Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO - DEP00158

PROFESSOR: DR. PEDRO IVO SILVEIRA ANDRETTA

CARGA HORÁRIA: 96 hs/a – 80 hs/semestrais -  4 Créditos

PERÍODO: 2º (de 27/04 a 09/08/2022 – 4ª feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h00h

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: pedro.andretta@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA: -

E-MAIL DO MONITOR: -

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Quarta-feira / 15h as 18h / SALA 103 BLOCO 1D

OBSERVAÇÕES:

 

 

1. EMENTA:

Ferramentas e Tecnologias da Informação e Comunicação ligadas a Ciência da Informação e da Documentação. Software Livre e Opensource, Linguagens de Internet, Cloud Computing, Web 2.0 e Web 3.0. Tecnologias para PNE.

 

 

2. OBJETIVOS:

 

 

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Tecnologias e tecnologias digitais
  2. Linguagens de Programação, Programas, Software Livre e OpenSource
  3. Internet, Web e linguagens e navegação para Web
  4. Ferramentas Google
  5. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
  6. Editoração Eletrônica
  7. Redes sociais e identidade digital
  8. Redes sociais e prospecção de dados
  9. Sistemas para comunicação e análise da produção científica
  10. Redes de comunicação científicas e gestores de referência
  11. Aplicações de tecnologias digitais para Ciência da Informação (Prospecção de dados)
  12. Aplicações de tecnologias digitais para Ciência da Informação 2 (Tratamento de dados)
  13. Aplicações de tecnologias digitais para Ciência da Informação 3 (Análise de dados e informações)
  14. Aplicações de tecnologias digitais para Ciência da Informação 4 (Análise de dados e informações)
  15. Aplicações de tecnologias digitais para Ciência da Informação 5 (Disseminação da informação)

 

 

 

 

 

 

 

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1

27/04  (P/S)

Apresentação do Plano de Ensino. Contextualização da disciplina.

2

30/04 (A)

Estudo: Tecnologias e Tecnologias Digitais

3

04/05 (P/S)

Linguagens de Programação, Programas, Software Livre e OpenSource

(Linux, VirtualBox, Source Forge, GitHub, Google Developers Codelabs, Stack Overflow)

4

07/06 (A)

Estudo: Software Livre Open Source

5

11/05 (P)

Internet, Web e linguagens e navegação para Web

((Internet Archive, Ferramentas Google e Feedly)

6

14/05 (A)

Estudo: Internet e Web

7

18/05 (P/S)

Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo

(WordPress, Omeka, Tainacan)

8

21/05 (A)

Estudo: Sistemas Wordpress, Omeka e Tainacan

9

25/05 (P/S)

Sistemas de Editoração Eletrônica

(Família PKP, OJS)

10

29/05 (A)

Estudo: PKP E OJS (SEER)

11

01/06 (P)

Sistemas para comunicação e análise da produção científica

(Currículo Lattes, ResearchGate, Orcid, Exit e Dimensions)

12

04/06 (A)

Estudo: Currículo Lattes e Orcid

13

08/06 (P/S)

Redes sociais, identidade digital e análise de redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram, TikTok, Canva e Netlytic

14

15/06 (P/S)

Explorando Ferramentas:

Zotero e Google Acadêmico

15

22/06 (P/S)

Explorando Ferramentas:

Publish or Perish e Open Refine

16

29/06 (P/S)

Explorando Ferramentas:

ScienceScape e Gephi

17

06/07 (P/S)

Planejamento do Trabalho Final

Envio dos manuais

18

13/07 (E)

Elaboração do Trabalho Final

19

20/07 (E)

Elaboração do Trabalho Final

20

27/07 (P/S)

Apresentação Trabalho Final

21

01/07 (A)

Ajustes finais e envio da versão Final do Trabalho Final

22

03/08 (P/S)

Finalização da disciplina

10/08

REPOSITIVA

 

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

AULA

BIBLIOGRAFIA

1

LÉVY, P. As tecnologias tem um impacto? In: ______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. p.21-30

2

VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, v. 1, p. 60-85, 2008.

3

SILVEIRA, S. A. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. Parcerias Estratégicas, n. 20. jun. 2005.

4

BURGOS, R. H. Implementación de aplicaciones informáticas basadas en software libre en bibliotecas y unidades de información. e-Ciencias de la Información, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2012.

