Sociedade no âmbito da Ciência da Informação

PROFESSORA: Andréa Doyle

CARGA HORÁRIA: 40 hs/a – 2 Créditos

PERÍODO: 6º (de 26/04 a 08/07/2022– 6ª feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h40h

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO (PRESENCIAL E REMOTO)

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DA PROFESSORA: andrea.doyle@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA:

E-MAIL DO MONITOR:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Sexta-feira / Das 17h às 19h / SALA XX

OBSERVAÇÕES:

 

 

1. EMENTA:

Ciência, tecnologia e sociedade: aspectos históricos, disciplinares e vertentes  teóricas. Concepções de ciência e a sociologia da ciência. Implicações políticas e  sociais da produção e aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Os  estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina. Os estudos em  Ciência, Tecnologia e Sociedade e a responsabilidade da Ciência da Informação.

 

 

2. OBJETIVOS:

 

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Aula teórica / Presencial – Apresentação do Plano de Ensino e...
  2. Teorias críticas
  3. Estudos de Gênero e CTS&CI
  4. Estudos Étnico raciais e CTS&CI
  5. Estudos Decoloniais e CTS&CI
  6. Tema a ser definido pela turma

 

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA DIA* TEMA
01 29/04 (P)

Semana de recepção discente

02

06/05 (P)

Apresentação: Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e Ciência da Informação (CI)

03 06/05 (A)

Teorias Críticas e Ciência da Informação

Artigo

DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018.

04

13/05 (P)

Teorias Críticas e Ciência da Informação

Capítulo de dissertação (p. 42-47)

DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 2017. 137 f. Dissertação

05 13/05 (A)

CTS, CI e Estudos de Gênero: ler o texto e responder as perguntas-guia.

Artigo

ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022.

06 20/05 (P)

CTS, CI e Estudos de Gênero: Discussão sobre o texto.

07 20/05 (A)

CTS, CI e Teoria Racial Crítica: ler o texto e responder as perguntas-guia.

Trabalho em congresso

SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019.

08 27/05 (P)

CTS, CI e Teoria Racial Crítica: Discussão sobre o texto

09 27/05 (A)

CTS, CI e Estudos Decoloniais: Assistir a palestra e responder as perguntas-guia.

Palestra

MOURA, Maria Aparecida. Epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial em sistemas de organização do conhecimento. Fala na sessão de abertura do Enancib 2021.

10 03/06 (P)

CTS, CI e Estudos Decoloniais: Discussão sobre a palestra

+

Leitura em sala: 

Apresentação (p. 13-17)

CARDONA, Natalia; SILVA, Franciéle (Orgs). Epistemologia Latino-Americana na Biblioteconomia e na Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Rio de Janeiro, Bogotá: Rocha, Nyota, 2020.

11 03/06 (A)

Tema em aberto: a ser sugerido pela turma : leitura a ser definida

12 10/06 (P)

Tema em aberto: discussão sobre a leitura a ser definida

13 10/06 (A)

Pesquisa para desenvolvimento de seminários

14 17/06 (P)

Apresentação da pesquisa preliminar: tema, fontes, pergunta de pesquisa.

15 17/06 (A)

Redação do projeto de pesquisa

16 24/06 (P)

Apresentação dos projetos de pesquisa, comentários e correções

17 24/06 (A)

Desenvolvimento da pesquisa

18 24/06 (P)

Orientação para finalização da pesquisa

19 01/07 (A)

Produção das apresentações dos seminários

20 01/07 (P)

Apresentação dos seminários

21 08/07 (A)

Entrega dos trabalhos escritos

22 15/07 (P)

Avaliação e encerramento

  REPOSITIVA  (tenho certeza que não vai precisar)

 

*(P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

AULA LEITURA
01  - 
02

Plano de Ensino.

Filmes: O sorriso de Monalisa, 2003 E/OU Sociedade dos poetas mortos, 1989.

03

Artigo

DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018.

04

Capítulo de dissertação (p. 42-47)

DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 2017. 137 f. Dissertação

05

Artigo

ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022.

06

Artigo

ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022.

07

Trabalho em congresso

SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019.

08

Trabalho em congresso

SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019.

09

Palestra

MOURA, Maria Aparecida. Epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial em sistemas de organização do conhecimento. Fala na sessão de abertura do Enancib 2021.

10

Apresentação (p. 13-17)

CARDONA, Natalia; SILVA, Franciéle (Orgs). Epistemologia Latino-Americana na Biblioteconomia e na Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Rio de Janeiro, Bogotá: Rocha, Nyota, 2020.

