Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: BIBLIOTECA ESCOLAR

PROFESSOR: Paulo Gastaldo

CARGA HORÁRIA: 40 horas – 2 Créditos

PERÍODO: OPTATIVA (de 27/04 a 03/08/2022) - NOTURNO

HORÁRIO: 4ª feira – 3a e 4a aulas

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor

E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma

 

OBSERVAÇÕES:

1. EMENTA:

 

O papel da biblioteca escolar. Atividades de incentivo e desenvolvimento de práticas de leitura. Gestão da biblioteca escolar considerando sua função nas unidades de ensino e aprendizagem. Biblioteca Escolar na sociedade da informação como um espaço de compartilhamento do processo pedagógico: professor, bibliotecário, aluno e comunidade. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

 

2. OBJETIVOS:

 

Compreender a relação da biblioteca escolar com o processo pedagógico de ensino-aprendizagem;

Prover conhecimento acerca das atividades elaboradas pelo bibliotecário em um ambiente escolar;

Conhecer o processo de gestão de bibliotecas escolares, considerando seu papel no processo pedagógico de ensino-aprendizagem, além do seu envolvimento com a comunidade escolar;

Conhecer as etapas de elaboração de programas para o incentivo e desenvolvimento de práticas de leitura.

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Unidade I – A função pedagógica da/na Biblioteca Escolar

     

    1.1 O papel da biblioteca escolar.

    1.2 A Biblioteca Escolar como espaço de incentivo e desenvolvimento de práticas de leitura.

    1.3 A gestão da biblioteca escolar considerando sua função nas unidades de ensino.

  1. Unidade II – A sociedade da informação e o contributo das Bibliotecas Escolares

     

    2.1 Biblioteca Escolar e a sociedade da informação;

    2.2 A Biblioteca Escolar como espaço de constituição de saberes entre professores, bibliotecário(a), aluno(a)s e comunidade;

     

  2. Unidade III – Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)

     

    3.1 Contexto histórico do PNBE;

    3.2 Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD);

    3.3 Reflexões para além do PNLD.

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

 

 

AULA

DIA*

TEMA

1

27/04 (P)

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Biblioteca Escolar

2

04/05 (P)

Biblioteca escolar no Brasil: perspectivas históricas.

3

07/05 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado acerca do papel da Biblioteca Escolar.

4

11/05 (P)

Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar.

5

18/05 (P)

Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar: continuação.

6

21/05 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado em relação a leitura e a Biblioteca Escolar.

7

25/05 (P)

A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino.

8

01/06 (P)

A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino: continuação.

9

04/06 (A)

Atividade assíncrona: Construção de texto crítico sobre a Biblioteca Escolar e o processo de ensino e aprendizagem.

10

08/06 (P)

Revisão teórica para a avaliação I

11

15/06 (P)

Avaliação I

12

18/06 (A)

Atividade assíncrona: Leitura do texto A Biblioteca pública no contexto da informação.

13

22/06 (P)

A Biblioteca pública no contexto da informação.

14

25/06 (A)

A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade.

15

29/06 (P)

A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade: continuação.

16

02/07 (A)

Atividade assíncrona: Elaboração do seminário.

17

06/07 (A)

Atividade assíncrona: Elaboração do seminário.

18

13/07 (P)

Avaliação II – Apresentação do seminário.

19

20/07 (P)

Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): contexto histórico.

20

23/07 (P)

Diretrizes gerais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

21

27/07 (P)

Reflexões para além do PNLD.

22

03/08 (P)

Avaliação III

23

10/08 (P)

Avaliação repositiva

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

 

 

 

AULA

DIA*

TEMA

1

27/04 (P)

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Biblioteca Escolar.

2

04/05 (P)

Biblioteca escolar no Brasil: perspectivas históricas. MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 151 p. ISBN 9788575264355.

3

07/05 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado acerca do papel da Biblioteca Escolar. ARAÚJO, Paula Carina de; SALES, Fernanda de. O bibliotecário e a formação de leitores. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 562-578, jul./dez. 2011.

4

11/05 (P)

Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar. SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p.

5

18/05 (P)

Reflexões sobre a leitura e a Biblioteca Escolar: continuação. SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p.

6

21/05 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado em relação a leitura e a Biblioteca Escolar. SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p.

7

25/05 (P)

A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino. COPPOLA JUNIOR, Claudinei; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Bibliotecas Escolares no Ensino Fundamental: caminhos para a implantação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, 2012.

8

01/06 (P)

A gestão da Biblioteca Escolar e as unidades de ensino: continuação. COPPOLA JUNIOR, Claudinei; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Bibliotecas Escolares no Ensino Fundamental: caminhos para a implantação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, 2012.

