MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: BIBLIOTECA ESCOLAR
PROFESSOR: Paulo Gastaldo
CARGA HORÁRIA: 40 horas – 2 Créditos
PERÍODO: OPTATIVA (de 27/04 a 03/08/2022) - NOTURNO
HORÁRIO: 4ª feira – 3a e 4a aulas
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor
E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma
OBSERVAÇÕES:
Eventualmente poderá ocorrer aulas aos sábados, em função de feriados, reposições e imprevistos, como falta de luz e água no campus ou problemas críticos com o transporte público, etc.
O discente deve observar o “Regulamento do processo de avaliação discente dos cursos de graduação da UNIR” – RESOLUÇÃO Nº 338, DE 14 DE JULHO DE 2021
1. EMENTA:
O papel da biblioteca escolar. Atividades de incentivo e desenvolvimento de práticas de leitura. Gestão da biblioteca escolar considerando sua função nas unidades de ensino e aprendizagem. Biblioteca Escolar na sociedade da informação como um espaço de compartilhamento do processo pedagógico: professor, bibliotecário, aluno e comunidade. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).
2. OBJETIVOS:
Compreender a relação da biblioteca escolar com o processo pedagógico de ensino-aprendizagem;
Prover conhecimento acerca das atividades elaboradas pelo bibliotecário em um ambiente escolar;
Conhecer o processo de gestão de bibliotecas escolares, considerando seu papel no processo pedagógico de ensino-aprendizagem, além do seu envolvimento com a comunidade escolar;
Conhecer as etapas de elaboração de programas para o incentivo e desenvolvimento de práticas de leitura.
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, com o uso ou não de microcomputador, projetor multimídia e lousa;
Coordenação e roteiros de leitura dos textos indicados pelo professor;
Execução e correção de exercícios teóricos e práticos de fixação;
Elaboração de trabalhos práticos em grupo acompanhado pelo professor
Avaliações multifacetadas, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
Em relação as atividades assíncronas, utilizar-se-á o SIGGA para a postagem de textos, vídeos e demais arquivos referentes ao componente curricular, bem como será a ferramenta de comunicação entre os participantes da turma.
Em caso de alguma limitação dos recursos tecnológicos dos discentes ou existência de alunos deficientes, os procedimentos de ensino deste plano serão ajustados.
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Participação em sala de aula, expressando dúvidas e contribuições;
Leituras e redação de textos, conforme indicados pelo professor;
Discussão de textos em sala de aula e fóruns virtuais;
Resolução de questões relacionadas a bibliografia.
Atividades práticas em sala de aula e ambiente virtual
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Microcomputador;
Projetor multimídia;
Acesso a internet;
Lousa e pincéis coloridos;
Ambiente Virtual;
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – A função pedagógica da/na Biblioteca Escolar
1.1 O papel da biblioteca escolar.
1.2 A Biblioteca Escolar como espaço de incentivo e desenvolvimento de práticas de leitura.
1.3 A gestão da biblioteca escolar considerando sua função nas unidades de ensino.
Unidade II – A sociedade da informação e o contributo das Bibliotecas Escolares
2.1 Biblioteca Escolar e a sociedade da informação;
2.2 A Biblioteca Escolar como espaço de constituição de saberes entre professores, bibliotecário(a), aluno(a)s e comunidade;
Unidade III – Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
3.1 Contexto histórico do PNBE;
3.2 Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD);
3.3 Reflexões para além do PNLD.
7. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
27/04 (P) |
Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Biblioteca Escolar |
2 |
04/05 (P) |
Biblioteca escolar no Brasil: perspectivas históricas. |
3 |
07/05 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado acerca do papel da Biblioteca Escolar. |
4 |
11/05 (P) |
Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar. |
5 |
18/05 (P) |
Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar: continuação. |
6 |
21/05 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado em relação a leitura e a Biblioteca Escolar. |
7 |
25/05 (P) |
A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino. |
8 |
01/06 (P) |
A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino: continuação. |
9 |
04/06 (A) |
Atividade assíncrona: Construção de texto crítico sobre a Biblioteca Escolar e o processo de ensino e aprendizagem. |
10 |
08/06 (P) |
Revisão teórica para a avaliação I |
11 |
15/06 (P) |
Avaliação I |
12 |
18/06 (A) |
Atividade assíncrona: Leitura do texto A Biblioteca pública no contexto da informação. |
13 |
22/06 (P) |
A Biblioteca pública no contexto da informação. |
14 |
25/06 (A) |
A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade. |
15 |
29/06 (P) |
A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade: continuação. |
16 |
02/07 (A) |
Atividade assíncrona: Elaboração do seminário. |
17 |
06/07 (A) |
Atividade assíncrona: Elaboração do seminário. |
18 |
13/07 (P) |
Avaliação II – Apresentação do seminário. |
19 |
20/07 (P) |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): contexto histórico. |
20 |
23/07 (P) |
Diretrizes gerais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). |
21 |
27/07 (P) |
Reflexões para além do PNLD. |
22 |
03/08 (P) |
Avaliação III |
23 |
10/08 (P) |
Avaliação repositiva |
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
8. ROTEIRO DAS LEITURAS
Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
27/04 (P) |
Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Biblioteca Escolar. |
2 |
04/05 (P) |
Biblioteca escolar no Brasil: perspectivas históricas. MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 151 p. ISBN 9788575264355. |
3 |
07/05 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado acerca do papel da Biblioteca Escolar. ARAÚJO, Paula Carina de; SALES, Fernanda de. O bibliotecário e a formação de leitores. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 562-578, jul./dez. 2011. |
4 |
11/05 (P) |
Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar. SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p. |
5 |
18/05 (P) |
Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar: continuação. SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p. |
6 |
21/05 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado em relação a leitura e a Biblioteca Escolar. SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p. |
7 |
25/05 (P) |
