Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSOR: Paulo Gastaldo

CARGA HORÁRIA: 60 horas – 3 Créditos

PERÍODO: 2º SEMESTRE (de 29/04 a 06/08/2022) - NOTURNO

HORÁRIO: 6ª feira – 1a 2a e 3a aulas

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor

E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma

 

OBSERVAÇÕES:

1. EMENTA:

 

Natureza da filosofia. Evolução do pensamento filosófico e científico. A questão do ser. A questão do agir. Ética: conceito. Filosofia da ética. Ética profissional. O agir eticamente. Visão histórica da lógica. Lógica: Introdução. Objeto, definição e divisão da lógica. Os princípios lógicos. Analítica formal do juízo. Analítica do raciocínio. Conjunto e álgebra booleana.

 

2. OBJETIVOS:

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  1. Unidade I – Natureza da filosofia. Evolução do pensamento filosófico e científico

     

    1.1 A origem da Filosofia.

    1.2 O nascimento da Filosofia.

    1.3 Campos de investigação da Filosofia.

 

  1. Unidade II – A questão do ser. A questão do agir. Ética: conceito. Filosofia da ética. Ética profissional. O agir eticamente

     

    2.1 A existência da ética;

    2.2 A existência da moral;

    2.3 A ação ética;

    2.4 Filosofia da ética e a ética na Filosofia.

     

  2. Unidade III – Princípios da lógica. Visão histórica da lógica. Lógica: Introdução. Objeto, definição e divisão da lógica. Os princípios lógicos. Analítica formal do juízo. Analítica do raciocínio. Conjunto e álgebra booleana.

     

    3.1O nascimento da lógica;

    3.2 Elementos da lógica;

    3.3 A relação entre lógica e matemática;

    3.4 A lógica de Boole e a lógica formal de Morgan

    3.5 Uma nova proposição de lógica

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

 

 

AULA

DIA*

TEMA

1

29/04 (P)

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Filosofia.

2

06/05 (P)

A origem da Filosofia: perspectivas históricas.

3

07/05 (A)

Atividade assíncrona: levantamento de dúvidas em relação ao texto A gênese do pensamento filosófico, capítulo 2.

4

13/05 (P)

A gênese do pensamento filosófico.

5

20/05 (P)

A gênese do pensamento filosófico: continuação

6

21/05 (A)

Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre os Campos de investigação da Filosofia, capítulo 3, unidade 1.

7

27/05 (P)

Avaliação I

8

03/06 (P)

A existência da ética

9

04/06 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A existência da ética, capítulo 4, unidade 8.

10

10/06 (P)

A existência da ética e da moral

11

17/06 (P)

Filosofia da ética e a ética na Filosofia.

12

24/06 (P)

Elaboração do seminário.

13

01/07 (P)

Avaliação II – Apresentação do seminário.

14

08/07 (P)

O nascimento da lógica.

15

09/07 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto O nascimento da lógica, capítulo 1, unidade 5.

16

15/07 (P)

Elementos da lógica.

17

16/07 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto Elementos da lógica, capítulo 2, unidade 5.

18

22/07 (P)

A relação entre lógica e matemática

19

23/07 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A lógica de Boole e a lógica formal de Morgan, capítulo 3, unidade 5.

20

05/08 (P)

Uma nova proposição de lógica

21

06/08 (A)

Atividade assíncrona: Avaliação III orientada pelo professor.

22

12/08 (P)

Avaliação repositiva

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

 

 

 

AULA

DIA*

TEMA

1

29/04 (P)

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Filosofia.

2

06/05 (P)

A origem da Filosofia: perspectivas históricas. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

3

07/05 (A)

Atividade assíncrona: levantamento de dúvidas em relação ao texto A gênese do pensamento filosófico, capítulo 2. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

4

13/05 (P)

A gênese do pensamento filosófico. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

5

20/05 (P)

A gênese do pensamento filosófico: continuação

6

21/05 (A)

Atividade assíncrona: construção do texto crítico sobre os Campos de investigação da Filosofia, capítulo 3, unidade 1. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

7

27/05 (P)

Avaliação I

8

03/06 (P)

A existência da ética CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

9

04/06 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A existência da ética, capítulo 4, unidade 8. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

10

10/06 (P)

A existência da ética e da moral CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

11

17/06 (P)

Filosofia da ética e a ética na Filosofia. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

12

24/06 (P)

Elaboração do seminário.

13

01/07 (P)

Avaliação II – Apresentação do seminário.

14

08/07 (P)

O nascimento da lógica. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

15

09/07 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto O nascimento da lógica, capítulo 1, unidade 5. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

16

15/07 (P)

Elementos da lógica. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

17

16/07 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto Elementos da lógica, capítulo 2, unidade 5. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

18

22/07 (P)

A relação entre lógica e matemática. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

19

23/07 (A)

Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A lógica de Boole e a lógica formal de Morgan, capítulo 3, unidade 5. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

20

05/08 (P)

Uma nova proposição de lógica. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

21

06/08 (A)

Atividade assíncrona: Avaliação III orientada pelo professor.

22

12/08 (P)

Avaliação repositiva

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

9. AVALIAÇÕES

 

 

 

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Avaliação I – 27/05 Unidade I

 

100

Avaliação II – 01/07 Unidade II - SEMINÁRIO

 

50

Avaliação III – 06/08 Unidade III

 

50

 

 

 

NOTA FINAL

 

 

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

 

DESMONDE, William. A Filosofia e seus Outros: Modos do Ser e Modos do Pensar. São Paulo: Loyola, 2000.

 

SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo; SILVA, Marcia Regina; MOSTAFA, Solange Puntel (orgs.). Os Pensadores e a Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. 138p. .

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

JAPIASSÚ, Hilton. Desistir do pensar? Nem pensar: criando o sentido da vida num mundo funcional e instrumental. São Paulo: Letras & Letras, 2001.

 

MATOS, Olgária Chain Féres. Filosofia: a Polifonia da Razão. São Paulo: Scipione, 1997.

 

NAGEL, Thomas. Que quer dizer tudo isto?: uma iniciação à filosofia. 3. ed. Lisboa, Portugal: Gradiva, 2010. 92 p. ISBN 9789726624219.

 

NAGEL, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

SCHELER, Max. A Posição do Homem no Cosmos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

Não se aplica.

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:

 

1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção do texto crítico sobre os Campos de investigação da Filosofia. Valor 20 pontos (individual);

 

Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados a questão do ser; a questão do agir e as demais categorias estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.

 

Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação aos princípios da lógica, sinalizando de maneira particular o nascimento da lógica; os elementos da lógica; a relação entre lógica e matemática e, por fim, a lógica de Boole e a lógica formal de Morgan. Valor 50 pontos (individual)

 

O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:

 

a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF

b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 11/04/2022, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0927028