9

04/06 (A)

Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre a Biblioteca Escolar e o processo de ensino e aprendizagem. HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999.

10

08/06 (P)

Revisão teórica para a avaliação I

11

15/06 (P)

Avaliação I

12

18/06 (A)

Atividade assíncrona: Leitura do texto A Biblioteca pública no contexto da informação. VASQUES, Bruno et al. Biblioteca Escolar: Conceitos, Objetivos e Finalidades. In: ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antonio (Org.). A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR. Uberaba: Iftm, 2014. p. 20-25

13

22/06 (P)

A Biblioteca no contexto da informação. POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. [S.l.]: UDEMO, 2007.

14

25/06 (A)

A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade. VASQUES, Bruno et al. Biblioteca Escolar: Conceitos, Objetivos e Finalidades. In: ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antonio (Org.). A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR. Uberaba: Iftm, 2014. p. 20-25

15

29/06 (P)

A Biblioteca Escolar e a construção de saberes entre professores, alunos e comunidade: continuação. HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999.

16

02/07 (A)

Atividade assíncrona: Elaboração do seminário.

17

06/07 (A)

Atividade assíncrona: Elaboração do seminário.

18

13/07 (P)

Avaliação II – Apresentação do seminário.

19

20/07 (P)

Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): contexto histórico. BRASIL. Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Ministério da Educação. Disponível em: Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-daescola/biblioteca-da-escola-apresentacao.

20

23/07 (P)

Diretrizes gerais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). BRASIL. Decreto Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasília, DF, julho 2017.

21

27/07 (P)

Reflexões para além do PNLD. MORAIS, E. M. C. Forma-se leitores nas bibliotecas escolares? In: PAIVA, A. Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. Aparecida Paiva (org.) – São Paulo: Editora UNESP, 2012.

22

03/08 (P)

Avaliação III

23

10/08 (P)

Avaliação repositiva

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

9. AVALIAÇÕES

 

 

 

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Avaliação I – 15/06 Unidade I

 

100

Avaliação II – 13/07 Unidade II - SEMINÁRIO

 

50

Avaliação III – 03/08 Unidade III

 

50

 

 

 

NOTA FINAL

 

 

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CAMPELLO, Bernadete Santos. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 143 p. (Coleção biblioteca escolar, 3)

 

CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011. v, 176 p.

 

SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina, PR: EDUEL, 2010. 197 p. .

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ARAÚJO, Paula Carina de; SALES, Fernanda de. O bibliotecário e a formação de leitores. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 562-578, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=19951

 

BRASIL. Decreto Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasília, DF, julho 2017.

 

CAMPELLO, Bernadete Santos; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; CALDEIRA, Paulo da Terra; BARBOSA, Ricardo Rodrigues; CARVALHO, Maria da Conceição; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; VIANNA, Márcia Milton; FIALHO, Janaina Ferreira; ALVARENGA, Maura. Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras: Fundamentos de sua Elaboração. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 2, p. 105-120, 2011. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=18793

 

COPPOLA JUNIOR, Claudinei; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Bibliotecas Escolares no Ensino Fundamental: caminhos para a implantação. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/12284

 

MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 151 p. ISBN 9788575264355.

 

PITZ, Juliana; SOUZA, Vanessa Aline Schveitzer; BOSO, Augisa Karla. O papel do bibliotecário escolar na formação do leitor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 405-418, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=19946

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

BRASIL. Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Ministério da Educação. Disponível em: Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-daescola/biblioteca-da-escola-apresentacao. Acesso em 02 abril 2022.

 

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999.

 

MORAIS, E. M. C. Forma-se leitores nas bibliotecas escolares? In: PAIVA, A. Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. Aparecida Paiva (org.) – São Paulo: Editora UNESP, 2012.

 

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. [S.l.]: UDEMO, 2007.

 

VASQUES, Bruno et al. Biblioteca Escolar: Conceitos, Objetivos e Finalidades. In: ROSA, Rosemar; ESTEVAM, Humberto Marcondes; BESSA, José Antonio (Org.). A BIBLIOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR. Uberaba: Iftm, 2014. p. 20-25.

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:

 

1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção de texto crítico sobre a Biblioteca Escolar e o processo de ensino e aprendizagem. Valor 20 pontos (individual);

 

Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados à sociedade da informação e o contributo das Bibliotecas Escolares estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.

 

Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e seus desdobramentos a partir da implantação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2017. Valor 50 pontos (individual)

 

O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:

 

a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF

b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 11/04/2022, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0927015