A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino. COPPOLA JUNIOR, Claudinei; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Bibliotecas Escolares no Ensino Fundamental: caminhos para a implantação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, 2012. |
8 |
01/06 (P) |
A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino: continuação. COPPOLA JUNIOR, Claudinei; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Bibliotecas Escolares no Ensino Fundamental: caminhos para a implantação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, 2012. |
9 |
04/06 (A) |
Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre a Biblioteca Escolar e o processo de ensino e aprendizagem. HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999. |
10 |
08/06 (P) |
Revisão teórica para a avaliação I |
11 |
15/06 (P) |
Avaliação I |
12 |
18/06 (A) |
Atividade assíncrona: Leitura do texto A Biblioteca pública no contexto da informação. VASQUES, Bruno et al. Biblioteca Escolar: Conceitos, Objetivos e Finalidades. In: ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antonio (Org.). A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR. Uberaba: Iftm, 2014. p. 20-25 |
13 |
22/06 (P) |
A Biblioteca no contexto da informação. POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. [S.l.]: UDEMO, 2007. |
14 |
25/06 (A) |
A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade. VASQUES, Bruno et al. Biblioteca Escolar: Conceitos, Objetivos e Finalidades. In: ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antonio (Org.). A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR. Uberaba: Iftm, 2014. p. 20-25 |
15 |
29/06 (P) |
A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade: continuação. HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999. |
16 |
02/07 (A) |
Atividade assíncrona: Elaboração do seminário. |
17 |
06/07 (A) |
Atividade assíncrona: Elaboração do seminário. |
18 |
13/07 (P) |
Avaliação II – Apresentação do seminário. |
19 |
20/07 (P) |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): contexto histórico. BRASIL. Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Ministério da Educação. Disponível em: Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-daescola/biblioteca-da-escola-apresentacao. |
20 |
23/07 (P) |
Diretrizes gerais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). BRASIL. Decreto Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasília, DF, julho 2017. |
21 |
27/07 (P) |
Reflexões para além do PNLD. MORAIS, E. M. C. Forma-se leitores nas bibliotecas escolares? In: PAIVA, A. Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. Aparecida Paiva (org.) – São Paulo: Editora UNESP, 2012. |
22 |
03/08 (P) |
Avaliação III |
23 |
10/08 (P) |
Avaliação repositiva |
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
9. AVALIAÇÕES
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
Avaliação I – 15/06 Unidade I |
|
100 |
Avaliação II – 13/07 Unidade II - SEMINÁRIO |
|
50 |
Avaliação III – 03/08 Unidade III |
|
50 |
|
|
|
NOTA FINAL |
|
|
Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
10. BIBLIOGRAFIA
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAMPELLO, Bernadete Santos. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 143 p. (Coleção biblioteca escolar, 3)
CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011. v, 176 p.
SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p. .
10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAÚJO, Paula Carina de; SALES, Fernanda de. O bibliotecário e a formação de leitores. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 562-578, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=19951
BRASIL. Decreto Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasília, DF, julho 2017.
CAMPELLO, Bernadete Santos; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; CALDEIRA, Paulo da Terra; BARBOSA, Ricardo Rodrigues; CARVALHO, Maria da Conceição; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; VIANNA, Márcia Milton; FIALHO, Janaina Ferreira; ALVARENGA, Maura. Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras: Fundamentos de sua Elaboração. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 2, p. 105-120, 2011. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=18793
COPPOLA JUNIOR, Claudinei; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Bibliotecas Escolares no Ensino Fundamental: caminhos para a implantação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/12284
MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 151 p. ISBN 9788575264355.
PITZ, Juliana; SOUZA, Vanessa Aline Schveitzer; BOSO, Augisa Karla. O papel do bibliotecário escolar na formação do leitor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 405-418, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=19946
10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL
BRASIL. Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Ministério da Educação. Disponível em: Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-daescola/biblioteca-da-escola-apresentacao. Acesso em 02 abril 2022.
HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999.
MORAIS, E. M. C. Forma-se leitores nas bibliotecas escolares? In: PAIVA, A. Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. Aparecida Paiva (org.) – São Paulo: Editora UNESP, 2012.
POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. [S.l.]: UDEMO, 2007.
VASQUES, Bruno et al. Biblioteca Escolar: Conceitos, Objetivos e Finalidades. In: ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antonio (Org.). A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR. Uberaba: Iftm, 2014. p. 20-25.
APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:
1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção de texto crítico sobre a Biblioteca Escolar e o processo de ensino e aprendizagem. Valor 20 pontos (individual);
Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados à sociedade da informação e o contributo das Bibliotecas Escolares estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.
Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e seus desdobramentos a partir da implantação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2017. Valor 50 pontos (individual)
O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:
a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF
b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.
Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 11/04/2022, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0927015 e o código CRC 953A3AB5. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0927015 |