MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: DISCURSO E LEITURA DE IMAGENS
PROFESSORA: Me Andréa Aparecida Cattaneo de Melo
CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula – 2 créditos
PERÍODO: OPTATIVA (de 28/04/2022 a 04/08/2022 – 5ª feira)
HORÁRIO: 19h00 às 20h40
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
E-MAIL DO PROFESSOR: cattaneo.andrea@unir.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Terça-feira / 17h-19h
OBSERVAÇÕES:
A história das imagens. Imagem e História. Texto e linguagem. A imagem fixa e em movimento. Os estudos da linguagem e a análise de imagem. Imagem e Discurso. Reflexões sobre a leitura e análise de imagens.
Geral:
Compreender o potencial informacional das imagens em movimento, refletindo sobre as relações entre linguagens verbal e visual.
Específicos:
- Refletir sobre a importância da imagem;
- Observar os detalhes imagéticos desde a recepção – primeira visão que se tem da imagem – à tradução de significados do visual para o verbal (do imagético ao escrito);
- Praticar o processo de leitura de imagens figurativas, de modo a explorar os elementos de produção de sentidos e significados.
1. A história das imagens
1.1 Das pinturas rupestres a fotografia
1.2 O cinema dos irmãos Lumiére e a “a chegada do trem na estação”
1.3 A televisão enquanto “testemunha ocular da história”
2. A história em imagens
2.1 Fotografia
2.2 Cinema
2.3 Televisão
3. A linguagem na construção audiovisual
3.1 Informações básicas: Movimentos de câmera, planos, composição de cena, transições entre cenas
3.2 Fotografia – Estética da criação
3.3 Cinema – Do formalismo ao documentário
4. Imagem e Discurso: Reflexões sobre leitura e análise
4.1 Informação, subjetividade e construção da realidade
4.2 Fotografia
4.2.1 Registro jornalístico, impacto social, transformação
4.3 Filme
4.3.1 Protagonismo, desigualdade social e violência
4.4 Documentário
4.4.1 Sociedade, violência e consumo
4.5 Televisão
4.5.1 Sensacionalismo, violência e impacto social
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
28/04 (P) |
Apresentação da disciplina 1. A história das imagens 1.1 Das pinturas rupestres a fotografia |
2 |
05/05 (P) |
1.2 O cinema dos irmãos Lumiére e a “A chegada do trem na estação” 1.3 A televisão enquanto “testemunha ocular da história” |
3 |
07/05 (A) |
Leitura dirigida |
4 |
12/05 (P) |
2. A história em imagens (fotos históricas, imagens em movimento – tv e cinema) 2.1 Fotografia 2.2 Cinema 2.3 Televisão |
5 |
14/05 (E) |
Atividade relacionada ao Módulo 2 |
6 |
19/05 (P) |
3. A linguagem na construção audiovisual 3.1 Básico: Movimentos de câmera, planos, composição de cena, transições entre cenas 3.2 Fotografia – Estética da criação 3.3 Cinema – Do formalismo ao documentário |
7 |
21/05 (A) |
Atividade relacionada ao Módulo 3 |
8 |
24/05 (A) |
Leitura dirigida |
9 |
26/05 (P) |
4. Imagem e Discurso: Reflexões sobre leitura e análise 4.1 Informação, subjetividade e construção da realidade 4.2 Fotografia 4.2.1 Registro jornalístico, impacto social, transformação |
10 |
28/05 (A) |
Atividade relacionada ao Módulo 4 |
11 |
02/06 (P) |
4.3 Filme 4.3.1 Protagonismo, desigualdade social e violência |
12 |
09/06 (P)
|
4.3 Filme 4.3.1 Protagonismo, desigualdade social e violência |
13 |
11/06 (A) |
Atividade relacionada ao Módulo 4.3 |
14 |
16/06 (P) |
4.4 Documentário 4.4.1 Sociedade, violência e consumo |
15 |
23/06 (P) |
4.4 Documentário 4.4.1 Sociedade, violência e consumo |
16 |
26/06 (A) |
Atividade relacionada ao Módulo 4.4 |
17 |
30/06 (P) |
4.5 Televisão 4.5.1 Sensacionalismo, violência e impacto social |
18 |
07/07 (P) |
4.5 Televisão 4.5.1 Sensacionalismo, violência e impacto social |
19 |
09/07 (A) |
Atividade relacionada ao Módulo 4 |
20 |
14/07 (P) |
Palestra com diretor de fotografia, roteirista ou cineasta |
21 |
21/07 (P) |
Avaliação 1 – escrita |
22 |
23/07 (E) |
Finalização do trabalho de análise de produto audiovisual |
23 |
28/07 (P) |
Avaliação 2 – Apresentação de trabalho individual |
24 |
04/08 (P) |
Devolutiva e avaliação do semestre |
- |
REPOSITIVA |
|
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
AULA |
BIBLIOGRAFIA |
1 |
GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004. AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 7. ed. 2002. |
2 |
GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004. |
3 |
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: EDUSC, 2004. |
4 |
|
5 |