11

Leitura a ser definida de acordo com o tema escolhido pela turma

12

Leitura a ser definida de acordo com o tema escolhido pela turma

13-22

Trabalho de pesquisa e produção de texto e seminários

REPO   (tenho certeza que não vai precisar)

9. AVALIAÇÕES

AVALIAÇÃO CODIGO PONTUAÇÃO

Participação em Aula

PA 40

Trabalho final escrito

TF 40

Apresentação de seminário

AS 20
NOTA FINAL   100

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

GARCÍA PALACIOS, E. M. (et al.). Ciencia, tecnología y sociedad: una aproximación  conceptual. Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación,  la Ciencia y la Cultura, 2001. (Cuadernos de Iberoamérica). 

 

ROSSI, P. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru: EDUSC, 2001. 

 

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. Geraldo Gerson de Souza  (Trad.); Renato de Azevedo Rezende Neto (Trad.). São Paulo: Edusp, 1995. 128 p.

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALVES, R . Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 7 ed. Sao Paulo:  Loyola, 2003. 

 

BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. O que são e para que servem os  estudos em CTS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 28,  2000, Ouro Preto. COBENGE. Ouro Preto: ABENGE, 2000. Anais... Ouro Preto:  Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, 2000. Disponível em: <  http://www.nepet.ufsc.br/Documentos/310.pdf >. Acesso em: 24 maio 2015 

 

BOCCATO, V. R; TARTAROTTI, R. C.D’A. O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade  (CTS) e suas perspectivas dialógicas com a Ciência da Informação (CI) à luz da área  de Organização e Representação do Conhecimento (ORC): algumas reflexões. In:  ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013,  Florianópolis. Anais…. Florianópolis: Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da informação – ANCIB, 2013. . Disponível em : <  http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/17 1/415 >. Acesso em : 23 fev. 2015 

 

FRODEMAN, R. The Oxford handbook of interdisciplinarity. Oxford: Oxford  University Press, 2010. 

 

OTLET, P. Traité de documentation: le livre sur le livre, théorie et pratique.  Bruxelles: Editiones Mundaneum, 1934. 431 p. Disponível em : <  http://lib.ugent.be/fulltxt/handle/1854/5612/Traite_de_documentation_ocr.pdf.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

CARDONA, Natalia; SILVA, Franciéle (Orgs). Epistemologia Latino-Americana na Biblioteconomia e na Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Rio de Janeiro, Bogotá: Rocha, Nyota, 2020.  Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_ad9118af99b647f982983508c8093589.pdf Acesso em: 04 de abril de 2022.

 

DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/960/1/Dissertacao_AndreaDoyle_Capa_Dura.pdf Acesso em: 04 de abril de 2022.

 

DOYLE, Andréa. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/274/248 Acesso em: 04 de abril de 2022.

 

GONÇALVES, R. A.; MUCHERONI, M. L. O que é epistemicídio? uma introdução ao conceito para a área da ciência da informação. Liinc em revista, v. 17, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/168586. Acesso em: 27 mar. 2022.

 

HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 31-68.

 

 

MOURA, Maria Aparecida. Epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial em sistemas de organização do conhecimento. Fala na sessão de abertura do Enancib 2021. Minutagem: De 2h14 até 3h45. Disponível em: https://youtu.be/B5rFzsBdMtk Acesso em: 26 de março de 2022.

 

OLIVEIRA, C. M.; COSTA, F. V. F. Voos na sabedoria: o ensino do patxôhã na escola estadual indígena kijetxawê zabelê. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 6, n. 2, p. 463-486, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/164858. Acesso em: 27 mar. 2022.

 

O SORRISO de Monalisa. Direção: Mike Newell. Estados Unidos da América: Columbia Pictures, 2003. 119 minutos. Disponível em: HBOMax (streaming).

 

ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022.

 

SILVA, Tarcízio. Teoria Racial Crítica e Comunicação Digital: conexões contra a dupla opacidade. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Belém, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0434-1.pdf Acesso em 04 de abril de 2022.

 

SOCIEDADE dos poetas mortos. Direção: Peter Weir. Estados Unidos da América: Disney, 1989. 128 minutos. Disponível em: GooglePlay (Streaming).

 

TEORIA CRÍTICA. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cr%C3%ADtica Acesso em: 26 de março de 2022.

 

 

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

 

1. Participação em Aula

2. Trabalho escrito

 

3. Apresentação de seminários

 

4. Avaliação repositiva

 

A pessoa discente que obtiver nota final superior a (3,0) e inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.


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Documento assinado eletronicamente por ANDREA DOYLE LOUZADA DE MATTOS DODEBEI AYMONIN, Docente, em 16/04/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926965