MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: DEP00239 - PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO
PROFESSOR: Aurineide Alves Braga
CARGA HORÁRIA: 60 h/a – 3 Créditos
PERÍODO: 6º (de 25/04 a 09/08/2022 – Terça-feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h00
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DA PROFESSORA: aurineideb@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: não aplicável
E-MAIL DO MONITOR: não aplicável
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: 4ª (quarta-feira /15h00 à 18h00/ SALA DOS GRUPOS DE PESQUISA
OBSERVAÇÕES:
1. EMENTA:
Conceito e tipologias de planejamento. O planejamento em Unidades de Informação, produtos e serviços de informação. Elaboração de projetos. Gestão de projetos e equipes. Redação de projetos. Roteiro para apresentação de projetos.
2. OBJETIVOS:
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
7. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
26/04 (P) |
Disponibilização do Plano de Ensino, apresentação da disciplina e dos textos para estudo. |
2 |
03/05 (P) |
Planejamento: cenário, conceitos e finalidades. Vantagens do planejamento. |
3 |
10/05 (P) |
Planejamento: cenário, conceitos e finalidades. Vantagens do planejamento. |
4 |
17/05 (P) |
Necessidade do planejamento para unidades de informação. Instrumentos de planejamento, tipos de planejamento, etapas do planejamento. |
5 |
24/05 (P) |
Atitude de planejamento dos bibliotecários. |
6 |
31/05 (P) |
Processo de avaliação. Indicadores de desempenho. |
7 |
07/06 (P) |
Processo de avaliação. Indicadores de desempenho. |
8 |
14/06 (P) |
Relatórios como instrumento de planejamento e avaliação de serviços de unidades de informação. |
9 |
21/06 (P) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Foco de atuação. Missão. Visão. Valores |
9.1 |
21/06 (A) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Foco de atuação. Missão. Visão. Valores. Construção prática. |
10 |
28/06 (P) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Foco de atuação. Missão. Visão. Valores. |
10.1 |
28/06 (A) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Foco de atuação. Missão. Visão. Valores. Construção prática. |
11 |
05/07 (P) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Diagnóstico Estratégico. |
11.1 |
05/07 (A) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Diagnóstico Estratégico. Construção prática. |
12 |
12/07 (P) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Diagnóstico Estratégico. |
12.1 |
12/07 (A) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Diagnóstico Estratégico. Construção prática. |
13 |
19/07 (P) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Objetivos Estratégicos. Metas. Indicadores. |
13.1 |
19/07 (A) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Objetivos Estratégicos. Metas. Indicadores. Construção prática. |
14 |
26/07 (P) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Plano de Ação. |
14.1 |
26/07 (A) |
Uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico em unidades de informação. Processo de Planejamento Estratégico. Plano de Ação. Construção prática. |
15 |
02/08 (P) |
Seminário - Apresentação de Planejamento Estratégico de Unidade de Informação. |
16 |
09/08 (P) |
Seminário - Apresentação de Planejamento Estratégico de Unidade de Informação. Avaliação da aprendizagem. Posicionamento do aluno em relação ao Curso. Encerramento.
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- |
REPOSITIVA |
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* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
8. ROTEIRO DAS LEITURAS
AULA |
BIBLIOGRAFIA |
1 |
Texto 1: ZUFFO, João. A velocidade da propagação das informações e eras tecnológicas. p.14-23. |
2 |
Texto 2: Resenha de: MANDEL, Thomas F. Cenário do futuro e suas aplicações na estratégia corporativa. Traduzido por Maria Berenice A. da C. Tourinho. In: MANDEL, Thomas F. The strategic management handbook. [s.l.]:Ringlanf. 1993. p.21-23. |
3 |
Texto 3: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento: uma introdução. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.1, p.1-10. |
4 |
Texto 3: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento: uma introdução. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.1, p.1-10. |
5 |
Texto 4: OLIVEIRA, S. M. M. Atitudes de planejamento em bibliotecários de instituições universitárias brasileiras. Transinformação, v.7, n.1/2/3, p.51-74, jun./dez., 1995. |
6 |
Texto 5: ALMEIDA, M. C. B. de. Avaliação de serviços de informação, programas e projetos. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.2, p.11-36. |
7 |
Texto 6: ALMEIDA, M. C. B. de. Relatórios como instrumento de planejamento e avaliação de serviços de biblioteca. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.3, p.37-52. |
8 |
Texto 7: ALMEIDA, M. C. B. de. Diagnóstico organizacional. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.4, p.53-92. |
9 |
Texto 7: ALMEIDA, M. C. B. de. Diagnóstico organizacional. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.4, p.53-92.
