Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: DEP00169 :: Representação temática da informação: indexação e resumo

PROFESSORA: Andréa Doyle

CARGA HORÁRIA: 80 hs/a – 4 Créditos

PERÍODO: 3º (de 26/04 a 02/08/2022– 3ª feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h00h

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO (PRESENCIAL E REMOTO)

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DA PROFESSORA: andrea.doyle@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA:

E-MAIL DO MONITOR:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Terça-feira / Das 17h às 19h / SALA XX

OBSERVAÇÕES:

 

 

1. EMENTA:

Indexação: principais conceitos e procedimentos. Estudo de teorias de leitura e  tipologia de textos. Condensação de textos. Produção de resumos documentários.  Indexação pré-coordenada e pós-coordenada.

 

 

2. OBJETIVOS:

 

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Rodadas de apresentação: Pessoas, Premissas e Plano de Ensino
  2. O que significa representar
  3. Indexação e resumos: bases e exercícios
  4. Pré-coordenado x pós-coordenado
  5. O texto jornalístico
  6. O texto científico
  7. Representação de imagens
  8. Folksonomia
  9. Resumos
  10. Representação de obras de ficção
  11. Representação de objetos

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA DIA* TEMA
01 26/04 (P)

Semana de recepção discente

02

03/05 (P)

Apresentação da disciplina: Rodada de apresentação, conhecimentos prévios, programa, avaliação, grupo de leitura.

03 10/05 (P)

Representar: conceito e formas. A importância do ato de ler.

04

14/05 (A) Sábado

Leitura Cap2 Lancaster + resposta das perguntas-guia

05 17/05 (P)

CTS, CI e Estudos de Gênero: ler o texto e responder as perguntas-guia.

Artigo

ROMEIRO, N. L.; SILVA, F. C. G. A educação continuada e o protagonismo da mulher na biblioteconomia: relato de experiência da oficina "mulheres na ciência da informação e biblioteconomia". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 112-130, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127516. Acesso em: 04 abr. 2022.

06

28/05 (S)

9h-12h30

Sábado

INDEXÁBADOS: Pessoa convidada 1 (Bruna Cajé): debate sobre indexação em biblioteca universitária: ontem e hoje. Conversa e exercício notado (EN1)

07 31/05 (P)

O texto jornalístico. Estrutura e representação.

08 04/06 (A)

Exercícios Notados (EN2)

09 07/06 (P)

Correção exercícios. O texto científico. Estrutura e representação.

10

11/06 (A)

Exercícios Notados (EN3)

11 14/06 (P)

Correção de exercícios. Representação de imagens: método e exercícios

12

21/06 (P)

Resumo: tipos e técnicas. Exercício.

13

25/06 (S)

9h-12h30 Sábado

INDEXÁBADOS: Pessoa convidada 2 (Nathália Romeiro) - folksonomia e ativismo digital. Debate com a autora.

14

28/06 (P)

Resumo: produção de resumo. Exercício notado (EN4)

15

05/07 (S)/(P)

Cross-Over disciplina CDD (Profa. Rosilene Agapito) :: Atividade avaliativa (AA1)

16

9/07 (S)

9h-12h30

Sábado

INDEXÁBADOS: Pessoa convidada 3 (Jobson Silva Jr.) - dupla garantia da literatura e do usuário: teoria e práticas

17

12/07 (P)

Indexação e resumo de ficção. Exercícios Notados (EN5). Correção.

18

19/07 (P)

Indexação e resumo. Exercícios Notados (EN6). Correção.

19

23/07 (P)

INDEXÁBADOS: Passeio no Museu. Indexação de objetos e exercício notado (EN7)

20

26/07 (P)

Revisão geral dirigida

21

30/07 (A)

Revisão geral individual

22

02/08 (P)

Prova Oral (PO), balanço e fechamento do semestre

  REPOSITIVA  (tenho certeza que não vai precisar)

 

*(P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

Atenção: alguns sábados são assíncronos, mas os 4 INDEXÁBADOS são síncronos. Anotem nas agendas!

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

AULA LEITURA
01  - 
02

Plano de Ensino.

 

03

Capítulo 1

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª edição. São Paulo: Cortez. 2011.

04

Capítulo 2 (p. 6-23)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

05

Capítulo 3 (p. 24-49)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

06

Capítulo 4 (p. 50-67)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

07

Capítulo 5 (p. 50-67)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

08

-

09

Artigo

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. Um modelo de leitura  documentária para a indexação de artigos científicos: princípios de elaboração e  uso para a formação de indexadores. DatagramaZero (Revista de Ciência da  Informação), v. 7, n. 3, jun. 2006. 