5

CHOUDHURY, N. World wide web and its journey from web 1.0 to web 4.0. International Journal of Computer Science and Information Technologies, v. 5 n.6, 2014.

6

VISE, D.; MALSEED, M. THE GOOGLE STORY Inside the Hottest Business, Media and Technology Success of Our Time. Summaries.com. 2008

7

LOPEZ, J. H.; KRONIG, R. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para dinamização de sites. Fasci-Tech, v. 1, n. 8, p. 19-31, 2014.

8

MARTINS, D. L.; LEMOS, D. L. S.; ANDRADE, M. C. Tainacan e omeka: proposta de análise comparativa de softwares para gestão de coleções digitais a partir do esforço tecnológico para uso e implantação. Informação & Informação, v. 26, n. 2, p. 569-595, 2021.

9

ALBUQUERQUE, A. B. S.; ANDRETTA, P. I. S. A implantação e implementação de uma hemeroteca digital em Ciência da Informação: algumas considerações sobre o Harvester in Library and Information Science – HILIS. Biblios, Peru, n. 74, p. 60-78, 2019.

10

ADEMA, J.; SCHMIDT, B. From Service Providers to Content Producers: New Opportunities For Libraries in Collaborative Open Access Book Publishing. New Review of Academic Librarianship, v. 16, p. 28-43, 2010.

11

CASSOTTA, M. L. J.; LUCAS, A.; BLATTMANN, U.; VIERA, A. F. G. Recursos do conhecimento: colaboração, participação e compartilhamento de informação científica e acadêmica. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 1, 2017.

12

SCHMIDT, S. C. Novos canais de comunicação. Ciência e Cultura,  São Paulo ,  v. 66, n. 2, p. 15,  June  2014 .

13

MACEDO, A. G. Bibliotecários em mídias sociais: mediação e curadoria de leitura e produção de conteúdo online. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, p. 1-28, 2022.

14

SILVA, E. G.; ANDRETTA, P. I. S.; RAMOS, R. C. Novas práticas na gestão de informação bibliográfica: estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos estudantes, pesquisadores e bibliotecários. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 16, n. 2, p. 419-445, 2011.

15

OPENREFINE. OpenRefine user manual. OpenRefine Documentation. 2022.

16

BASTION, M., HEYMANN, S., JACOMY, M. (2009). Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. International AAAI Conference on Weblogs and Social Media.

17

ANDRETTA, P. I. S. A. et al. A elaboração do Portal NÓS-UNIR: relato de experiência para a divulgação da produção e competências científicas dos docentes da Universidade Federal de Rondônia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. CBBD 2017, p. 1289-1305, 2017.

18

-

19

-

20

-

21

-

22

-

-

 

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

 

 

9. AVALIAÇÕES

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

FICHAMENTOS                             (5)

A

100

ELABORAÇÃO DE MANUAIS      (2)

B

100

TRABALHO PRÁTICO                   (1)

C

100

NOTA FINAL

 

((A+B)/2+C)2

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

PINOCHET, Luis Hernan Contreras. Tecnologia da Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 253 p.

 

TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly; POTTER, Richard E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 598p.

 

O'BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

GARCEZ, Eliane Marla Stuart. RADOS, Gregório Jean Varvakis. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002.

 

LEHMKUHL, Giovana Terezinha; VEIGA, Carla Rosana da; RADOS, Gregório Jean Varvakis. A tecnologia de informação como ferrementa de auxílio à gestão da informação e do conhecimento: um estudo de caso de caso do Prc-programa de repasse do conhecimento no setor elétrico. Biblos, Rio Grande, RS, v.22, n.1 , p.19-29, jun. 2008.

 

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7. ed.-. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 2011. 780p.

 

RIBEIRO, Rejane M. A tecnologia da informação e comunicação (tic): fator condicionante da inovaçao em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 9, n. 9, 2012.

 

ROWLEY, Jennifer. A Biblioteca Eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2000.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

ABREU, C. L. Hipervisibilidade e self-disclosure: novas texturas da experiência social nas redes digitais. Visualidades, Goiania, v. 13, n. 2, p. 194-219, 2015.

