Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: DEP00237 – Formação e Desenvolvimento de Acervo (PPC 2008 – última oferta – ACOMPANHAMENTO ESPECIAL PARA TAINARA PICANÇO)

PROFESSOR: Djuli Machado de Lucca

CARGA HORÁRIA: 80 h – 96 h/a

PERÍODO: 8º (de 25/04/2022 a 09/08/2022 – 3ª feira)

HORÁRIO: NÃO HÁ

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”. A quantidade de atividades presenciais e híbridas obedecerá ao disposto naquela Resolução, de acordo com o estágio de recrudescimento da pandemia no município e das recomendações epidemiológicas e sanitárias, de acordo com o Art. 1º do documento. A definição do regime remoto ou presencial acontecerá de acordo com a situação epidemiológica do município.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: Djuli@unir.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Sextas-feiras – 14:30h às 18:30h – Sala dos professores/grupos de pesquisa do DACI

OBSERVAÇÕES:

 

1.EMENTA:

 

Conceituação e visão geral sobre a situação do desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. A comunidade como fonte principal para o estabelecimento de objetivos. O desenvolvimento de coleções como um processo dinâmico. Estabelecimento de políticas para o desenvolvimento de coleções. Modelos de políticas. A seleção como processo técnico e intelectual. Princípios. Variações por tipo de unidade de informação. Seleção e temas correlatos. Censuras. Direitos autorais. Cooperação interbibliotecárias. Instrumentos auxiliares à seleção. Seleção de materiais não-bibliográficos. Organização do serviço de aquisição. Doação e permuta. Desbastamento. Avaliação de coleções. Preservação e conservação de acervos.

 

2.OBJETIVOS:

 

  1. Conhecer o processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação;

  2. Explorar os processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte;

  3. Compreender elementos que interferem no desenvolvimento de coleções: censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas;

  4. Desenvolver uma política de desenvolvimento de coleções visando a realidade de uma unidade específica de informação.

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. Políticas de desenvolvimento de coleções.

 

7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Avaliação 01 – Individual e escrita – Peso 1

Avaliação 02 – Individual e escrita – Peso 1

Elaboração dos exercícios, estudos dirigidos, mapas mentais e conceituais – Peso 1 para o conjunto.

 

8. CRONOGRAMA DAS AULAS

AULA

DIA*

TEMA

1

 

O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação.

2

 

O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação.

3

 

O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação.

4

 

O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação.

5

 

O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação.

6

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

7

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

8

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

9

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

10

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

11

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

12

 

Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte.

13

 

Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas.

14

 

Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas.

15

 

Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas.

16

 

Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas.

17

 

Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas.

18

 

Políticas de desenvolvimento de coleções.

19

 

Políticas de desenvolvimento de coleções.

20

 

Políticas de desenvolvimento de coleções.

21

 

Políticas de desenvolvimento de coleções.

22

 

Finalização da disciplina

-

12/08

REPOSITIVA

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

9. BIBLIOGRAFIA

 

9.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ADORNO, Theodor W. Caprichos bibliográficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1991.

 

_________. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

 

CASTRO, Maria das Graças Monteiro. A indústria cultural e a produção do livro infantil. Inter-Ação, Goiás, v. 27, n. 1, p.115-130, jan./jun. 2002.

 

EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2002.

 

LAJOLO, Marisa. Circulação e consumo do livro infantil brasileiro: um percurso de mercado. In: KHEDÉ, Sônia Salomão (org). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação. Petrópolis: Vozes, 1994.

 

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. São Paulo: Papirus, 1986.

 

__________. De olhos abertos. São Paulo : Ática, 1991.

 

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo : Pollis, 1989.

 

__________. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.

 

9.2 LEITURAS SUGERIDAS

 

CORREA, E. C. D. Gestão de estoques de informação: novos termos e novas posturas para um novo contexto. São Paulo: FEBAB, 2017.

 

MIRANDA, A. C. C. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Informação & Sociedade: estudos, v. 17, n. 1, p. 87-94, 2007.

 

WEITZEL, S. R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

 

WEITZEL, S. R. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. TransInformação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 179-190, set./dez., 2012.


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Documento assinado eletronicamente por DJULI MACHADO DE LUCCA, Docente, em 27/04/2022, às 19:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926985