10

 - 

11

Artigo

SMIT, J. W. A representação da imagem. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, 1996.

12

Capítulo 7 (p. 100-112)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

13

Capítulo 7 (p. 139-158)

ROMEIRO, Nathália. #Vamosfazerumescandalo: folksonomia e ativismo digital. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2021.

14

Capítulo 8 (p. 113-134)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

15-16

 - 

17

Capítulo 12 (p. 199-213)

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p.

18-22

 - 

REPO   (tenho certeza que não vai precisar)

9. AVALIAÇÕES

AVALIAÇÃO CODIGO PONTUAÇÃO

Exercícios Notados

(EN1-EN7) 50  (7*7)+1

Atividade Avaliativa

AA 20

Prova Oral

PO 20

Participação em aula

PA 10
NOTA FINAL   100

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de  assunto: teoria e prática. 2. ed., rev. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2013. xii,  115 p. ISBN 9788585637514. 

 

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. xviii, 452 p. 

 

MACHADO, Anna Rachel (Coord.). Resumo. 2.ed. São Paulo: Parábola, 2005. 69  p. (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos; 1)

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e  recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. 175 p. (Série ciência da  informação e da comunicação). 

 

EVEDOVE, Paula Regina Dal; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. O conhecimento  profissional do catalogador de assunto sobre política de indexação em bibliotecas  universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação,  Campinas, v. 11, n. 2, 2013. Disponível em: <  http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/3865>. Acesso em: 29 maio 2015. 

 

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. Um modelo de leitura  documentária para a indexação de artigos científicos: princípios de elaboração e  uso para a formação de indexadores. DatagramaZero (Revista de Ciência da  Informação), v. 7, n. 3, jun. 2006. 

 

LIMA, V.M.A. A informação documentária: codificação e decodificação.  Transinformação, Campinas, v.19, n.2, maio/ago 2007. Disponível em: <  http://revistas.puccampinas.edu.br/transinfo/include/getdoc.php?id=491&article=169&mode=pdf >. Acesso em: 29 maio 2015.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 51ª edição. São Paulo: Cortez. 2011.

 

OS CAÇA-FANTASMAS. Direção: Ivan Reitman. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1984. 107 minutos. Cor. Disponível em: Google Play (streaming).

 

ROMEIRO, Nathália. #Vamosfazerumescandalo: folksonomia e ativismo digital. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2021. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_c15126eb35f644c2ac309e9cf4a08477.pdf Acesso: 04 de abril de 2022.

 

SMIT, J. W. A representação da imagem. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/40989. Acesso em: 04 abr. 2022.

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

 

1. Exercícios notados

 

Os exercícios notados são a forma de desenvolver e praticar as capacidades de indexação e de redação de resumos das pessoas bibliotecárias. Somente a prática pode nos ajudar a realizar uma tarefa tão complexa quanto a de representar a informação.

 

—> Os exercícios notados valem 7 pontos cada. Três (3) serão atribuídos automaticamente mediante a entrega do exercício completo. Outros quatro (4) dependerão da correção.

—> Os exercícios entregues fora do prazo só valerão metade dos pontos.

—> Um ponto será adicionado à nota final de quem entregar todos os 7 exercícios no prazo.

—> As instruções e os prazos serão informados junto com o Plano de Ensino, no segundo encontro da disciplina.

 

2. Atividade Avaliativa (AA)

 

A atividade avaliativa será realizada em conjunto com a disciplina de Representação Descritiva (CDD) da professora Rosilene Agapito. As instruções serão transmitidas no segundo encontro da disciplina.

 

3. Prova Oral

 

A última avaliação da turma será uma prova oral. Os pontos serão informados no segundo encontro da disciplina.

—> Os pontos serão sorteados na hora, cada pessoa terá cinco (5) minutos para fazer sua exposição.

—> Haverá uma aula dedicada a tirar dúvidas em preparação da prova oral. Estudem antes da aula de revisão.

 

4. Participação em aula

A participação em aula é uma forma de aprender interagindo com os conteúdos. Além disso, uma dúvida ou comentário pode ajudar outras pessoas da turma a entenderem melhor o que está sendo discutido.

 

5. Avaliação repositiva

 

O discente que obtiver nota final superior a três (3,0) e inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.


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Documento assinado eletronicamente por ANDREA DOYLE LOUZADA DE MATTOS DODEBEI AYMONIN, Docente, em 16/04/2022, às 13:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926966