Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: DEP00166 – Estudos de comunidade e usuários – PPC 2018

PROFESSOR: Djuli Machado de Lucca, profa. Dra.

CARGA HORÁRIA: 80 hs/r, 96h/a.

PERÍODO: 4º (de 28/04/2022 a 04/08/2022 – 5ª feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h00h

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”. A quantidade de atividades presenciais e híbridas obedecerá ao disposto naquela Resolução, de acordo com o estágio de recrudescimento da pandemia no município e das recomendações epidemiológicas e sanitárias, de acordo com o Art. 1º do documento. A definição do regime remoto ou presencial acontecerá de acordo com a situação epidemiológica do município.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: djuli@unir.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Sextas-feiras – 14:30h às 18:30h – Sala dos professores/grupos de pesquisa do DACI

OBSERVAÇÕES:

 

1. EMENTA:

Concepções históricas de usuário da informação. A função do bibliotecário junto ao usuário da informação. Tipos de estudo em relação ao usuário (Estudo de uso, de usuário, de comunidade e de demanda). Principais teorias e metodologias de estudos de usuários e comunidade usuária, físicos e virtuais. Necessidades e demandas de informação. Comportamento e atitudes de busca e uso de informação. Competência informacional. Educação de usuários.

 

2. OBJETIVOS:

  1. Apresentar metodologias e técnicas para elaboração de programas de treinamento de usuários para o uso de bibliotecas, de fontes de informação e para normalização do trabalho intelectual.

  2. Fundamentar a necessidade dos estudos de usuários e comunidades como objeto do planejamento e gestão da informação.

  3. Caracterizar os tipos de usuários e os tipos de comunidades de informação.

  4. Aplicar os procedimentos metodológicos abordados na disciplina para a realização de estudos de usuários.

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Usuários da Informação. Evolução histórica da figura do usuário na Biblioteconomia. Rotinas de bibliotecas relacionadas ao usuário: em foco, os estudos de usuários e a educação de usuários. Necessidade, desejo, demanda e uso da informação. Tipologias de usuários da informação. Estudos de usuários: história, conceitos e definições, características, tipologias, funções. Abordagens para estudos de usuários: tradicional, alternativa e sociocultural. Diferenças entre estudos de usuários, de usos, de necessidades e de práticas informacionais. Metodologias para estudos de usuários. Comportamento informacional: modelos de necessidades, busca e uso da informação. Educação de usuários. Competência em Informação.

 

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1

28/04

Aula inaugural – apresentação da disciplina, do plano de ensino e dos procedimentos de avaliação. Usuários da Informação. Evolução histórica da figura do usuário na Biblioteconomia.

2

05/05

Rotinas de bibliotecas relacionadas ao usuário: em foco, os estudos de usuários e a educação de usuários. Necessidade, desejo, demanda e uso da informação.

3

12/05

Tipologias de usuários da informação. Estudos de usuários: história, conceitos e definições, características, tipologias, funções.

4

19/05

Abordagens para estudos de usuários: tradicional, alternativa e sociocultural. Diferenças entre estudos de usuários, de usos, de necessidades e de práticas informacionais

5

26/05

Metodologias para estudos de usuários.

6

28/05

Aula assíncrona – elaboração do ensaio crítico 01 e entrega no Ambiente Virtual de Aprendizagem

7

02/06

Comportamento informacional: modelos de necessidades, busca e uso da informação.

8

04/06

Atividade assíncrona: preparação do material de apoio para a avaliação 01 (Mapa Mental)

9

09/06

Avaliação 01

10

16/06

Metodologias para estudos de usuários – Palestra com Alejandro Campos Pinheiro, bibliotecário da Universidade Federal de Viçosa

11

 

Aula assíncrona: Elaboração e entrega do relatório da Palestra da Christiane Coelho

12

23/06

Metodologias de estudos de usuários – Design Thinking – Palestra com Christiane Coelho, Bibliotecária da Biblioteca da Câmara dos Deputados

13

25/06

Aula assíncrona: Elaboração e entrega do relatório da Palestra da Christiane Coelho

14

30/06

Comportamento informacional: modelos de necessidades, busca e uso da informação. Atividade sobre modelos (em duplas)

15

07/07

Educação de usuários. Competência em Informação.

 

16

07/07

Atividade assíncrona: realização da atividade sobre competência em informação e educação de usuários.

17

14/07

Educação de usuários. Competência em Informação. Elaboração da dinâmica.

18

14/07

Aula assíncrona – elaboração do trabalho final

19

21/07

Reunião de orientação com a professora – por grupos

20

23/07

Aula assíncrona – elaboração e entrega do trabalho final no ambiente virtual de aprendizagem

21

28/07

Apresentação dos trabalhos finais – Projeto de Estudos de Usuários

22

04/08

Finalização da disciplina – notas e feedback

-

11/08

REPOSITIVA

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. AVALIAÇÕES

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Participação (apresentação do texto, realização das atividades e dinâmicas, relatórios das palestras)

-

Peso 1

Ensaio crítico 01

-

Peso 2

Avaliação 01

-

Peso 3

Trabalho Final

-

Peso 4

NOTA FINAL

-

10

 

Participação (Peso 1): Será calculada tendo em vista a realização das atividades no decorrer do semestre: relatórios das palestras, atividades em sala de aula virtual e presencial, apresentação dos textos (sempre no início das aulas). A apresentação dos textos é em duplas.