|
10 |
Texto 7: ALMEIDA, M. C. B. de. Diagnóstico organizacional. In: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. cap.4, p.53-92.
|
11 |
Texto 8: ROMANI, Claudia; BORSZCTZ, Iraci. Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. 133p.
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12 |
Texto 8: ROMANI, Claudia; BORSZCTZ, Iraci. Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. 133p.
|
13 |
Texto 9: MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004. |
14 |
Texto 9: MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004. |
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
9. AVALIAÇÕES
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO O registro no SIGAA das atividades solicitadas no decorrer da disciplina garantirá a presença do aluno e corresponderá a 40% na composição para a nota final. 9 entregas |
A |
10 |
PROVA AVALIATIVA A execução de 1 (uma) prova avaliativa corresponderá a 30% na composição da nota final. 1 entrega |
B |
10 |
SEMINÁRIO A apresentação do Trabalho Final no Seminário corresponde a 30% para a composição da nota final. 1 entrega |
C |
10 |
NOTA FINAL A composição do conceito final corresponde ao somatório dos resultados das atividades 1, 2 e 3.
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(A+B+C)/3 |
Observação:
10. BIBLIOGRAFIA
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
I – BÁSICA
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed.rev. e ampl. Brasília: Briquet de LemosLivros, 2005.
MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
ROMANI, Claudia; BORSZCTZ, Iraci. Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. 133p.
CARDOSO. M. S.; GONÇALVES FILHO, C. CRM (Customer Relationship Management) em ambiente e-business: como serelacionar com clientes. Aplicando novos recursos da Web. São Paulo: Atlas, 2001.
LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços: conceitos. exercícios e casos práticos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MCGEE. J.: PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a Competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
OLIVEIRA, D. P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
REZENDE. D. A. Planejamento de sistemas de informação e informática: guia prático para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. São Paulo: Atlas, 2003.
ZUFFO, João. A velocidade da propagação das informações e eras tecnológicas. p.14-23.
MANDEL, Thomas F. Cenário do futuro e suas aplicações na estratégia corporativa. Traduzido por Maria Berenice A. da C. Tourinho. In: MANDEL, Thomas F. The strategic management handbook. [s.l.]:Ringlanf. 1993. p.21-23. (Resenha).
APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
1. ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO - Apontamentos críticos
Espera-se nos “Apontamentos críticos” que os alunos, em grupo de até 6 (seis) pessoas, elaborem uma redação, de 4 (três) à 5 (cinco) páginas relacionando a temática abordada em um conjunto de aulas com uma literatura acadêmica-científica pré-selecionada. A redação, deverá usar da linguagem e exigências próprias do trabalho acadêmico.
- A avaliação dos “Apontamentos críticos” será qualitativa, conforme os critérios abaixo.
CRITÉRIOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DOS APONTAMENTOS
- Se verificado plágio no decorrer do texto, a atividade será sumariamente “zerada”.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue obrigatoriamente pelo Ambiente Virtual SIGAA.
2. PROVA AVALIATIVA
Espera-se na PROVA AVALIATIVA que o aluno, de maneira individual, RESPONDA sobre questões relacionadas as aulas presenciais e aos textos recomendados para leitura obrigatória. A PROVA AVALIATIVA será disponibilizada no Ambiente Virtual SIGAA e deverá ser devolvida ao mesmo ambiente.
