Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: DISCURSO E LEITURA DE IMAGENS

PROFESSORA: Me Andréa Aparecida Cattaneo de Melo                 

CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula – 2 créditos

PERÍODO: OPTATIVA (de 28/04/2022 a 04/08/2022 – 5ª feira)

HORÁRIO: 19h00 às 20h40

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: cattaneo.andrea@unir.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Terça-feira / 17h-19h

OBSERVAÇÕES:

1. EMENTA:

A história das imagens. Imagem e História. Texto e linguagem. A imagem fixa e em movimento. Os estudos da linguagem e a análise de imagem. Imagem e Discurso. Reflexões sobre a leitura e análise de imagens.

2. OBJETIVOS:

Geral:

Compreender o potencial informacional das imagens em movimento, refletindo sobre as relações entre linguagens verbal e visual.

Específicos:

- Refletir sobre a importância da imagem;

- Observar os detalhes imagéticos desde a recepção – primeira visão que se tem da imagem – à tradução de significados do visual para o verbal (do imagético ao escrito);

- Praticar o processo de leitura de imagens figurativas, de modo a explorar os elementos de produção de sentidos e significados.

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. A história das imagens

1.1 Das pinturas rupestres a fotografia

1.2 O cinema dos irmãos Lumiére e a “a chegada do trem na estação”

1.3 A televisão enquanto “testemunha ocular da história”

2. A história em imagens

2.1 Fotografia

2.2 Cinema

2.3 Televisão

3. A linguagem na construção audiovisual

3.1 Informações básicas: Movimentos de câmera, planos, composição de cena, transições entre cenas

3.2 Fotografia – Estética da criação

3.3 Cinema – Do formalismo ao documentário

4. Imagem e Discurso: Reflexões sobre leitura e análise

4.1 Informação, subjetividade e construção da realidade

4.2 Fotografia

4.2.1 Registro jornalístico, impacto social, transformação

4.3 Filme

4.3.1 Protagonismo, desigualdade social e violência

4.4 Documentário

4.4.1 Sociedade, violência e consumo

4.5 Televisão

4.5.1 Sensacionalismo, violência e impacto social

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

AULA

DIA*

TEMA

1

28/04 (P)

Apresentação da disciplina

1. A história das imagens

1.1 Das pinturas rupestres a fotografia

2

05/05 (P)

1.2 O cinema dos irmãos Lumiére e a “A chegada do trem na estação”

1.3 A televisão enquanto “testemunha ocular da história”

3

07/05 (A)

Leitura dirigida

4

12/05 (P)

2. A história em imagens (fotos históricas, imagens em movimento – tv e cinema)

2.1 Fotografia

2.2 Cinema

2.3 Televisão

5

14/05 (E)

Atividade relacionada ao Módulo 2

6

19/05 (P)

3. A linguagem na construção audiovisual

3.1 Básico: Movimentos de câmera, planos, composição de cena, transições entre cenas

3.2 Fotografia – Estética da criação

3.3 Cinema – Do formalismo ao documentário

7

21/05 (A)

Atividade relacionada ao Módulo 3

8

24/05 (A)

Leitura dirigida

9

26/05 (P)

4. Imagem e Discurso: Reflexões sobre leitura e análise

4.1 Informação, subjetividade e construção da realidade

4.2 Fotografia

4.2.1 Registro jornalístico, impacto social, transformação  

10

28/05 (A)

Atividade relacionada ao Módulo 4

11

02/06 (P)

4.3 Filme

4.3.1 Protagonismo, desigualdade social e violência

12

09/06 (P)

 

4.3 Filme

4.3.1 Protagonismo, desigualdade social e violência

13

11/06 (A)

Atividade relacionada ao Módulo 4.3

14

16/06 (P)

4.4 Documentário

4.4.1 Sociedade, violência e consumo

15

23/06 (P)

4.4 Documentário

4.4.1 Sociedade, violência e consumo

16

26/06 (A)

Atividade relacionada ao Módulo 4.4

17

30/06 (P)

4.5 Televisão

4.5.1 Sensacionalismo, violência e impacto social

18

07/07 (P)

4.5 Televisão

4.5.1 Sensacionalismo, violência e impacto social

19

09/07 (A)

Atividade relacionada ao Módulo 4

20

14/07 (P)

Palestra com diretor de fotografia, roteirista ou cineasta

21

21/07 (P)

Avaliação 1 – escrita

22

23/07 (E)

Finalização do trabalho de análise de produto audiovisual

23

28/07 (P)

Avaliação 2 – Apresentação de trabalho individual

24

04/08 (P)

Devolutiva e avaliação do semestre

-

REPOSITIVA

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

AULA

BIBLIOGRAFIA

1

GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 7. ed. 2002.

2

GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004.

3

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: EDUSC, 2004.

