MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: DEP00169 :: Representação temática da informação: indexação e resumo
PROFESSORA: Andréa Doyle
CARGA HORÁRIA: 80 hs/a – 4 Créditos
PERÍODO: 3º (de 26/04 a 02/08/2022– 3ª feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h00h
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO (PRESENCIAL E REMOTO)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DA PROFESSORA: andrea.doyle@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA:
E-MAIL DO MONITOR:
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Terça-feira / Das 17h às 19h / SALA XX
OBSERVAÇÕES:
1. EMENTA:
Indexação: principais conceitos e procedimentos. Estudo de teorias de leitura e tipologia de textos. Condensação de textos. Produção de resumos documentários. Indexação pré-coordenada e pós-coordenada.
2. OBJETIVOS:
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
7. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA | DIA* | TEMA |
01 | 26/04 (P) |
Semana de recepção discente |
02 |
03/05 (P) |
Apresentação da disciplina: Rodada de apresentação, conhecimentos prévios, programa, avaliação, grupo de leitura. |
03 | 10/05 (P) |
Representar: conceito e formas. A importância do ato de ler. |
04 |
14/05 (A) Sábado |
Leitura Cap2 Lancaster + resposta das perguntas-guia |
05 | 17/05 (P) |
CTS, CI e Estudos de Gênero: ler o texto e responder as perguntas-guia. Artigo ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022. |
06 |
28/05 (S) 9h-12h30 Sábado |
INDEXÁBADOS: Pessoa convidada 1 (Bruna Cajé): debate sobre indexação em biblioteca universitária: ontem e hoje. Conversa e exercício notado (EN1) |
07 | 31/05 (P) |
O texto jornalístico. Estrutura e representação. |
08 | 04/06 (A) |
Exercícios Notados (EN2) |
09 | 07/06 (P) |
Correção exercícios. O texto científico. Estrutura e representação. |
10 |
11/06 (A) |
Exercícios Notados (EN3) |
11 | 14/06 (P) |
Correção de exercícios. Representação de imagens: método e exercícios |
12 |
21/06 (P) |
Resumo: tipos e técnicas. Exercício. |
13 |
25/06 (S) 9h-12h30 Sábado |
INDEXÁBADOS: Pessoa convidada 2 (Nathália Romeiro) - folksonomia e ativismo digital. Debate com a autora. |
14 |
28/06 (P) |
Resumo: produção de resumo. Exercício notado (EN4) |
15 |
05/07 (S)/(P) |
Cross-Over disciplina CDD (Profa. Rosilene Agapito) :: Atividade avaliativa (AA1) |
16 |
9/07 (S) 9h-12h30 Sábado |
INDEXÁBADOS: Pessoa convidada 3 (Jobson Silva Jr.) - dupla garantia da literatura e do usuário: teoria e práticas |
17 |
12/07 (P) |
Indexação e resumo de ficção. Exercícios Notados (EN5). Correção. |
18 |
19/07 (P) |
Indexação e resumo. Exercícios Notados (EN6). Correção. |
19 |
23/07 (P) |
INDEXÁBADOS: Passeio no Museu. Indexação de objetos e exercício notado (EN7) |
20 |
26/07 (P) |
Revisão geral dirigida |
21 |
30/07 (A) |
Revisão geral individual |
22 |
02/08 (P) |
Prova Oral (PO), balanço e fechamento do semestre |
REPOSITIVA | (tenho certeza que não vai precisar) |
*(P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
Atenção: alguns sábados são assíncronos, mas os 4 INDEXÁBADOS são síncronos. Anotem nas agendas!
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
8. ROTEIRO DAS LEITURAS
AULA | LEITURA |
01 | - |
02 |
Plano de Ensino.