3. Seminário
Espera-se no “Seminário”, que os alunos, em grupo de até 6 (seis) pessoas, elaborem uma apresentação em formato Pecha-Kucha.
- A avaliação do “Seminário” será qualitativa, conforme quadro abaixo.
Formulário para avaliação
Critério |
Insuficiente (0,5) |
Regular (1,0) |
Bom (1,5) |
Excelente (2,0) |
Domínio do conteúdo/texto |
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Estrutura da apresentação (introdução, conclusão, registro linguístico e ritmo) |
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Organização tempo |
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Recursos didáticos |
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Apresentação do tema |
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- Esta atividade deverá ser elaborada fora do horário de aula (Remoto Assíncrono) e apresentada em sala de aula.
-Ficará a critério dos grupos, escolher quantos integrantes do grupo apresentarão o seminário.
- É inadmissível qualquer forma de violência física e simbólica durante a apresentação dos seminários.
1. Apresentar a equipe e falar em nome dela;
2. Definir quando devem ser feitas as intervenções dos ouvintes;
3. Estabelecer contato visual com o público;
4. Fazer Introdução e Conclusão das apresentações;
5. Estabelecer as relações entre o que foi dito pelo colega anteriormente e o que será dito;
6. Evitar leitura simplesmente (eventualmente é necessário e interessante ler um pequeno fragmento);
7. Evitar transcrições de fragmentos muito extensas nos slides (resumir sem alterar as ideias apresentadas no texto);
8. Empregar exemplos (do texto e outros que forem pertinentes);
9. Tomar cuidado com apresentação Power Point (slides ilegíveis, com erros gramaticais, muito extensos, com um número de slides muito grande etc.);
10. Escrever no quadro (ou na apresentação em Power Point) os principais conceitos (não esquecer que algumas palavras são empregadas nos textos pelos autores na condição de conceitos e como tais precisam ser destacados e explicados);
11. Remeter as ideias do texto a quem o produziu (não se refira ao autor pelo primeiro nome, consulte na plataforma lattes ou em outras fontes informações sobre o autor, suas pesquisas, trabalhos etc.);
12. Não confundir as ideias do autor com aquelas de outros que o próprio autor cita, comenta, questiona, emprega como exemplo.
1. Explicitar a ordem de apresentação na introdução;
2. Fazer um rascunho mental do que deverá ser falado por meio de ensaio, mas também por meio das pistas deixadas nos slides que servirão de mote para a continuidade de fala;
3. Falar com convicção e segurança, para isso é preciso:
4. Atenção aos gestos corporais tais como movimentos bruscos, ou muita estaticidade (em situações de nervosismo, evitar segurar o papel na mão, evitar ficar na frente dos slides, evitar manifestar esse nervosismo por excessiva gesticulação e balanço de pernas, braços etc.;
5. Saber ouvir, quando perguntado, sem entender eventuais perguntas como críticas, ou eventuais críticas como um problema;
6. Empregar bem os mecanismos de costura, de coesão entre as ideias (cuidado com improviso, com a repetição de cacoetes como “Ok”, “não é”, “certo” etc.);
7. É preciso cuidar do tempo da apresentação, para isso é preciso deixar o relógio sobre a mesa e consultá-lo discretamente de vez em quando;
8. Não justificar eventuais falhas na apresentação à falta de tempo;
9. Ignorar as eventuais brincadeiras dos colegas de turma, com vistas a tumultuar a apresentação;
10. Conferir pela postura dos colegas se eles estão compreendendo o que está sendo apresentado e diante de algum indício de dúvida é preciso perguntar se há dúvidas além de tentar reformular o que foi dito, tornando mais acessível o conteúdo.
O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida du
Cidade, 05 de abril de 2022. |
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Aprovado na reunião do CONDEP em:
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Assinatura eletrônica do Professor: |
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Assinatura eletrônica do Chefe do Departamento: |
Documento assinado eletronicamente por AURINEIDE ALVES BRAGA, Docente, em 05/04/2022, às 01:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0926995 |