4

SOUSA, L. M. A.; FUJITA, M. S. L.; GRACIOSO, L. S. (org). A Imagem em Ciência da Informação – reflexões teóricas e experiências práticas. Editora Cultura Acadêmica: Marília, 2014.

5

SOUZA, T. C. C. A análise do não-verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. Rua, Campinas, 7:65-94, 2001.

SECCATTO, A. C.; NUNES, F. G. A educação pelas imagens: diálogos sobre as potencialidades da linguagem fotográfica. Espaço Plural, Ano XVI, no. 32, 1º. semestre de 2015, p. 68-99.

6

MEDEIROS, C. S. A materialidade da imagem e a ideologia no discurso da mídia do espetáculo. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, 2021.

FARIA JR., V. C. M.; COUTINHO, D. F.; QURESMA, K. M. V.; SILVA, R. S.; FIGUEIREDO JR., P. M. História mundial do videoclipe e suas características de linguagem: Análise do vídeo Afterglow em alegoria às demais produções contemporâneas. Fortaleza: Intercom, 2017.

SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfred. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

7

LUSTOSA, S. C. Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica. Vol. 07, no. 01, 2016.

8

SOARES, N.; FERREIRA, G. M. Discurso e imagem: possibilidades metodológicas  para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, no. 39, maio/ago. 2017.

9

SOARES, N.; FERREIRA, G. M. Discurso e imagem: possibilidades metodológicas  para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, no. 39, maio/ago. 2017.

10

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a reprodução de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, n. 11, p. 11-25, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/117/118>. Acesso: 01/04/2022.

11

MARTINS C. J. Discurso e imagem: leitura o texto cinematográfico.

12

MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015.

13

MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015.

14

MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015.

15

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4ª ed. São Paulo: Senac, 2005.

16

GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004.

17

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

18

-

19

-

20

-

21

-

22

-

23

24

-

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

9. AVALIAÇÕES

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Avaliação escrita

(AE)

100

Trabalho Individual

(TI)

100

 

 

 

 

 

 

NOTA FINAL (somar e dividir por 2)

 

100

 

10. BIBLIOGRAFIA

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: EDUSC, 2004.

SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfred. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 7. ed. 2002.

BEIVIDAS, Waldir. Semióticas sincréticas (o cinema): posições. Edições on-line, julho de 2006. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica//downloads/beividas_semioticassincreticas.pdf>. Acesso em: 21 de nov. 2011.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a reprodução de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, n. 11, p. 11-25, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/117/118>. Acesso: 18 nov. 2011.

SIGNORI, M. B. D. A imagem no sincretismo cinematográfico: um estudo de Noiva Cadáver. In GASPAR, N. R.; ROMÃO, L. (Org). Leitura de Imagens. São Carlos: DCI, 2012.

 Disponível em: http://jornadaadci.ufscar.br/pdfs/ebook/2.pdf. Acesso em: 13 de março 2015.

SOUSA, J. P. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Portugal: Porto Editora Ltda., 2002. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2011.

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FARIA JR., V. C. M.; COUTINHO, D. F.; QUARESMA, K. M. V.; SILVA, R. S.; FIGUEIREDO JR., P. M. História mundial do videoclipe e suas características de linguagem: Análise do vídeo Afterglow em alegoria às demais produções contemporâneas. Fortaleza: Intercom,  2017.

GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004.

GUEDES, F.; NICOLAU, M. Narrativas interativas de videoclipes na internet: reconfiguração de um gênero televisivo. Natal: Intercom, 2015.

LUSTOSA, S. C. Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica. Vol. 07, no. 01, 2016.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4ª ed. São Paulo: Senac, 2005.

MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015.

MARTINS C. J. Discurso e imagem: leitura o texto cinematográfico.

MEDEIROS, C. S. A materialidade da imagem e a ideologia no discurso da mídia do espetáculo. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, 2021.

SOARES, N.; FERREIRA, G. M. Discurso e imagem: possibilidades metodológicas  para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, no. 39, maio/ago. 2017.

SECCATTO, A. C.; NUNES, F. G. A educação pelas imagens: diálogos sobre as potencialidades da linguagem fotográfica. Espaço Plural, Ano XVI, no. 32, 1º. semestre de 2015, p. 68-99.

SOARES, T. Videoclipe – o elogio da desarmonia. Recife: 2004.

SOUSA, L. M. A.; FUJITA, M. S. L.; GRACIOSO, L. S. (org). A Imagem em Ciência da Informação – reflexões teóricas e experiências práticas. Editora Cultura Acadêmica: Marília, 2014.

SOUZA, T. C. C. A análise do não-verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. Rua, Campinas, 7:65-94, 2001.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ANDREA APARECIDA CATTANEO DE MELO, Docente, em 18/04/2022, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0926975 e o código CRC 88A360F1.




Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926975