MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: DEP00246 – Elaboração do TCC (PPC 2008 – última oferta)
PROFESSOR: Djuli Machado de Lucca
CARGA HORÁRIA: 160 h – 192 h/a
PERÍODO: 8º (de 25/04/2022 a 09/08/2022 – 3ª feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h00h
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”. A quantidade de atividades presenciais e híbridas obedecerá ao disposto naquela Resolução, de acordo com o estágio de recrudescimento da pandemia no município e das recomendações epidemiológicas e sanitárias, de acordo com o Art. 1º do documento. A definição do regime remoto ou presencial acontecerá de acordo com a situação epidemiológica do município.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DO PROFESSOR: djuli@unir.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Sextas-feiras – 14:30h às 18:30h – Sala dos professores/grupos de pesquisa do DACI
OBSERVAÇÕES:
Eventualmente poderá ocorrer aulas aos sábados, em função de feriados, reposições e imprevistos, como falta de luz e água no campus ou problemas críticos com o transporte público, etc.
O discente deve observar o “Regulamento do processo de avaliação discente dos cursos de graduação da UNIR” – RESOLUÇÃO Nº 338, DE 14 DE JULHO DE 2021
Esse plano de ensino está em conformidade com o calendário acadêmico 2021.2, regulamentado pela Resolução n. 391, de 25 de fevereiro de 2022.
1.EMENTA:
Elaboração do projeto de pesquisa em uma das duas ênfases oferecidas pelo curso, sob a orientação de um professor (PPC 2008).
2.OBJETIVOS:
Apresentar e defender um relatório de pesquisa perante uma banca de avaliação sob a supervisão do professor da disciplina.
Conhecer as etapas de execução de relatório de pesquisa;
Abordar os métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados na Biblioteconomia e Ciência da Informação e a aplicabilidade em uma pesquisa;
Desenvolver o relatório de pesquisa.
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, usando ou não, de microcomputador, projetor multimídia, lousa e ambiente virtual de aprendizagem – Google Classroom;
Orientações individuais e em grupo com os alunos;
Rodas de conversa e discussão em grupo – presencial ou online.
Orientações individuais;
Leitura em grupo.
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Participação em sala de aula presencial ou virtual, expressando dúvidas e contribuições;
Discussão de textos em sala de aula e fóruns virtuais;
Resolução de questões relacionadas a bibliografia;
Atividades práticas em sala de aula e ambiente virtual.
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Microcomputador;
Projetor multimídia;
Acesso a internet;
Lousa e pincéis coloridos;
Ambiente Virtual (Google Classroom e SIGAA).
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Relatório de pesquisa: estrutura;
Etapas de elaboração de relatório de pesquisa;
Métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados em Biblioteconomia e Ciência da Informação;
Procedimentos para apresentação de relatório de pesquisa científica perante banca de avaliação.
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação da aprendizagem acontecerá durante a banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, em que o aluno terá seu relatório de pesquisa submetido à avaliação pela banca composta por três pesquisadores da área – docentes do departamento ou outros pesquisadores de especialidade reconhecida pelos pares, sob a presidência do professor orientador.
A nota final do aluno será a média aritmética simples das notas estabelecidas pelos três membros da banca examinadora. Peso: 1.
8. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
26/04 |
Apresentação da professora, do plano de ensino e dos procedimentos de avaliação |
2 |
03/05 |
Estrutura do relatório de pesquisa |
3 |
10/05 |
Estrutura do relatório de pesquisa |
4 |
17/05 |
Etapas de elaboração de relatório de pesquisa |
5 |
24/05 |
Etapas de elaboração de relatório de pesquisa |
6 |
31/05 |
Etapas de elaboração de relatório de pesquisa |
7 |
07/06 |
Métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
8 |
14/06 |
Métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
9 |
21/06 |
Métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados em Biblioteconomia e Ciência da Informação |
10 |
28/06 |
Reuniões de orientação individual e em grupos e roda de conversa com os alunos da disciplina sobre o estágio atual do relatório |
11 |
05/07 |
Reuniões de orientação individual e em grupos e roda de conversa com os alunos da disciplina sobre o estágio atual do relatório |
12 |
12/07 |
Reuniões de orientação individual e em grupos e roda de conversa com os alunos da disciplina sobre o estágio atual do relatório |
13 |
19/07 |
Reuniões de orientação individual e em grupos e roda de conversa com os alunos da disciplina sobre o estágio atual do relatório |
14 |
26/07 |
Reuniões de orientação individual e em grupos e roda de conversa com os alunos da disciplina sobre o estágio atual do relatório |
15 |
02/08 |
Banca de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso |
16 |
09/08 |
Banca de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso |
17 |
ASS - |
Elaboração do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso |
18 |
ASS - |
Elaboração do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso |
19 |
ASS - |
Elaboração do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso |
20 |
ASS - |
Elaboração do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso |
21 |
ASS - |
Elaboração do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso |
22 |
ASS - |
Elaboração do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso |
- |
12/08 |
REPOSITIVA |
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
9. BIBLIOGRAFIA
9.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 2. Ed. SP: Brasiliense, 1991. CYRANKA, Lúcia F. de Mendonça e SOUZA, Vânia Pinheiro de. Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos. 2. ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. SP: Atlas, 1996. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa Social e planejamento. 2. Ed. SP.: T. A . Queiroz, 1988. IANNI, Octávio. Os Horizontes do Pensamento. In: A SOCIEDADE GLOBAL. 6. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998, p.p. 165/182.
LAGNEAU, Gérard. A sociologia da publicidade. SP.: Cultrix, 1981.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. SP: Atlas, 1994.
MENDONÇA, Leda Moreira e ALESSANDRO, Walmirton Thadeu D’. Guia para apresentação de trabalhos técnico-científicos na UFG. Goiânia: Cegraf, 1997.
SARMENTO (Org.) Walney Moraes. Problemas de Metodologia nas Ciências Sociais. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3. ed. SP: Editora Autores Associados, 1986.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
9.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Não há.
Documento assinado eletronicamente por DJULI MACHADO DE LUCCA, Docente, em 05/04/2022, às 00:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0926984 e o código CRC 7CDADBEE. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0926984 |