SECCATTO, A. C.; NUNES, F. G. A educação pelas imagens: diálogos sobre as potencialidades da linguagem fotográfica. Espaço Plural, Ano XVI, no. 32, 1º. semestre de 2015, p. 68-99. |
6 |
FARIA JR., V. C. M.; COUTINHO, D. F.; QURESMA, K. M. V.; SILVA, R. S.; FIGUEIREDO JR., P. M. História mundial do videoclipe e suas características de linguagem: Análise do vídeo Afterglow em alegoria às demais produções contemporâneas. Fortaleza: Intercom, 2017. SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfred. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005. |
7 |
|
8 |
|
9 |
SOARES, N.; FERREIRA, G. M. Discurso e imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, no. 39, maio/ago. 2017. |
10 |
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a reprodução de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, n. 11, p. 11-25, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/117/118>. Acesso: 01/04/2022. |
11 |
MARTINS C. J. Discurso e imagem: leitura o texto cinematográfico. |
12 |
|
13 |
MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015. |
14 |
MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015. |
15 |
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4ª ed. São Paulo: Senac, 2005. |
16 |
GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004. |
17 |
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. |
18 |
- |
19 |
- |
20 |
- |
21 |
- |
22 |
- |
23 24 |
-
|
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
Avaliação escrita |
(AE) |
100 |
Trabalho Individual |
(TI) |
100 |
|
|
|
|
|
|
NOTA FINAL (somar e dividir por 2) |
|
100 |
10. BIBLIOGRAFIA
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: EDUSC, 2004.
SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfred. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 7. ed. 2002.
BEIVIDAS, Waldir. Semióticas sincréticas (o cinema): posições. Edições on-line, julho de 2006. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica//downloads/beividas_semioticassincreticas.pdf>. Acesso em: 21 de nov. 2011.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a reprodução de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, n. 11, p. 11-25, nov. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/117/118>. Acesso: 18 nov. 2011.
SIGNORI, M. B. D. A imagem no sincretismo cinematográfico: um estudo de Noiva Cadáver. In GASPAR, N. R.; ROMÃO, L. (Org). Leitura de Imagens. São Carlos: DCI, 2012.
Disponível em: http://jornadaadci.ufscar.br/pdfs/ebook/2.pdf. Acesso em: 13 de março 2015.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Portugal: Porto Editora Ltda., 2002. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2011.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
FARIA JR., V. C. M.; COUTINHO, D. F.; QUARESMA, K. M. V.; SILVA, R. S.; FIGUEIREDO JR., P. M. História mundial do videoclipe e suas características de linguagem: Análise do vídeo Afterglow em alegoria às demais produções contemporâneas. Fortaleza: Intercom, 2017.
GONTIJO, Silvana. O Livro de Ouro da Comunicação. RJ: Ediouro, 2004.
GUEDES, F.; NICOLAU, M. Narrativas interativas de videoclipes na internet: reconfiguração de um gênero televisivo. Natal: Intercom, 2015.
LUSTOSA, S. C. Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica. Vol. 07, no. 01, 2016.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4ª ed. São Paulo: Senac, 2005.
MAIA, G.; SERAFIM, J. F. (org). Ouvir o documentário – vozes, música, ruídos. Salvador: Edufba, 2015.
MARTINS C. J. Discurso e imagem: leitura o texto cinematográfico.
MEDEIROS, C. S. A materialidade da imagem e a ideologia no discurso da mídia do espetáculo. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, 2021.
SOARES, N.; FERREIRA, G. M. Discurso e imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, no. 39, maio/ago. 2017.
SECCATTO, A. C.; NUNES, F. G. A educação pelas imagens: diálogos sobre as potencialidades da linguagem fotográfica. Espaço Plural, Ano XVI, no. 32, 1º. semestre de 2015, p. 68-99.
SOARES, T. Videoclipe – o elogio da desarmonia. Recife: 2004.
SOUSA, L. M. A.; FUJITA, M. S. L.; GRACIOSO, L. S. (org). A Imagem em Ciência da Informação – reflexões teóricas e experiências práticas. Editora Cultura Acadêmica: Marília, 2014.
SOUZA, T. C. C. A análise do não-verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. Rua, Campinas, 7:65-94, 2001.
Documento assinado eletronicamente por ANDREA APARECIDA CATTANEO DE MELO, Docente, em 18/04/2022, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0926975 e o código CRC 88A360F1. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0926975 |