 

Avaliação 01 (Peso 03): Data: 09/06/2022. Avaliação individual.

Prova escrita (discursiva e objetiva). Será utilizada tendo como material de apoio um mapa mental elaborado pelo próprio aluno, que caiba numa folha A4 (somente frente).

Critérios de avaliação: Objetividade e domínio do tema na elaboração das respostas, uso adequado da língua portuguesa, capacidade de articulação entre os conceitos e coesão e coerência no texto.

 

Ensaio crítico 01 (Peso 2): Data de entrega: 28/05/2022. Individual.

Trata-se de um texto que relaciona a literatura publicada com a postura crítica e reflexiva do aluno no que tange à competência em informação. Deve demonstrar a capacidade do aluno de discutir, refletir e relacionar a literatura científica com os conhecimentos já consolidados. Deve haver, necessariamente, uma postura crítica, reflexiva e questionadora do aluno com relação ao conteúdo internalizado. Uma mera contextualização dos textos da literatura não representa, adequadamente, um texto crítico. Caso haja plágio em qualquer fragmento de texto que não tiver a devida citação/menção do autor, será atribuída nota zero – sem chance de reposição.

 

Trabalho final (Peso 4 – 70% para texto e 30% para apresentação): Data de entrega: 23/07/2022. Em duplas ou, no máximo, trios.

 Consiste no desenvolvimento de um projeto de estudo de usuários da informação OU de comunidade, podendo assumir a forma de estudo de uso, de necessidade (viés do comportamento informacional) ou de práticas informacionais.

Template disponível no Google Classroom da turma.

Critérios de avaliação: capacidade de apresentação dos conceitos, de exposição dos argumentos, criatividade na estratégia envolvendo o projeto, uso correto da Língua Portuguesa (gramática), coesão e coerência, padronização conforme normalização vigente.

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

 

9. BIBLIOGRAFIA

 

9.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2012. xv, 312 p. ISBN 9788585637477.

 

GONÇALVES, Ana Lúcia Ferreira. Gestão da informação na perspectiva do usuário: subsídios para uma política em bibliotecas universitárias. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. 156 p. ISBN 9788571933217.

 

SILVA, Helen de Castro (Org.); CONEGLIAN, André Luís Onório (Org.) et al. Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014. 318 p.

 

9.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

AGUILAR, Alejandra. Identidade/diversidade cultural no ciberespaço: práticas informacionais e de inclusão digital nas comunidades indígenas no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa,v. 22, n. 1, p. 121-128, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://Awww.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4808>. Acesso em: 11 fev. 2015.

 

AMARAL. Sueli Angélica do. Estudos de usuários e marketing da informação. Brazilian Journal of Information Science, Marilia, v. 7, n. esp., 2013. Disponível em: <http://www2 marilia unesp.br'revistas/index.php/bjis/article/view/3 |14>. Acesso em: 11 fev. 2015.

 

DIAS. Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.

 

DUARTE. Adriana Bogliolo Sirihal. Mediação da informação e estudos de usuários: interrelações. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto. v. 3, n. 1. p. 70-86, 2012. Disponível em: <http://revistas.ffelrp.usp.br/incid/article/view/94>. Acesso em: 11 fev. 2015.

 

9.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2014. 

 

FIGUEIREDO, Nice. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

 

SANS CASADO, Elias. Manual de estudios de usuarios. Madrid: Piramide, 1994.

 

9.4 TEXTOS PARA APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA

 

ARAÚJO, C. A. A. Estudos de usuários conforme o paradigma social da ciência da informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & Informação, v. 15, n. 2, p. 23-39, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/6485/6995>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Manifestações (e ausências) de pensamento crítico na ciência da informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 2, p. 9-29, jul./dez. 2013.

 

BAPTISTA, S. G. CUNHA, M. B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em ciência da informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

DUARTE, A. B. S. Mediação da informação e estudos de usuários: interrelações. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 70-86, jan./jun. 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42370>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

FIGUEIREDO, Nice. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da Informação, Brasília, V. 12, n. 2, p. 43-57, jul./dez. 1983.

 

GASQUE, K. C. G. D.; COSTA, S. M. S. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 21-32, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n1/v39n1a02.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

NASCIMENTO, M. J.; CRUZ, A.; LUCAS, E. O. Usuário da informação nas revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação: mapeamento da produção científica de 2001 a 2013. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 42, p. 44-62, 2015. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/147/14738258005.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

RABELLO, R. Leituras sobre usuário e uso de informação na ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 18, n. 4, p. 152-184, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v18n4/11.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

SEPÚLVEDA; M. I. M.; ARAÚJO, C. A. A. Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: estudo de campo no sistema de bibliotecas da UFMG. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.17, n.2, p.269-287, jul./dez., 2012. Disponível em: < https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/842/pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

TEXTOS - COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS (módulo 02)

 

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges. Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. Disponível em: < https://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade da informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1704/2109>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 33, n.2, p .112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000200012&lang=pt>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional: bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.3 8, n. 3, p. 130-141, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a09.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.40, n.1, p.99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1918/1397>. Acesso em: 01 jun. 2021.


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Documento assinado eletronicamente por DJULI MACHADO DE LUCCA, Docente, em 05/04/2022, às 00:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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