ALONSO-ARÉVALO,  J.,  LOPES,  C.,  &  ANTUNES,  M.  L.  Literacia  da informação: Da identidade digital à visibilidade científica. In : LOPES, C. ; SANCHES, T. ; ANDRADE, I.; ANTUNES, M. L. ; ALONSO-ARÉVALO,J.  (Eds.). Literacia da informação em  contexto universitário. Lisboa: Edições ISPA [ebook], 2016. (p.  109-152).

AMARAL, M. A. Websites acessiveis e o uso de CMS. Cadernos de informática, v. 6, n. 1, p. 1-8, 2011.

ANDRETTA, P. I. S et al. A elaboração do Portal NÓS-UNIR: relato de experiência para a divulgação da produção e competências científicas dos docentes da Universidade Federal de Rondônia, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp., p. 1289-1305, 2017.

ANDRETTA, P. I. S. et al. Uma análise sobre a produção, produtividade e colaboração na Ciência da Informação no Brasil entre os anos 2007 a 2009. Palabra Clave, v. 1, n. 2, p. 48-52, 2012.

ANDRETTA, P. I. S. Etapas para a elaboração de hemerotecas digitais utilizando o Open Harvester Systems: o caso do Harvester in Library and Information Science.  ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18. Anais...  Marília: Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação, 2018.

ANDRETTA, P. I. S. Mapeamento de redes de relacionamentos e interesses de pesquisas: um estudo com os programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil (2013-2016).  ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18. Anais...  Marília: Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação, 2018.

ARAUJO, R. F.; MURAKAMI, T. R. M.; ANDRADE, R. L. V. Repertório da produção periódica brasileira de Ciência da Informação: indícios embrionários. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 44-53, 2016.

BALBINOT, B. L. Tutorial Google Drive. [Santa Maria]: Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia - Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação, 2016.

BENVENUTO, F.; RIBEIRO, F. ARAUJO, M. Métodos para Análise de Sentimentos em Mídias Sociais. Short course in the BRAZILIAN SYMPOSIUM ON MULTIMEDIA AND THE WEB (WEBMEDIA), 21. Anais… Manaus : Association for Computing Machinery, 2015.

BURGOS, R. H. Implementación de aplicaciones informáticas basadas en software libre en bibliotecas y unidades de información. e-Ciencias de la Información, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2012.

CONFORTO, D.; SANTAROSA, L. M. C. Acessibilidade à web: internet para todos. Informática na educação: teoria e prática, v. 5, n. 2, p. 87-102, nov. 2002.

CORRÊA, R. F.; BAZíLIO, L. H. T. Análise da extração de descritores como sintagmas nominais através do software ogma. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 22, n. 50, p. 44-58, 2017.

COTINGUIBA, M. L. P.; COTINGUIBA, G. C. ANDRETTA, P. I. S. (Organizadores).  Bon Bagay – Glossário Português-Crioulo Haitiano = Bon Bagay – Glosè Kreyòl Ayisyen-Pòtigè. Prefácio de Obrillant Damus. Porto Velho: Temática, 2018.

FERREIRA, A. G. C.; CAREGNATO, S. E.  A editoração eletrônica de revistas científicas: o uso do SEER/OJS. TransInformação, v. 20, n. 2, p. 171-180, 2008.

FRANCISCO, E. R. RAE -eletrônica: exploração do acervo à luz da bibliometria, geoanálise e redes sociais RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p. 280-306, 2011.

JOINER, I. A. Emerging library techologies: it is not just for geeks. In:______. Emerging library technologies: it's not just for geek.  Cambridge: Elsevier, 2018.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPEZ, J. H.; KRONIG, R. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para dinamização de sites. Fasci-Tech, v. 1, n. 8, p. 19-31, 2014.

MENA-CHALCO, J. P.; CESAR-JUNIOR, R. M. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes Platform. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 15, n. 4, p. 31-39, dez. 2009.

RIBEIRO, Rejane M. A tecnologia da informação e comunicação (tic): fator condicionante da inovação em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 9, n. 9, 2012.

SILVA, T.;STABILE, M. Monitoramento e Pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: IBPAD, 2016.

SILVEIRA, S. A. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. Parcerias Estratégicas, n. 20. jun. 2005.

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por PEDRO IVO SILVEIRA ANDRETTA, Docente, em 19/04/2022, às 01:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0926999