MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: DEP00237 – Formação e Desenvolvimento de Acervo (PPC 2008 – última oferta – ACOMPANHAMENTO ESPECIAL PARA TAINARA PICANÇO)
PROFESSOR: Djuli Machado de Lucca
CARGA HORÁRIA: 80 h – 96 h/a
PERÍODO: 8º (de 25/04/2022 a 09/08/2022 – 3ª feira)
HORÁRIO: NÃO HÁ
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
Atenção: Essa disciplina será ofertada em modo híbrido, definida na Resolução n. 391 como “a abordagem metodológica flexível, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e espaços, que podem ser parcialmente controlados, a partir das atividades acadêmicas planejadas e realizadas por docentes e estudantes, empregados de forma emergencial nesse momento de pandemia”. A quantidade de atividades presenciais e híbridas obedecerá ao disposto naquela Resolução, de acordo com o estágio de recrudescimento da pandemia no município e das recomendações epidemiológicas e sanitárias, de acordo com o Art. 1º do documento. A definição do regime remoto ou presencial acontecerá de acordo com a situação epidemiológica do município.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DO PROFESSOR: Djuli@unir.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Sextas-feiras – 14:30h às 18:30h – Sala dos professores/grupos de pesquisa do DACI
OBSERVAÇÕES:
Eventualmente poderá ocorrer aulas aos sábados, em função de feriados, reposições e imprevistos, como falta de luz e água no campus ou problemas críticos com o transporte público, etc.
O discente deve observar o “Regulamento do processo de avaliação discente dos cursos de graduação da UNIR” – RESOLUÇÃO Nº 338, DE 14 DE JULHO DE 2021
Esse plano de ensino está em conformidade com o calendário acadêmico 2021.2, regulamentado pela Resolução n. 391, de 25 de fevereiro de 2022.
1.EMENTA:
Conceituação e visão geral sobre a situação do desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. A comunidade como fonte principal para o estabelecimento de objetivos. O desenvolvimento de coleções como um processo dinâmico. Estabelecimento de políticas para o desenvolvimento de coleções. Modelos de políticas. A seleção como processo técnico e intelectual. Princípios. Variações por tipo de unidade de informação. Seleção e temas correlatos. Censuras. Direitos autorais. Cooperação interbibliotecárias. Instrumentos auxiliares à seleção. Seleção de materiais não-bibliográficos. Organização do serviço de aquisição. Doação e permuta. Desbastamento. Avaliação de coleções. Preservação e conservação de acervos.
2.OBJETIVOS:
Conhecer o processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação;
Explorar os processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte;
Compreender elementos que interferem no desenvolvimento de coleções: censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas;
Desenvolver uma política de desenvolvimento de coleções visando a realidade de uma unidade específica de informação.
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, usando ou não, de microcomputador, projetor multimídia, lousa e ambiente virtual de aprendizagem – Google Classroom;
Leitura individual e elaboração de estudos dirigidos e mapas mentais/conceituais;
Rodas de conversa e discussão – presencial ou online.
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Participação em sala de aula presencial ou virtual, expressando dúvidas e contribuições;
Discussão de textos em sala de aula;
Resolução de questões relacionadas a bibliografia;
Desenvolvimento de estudos dirigidos e mapas mentais/conceituais.
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Microcomputador;
Projetor multimídia;
Acesso a internet;
Lousa e pincéis coloridos;
Ambiente Virtual (Google Classroom e SIGAA).
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. Políticas de desenvolvimento de coleções.
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliação 01 – Individual e escrita – Peso 1
Avaliação 02 – Individual e escrita – Peso 1
Elaboração dos exercícios, estudos dirigidos, mapas mentais e conceituais – Peso 1 para o conjunto.
8. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
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O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. |
2 |
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O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. |
3 |
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O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. |
4 |
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O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. |
5 |
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O processo de desenvolvimento de coleções nas diferentes unidades de informação. |
6 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
7 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
8 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
9 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
10 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
11 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
12 |
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Processos constituintes do desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação, desbaste e descarte. |
13 |
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Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. |
14 |
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Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. |
15 |
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Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. |
16 |
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Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. |
17 |
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Censura, direitos autorais, cooperação interbibliotecas. |
18 |
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Políticas de desenvolvimento de coleções. |
19 |
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Políticas de desenvolvimento de coleções. |
20 |
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Políticas de desenvolvimento de coleções. |
21 |
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Políticas de desenvolvimento de coleções. |
22 |
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Finalização da disciplina |
- |
12/08 |
REPOSITIVA |
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
9. BIBLIOGRAFIA
9.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor W. Caprichos bibliográficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1991.
_________. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
CASTRO, Maria das Graças Monteiro. A indústria cultural e a produção do livro infantil. Inter-Ação, Goiás, v. 27, n. 1, p.115-130, jan./jun. 2002.
EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2002.
LAJOLO, Marisa. Circulação e consumo do livro infantil brasileiro: um percurso de mercado. In: KHEDÉ, Sônia Salomão (org). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: PUCCI, Bruno. Teoria crítica e educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. São Paulo: Papirus, 1986.
__________. De olhos abertos. São Paulo : Ática, 1991.
VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo : Pollis, 1989.
__________. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.
9.2 LEITURAS SUGERIDAS
CORREA, E. C. D. Gestão de estoques de informação: novos termos e novas posturas para um novo contexto. São Paulo: FEBAB, 2017.
MIRANDA, A. C. C. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Informação & Sociedade: estudos, v. 17, n. 1, p. 87-94, 2007.
WEITZEL, S. R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.
WEITZEL, S. R. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. TransInformação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 179-190, set./dez., 2012.
Documento assinado eletronicamente por DJULI MACHADO DE LUCCA, Docente, em 27/04/2022, às 19:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0926985 e o código CRC 652FD314. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0926985 |