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03 |
Capítulo 1 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª edição. São Paulo: Cortez. 2011. |
04 |
Capítulo 2 (p. 6-23) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
05 |
Capítulo 3 (p. 24-49) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
06 |
Capítulo 4 (p. 50-67) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
07 |
Capítulo 5 (p. 50-67) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
08 |
- |
09 |
Artigo FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. Um modelo de leitura documentária para a indexação de artigos científicos: princípios de elaboração e uso para a formação de indexadores. DatagramaZero (Revista de Ciência da Informação), v. 7, n. 3, jun. 2006. |
10 |
- |
11 |
Artigo SMIT, J. W. A representação da imagem. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, 1996. |
12 |
Capítulo 7 (p. 100-112) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
13 |
Capítulo 7 (p. 139-158) ROMEIRO, Nathália. #Vamosfazerumescandalo: folksonomia e ativismo digital. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2021. |
14 |
Capítulo 8 (p. 113-134) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
15-16 |
- |
17 |
Capítulo 12 (p. 199-213) LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. |
18-22 |
- |
REPO | (tenho certeza que não vai precisar) |
9. AVALIAÇÕES
AVALIAÇÃO | CODIGO | PONTUAÇÃO |
Exercícios Notados |
(EN1-EN7) | 50 (7*7)+1 |
Atividade Avaliativa |
AA | 20 |
Prova Oral |
PO | 20 |
Participação em aula |
PA | 10 |
NOTA FINAL | 100 |
Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
10. BIBLIOGRAFIA
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed., rev. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2013. xii, 115 p. ISBN 9788585637514.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.
MACHADO, Anna Rachel (Coord.). Resumo. 2.ed. São Paulo: Parábola, 2005. 69 p. (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos; 1)
10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. 175 p. (Série ciência da informação e da comunicação).
EVEDOVE, Paula Regina Dal; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. O conhecimento profissional do catalogador de assunto sobre política de indexação em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 2, 2013. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/3865>. Acesso em: 29 maio 2015.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. Um modelo de leitura documentária para a indexação de artigos científicos: princípios de elaboração e uso para a formação de indexadores. DatagramaZero (Revista de Ciência da Informação), v. 7, n. 3, jun. 2006.
LIMA, V.M.A. A informação documentária: codificação e decodificação. Transinformação, Campinas, v.19, n.2, maio/ago 2007. Disponível em: < http://revistas.puccampinas.edu.br/transinfo/include/getdoc.php?id=491&article=169&mode=pdf >. Acesso em: 29 maio 2015.
10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 51ª edição. São Paulo: Cortez. 2011.
OS CAÇA-FANTASMAS. Direção: Ivan Reitman. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1984. 107 minutos. Cor. Disponível em: Google Play (streaming).
ROMEIRO, Nathália. #Vamosfazerumescandalo: folksonomia e ativismo digital. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2021. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_c15126eb35f644c2ac309e9cf4a08477.pdf Acesso: 04 de abril de 2022.
SMIT, J. W. A representação da imagem. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/40989. Acesso em: 04 abr. 2022.
APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
1. Exercícios notados
Os exercícios notados são a forma de desenvolver e praticar as capacidades de indexação e de redação de resumos das pessoas bibliotecárias. Somente a prática pode nos ajudar a realizar uma tarefa tão complexa quanto a de representar a informação.
—> Os exercícios notados valem 7 pontos cada. Três (3) serão atribuídos automaticamente mediante a entrega do exercício completo. Outros quatro (4) dependerão da correção.
—> Os exercícios entregues fora do prazo só valerão metade dos pontos.
—> Um ponto será adicionado à nota final de quem entregar todos os 7 exercícios no prazo.
—> As instruções e os prazos serão informados junto com o Plano de Ensino, no segundo encontro da disciplina.
2. Atividade Avaliativa (AA)
A atividade avaliativa será realizada em conjunto com a disciplina de Representação Descritiva (CDD) da professora Rosilene Agapito. As instruções serão transmitidas no segundo encontro da disciplina.
3. Prova Oral
A última avaliação da turma será uma prova oral. Os pontos serão informados no segundo encontro da disciplina.
—> Os pontos serão sorteados na hora, cada pessoa terá cinco (5) minutos para fazer sua exposição.
—> Haverá uma aula dedicada a tirar dúvidas em preparação da prova oral. Estudem antes da aula de revisão.
4. Participação em aula
A participação em aula é uma forma de aprender interagindo com os conteúdos. Além disso, uma dúvida ou comentário pode ajudar outras pessoas da turma a entenderem melhor o que está sendo discutido.
5. Avaliação repositiva
O discente que obtiver nota final superior a três (3,0) e inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.
Documento assinado eletronicamente por ANDREA DOYLE LOUZADA DE MATTOS DODEBEI AYMONIN, Docente, em 16/04/2022, às 13:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0926966 |