MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: Paulo Gastaldo
CARGA HORÁRIA: 60 horas – 3 Créditos
PERÍODO: 2º SEMESTRE (de 29/04 a 06/08/2022) - NOTURNO
HORÁRIO: 6ª feira – 1a 2a e 3a aulas
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor
E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma
OBSERVAÇÕES:
Eventualmente poderá ocorrer aulas aos sábados, em função de feriados, reposições e imprevistos, como falta de luz e água no campus ou problemas críticos com o transporte público, etc.
O discente deve observar o “Regulamento do processo de avaliação discente dos cursos de graduação da UNIR” – RESOLUÇÃO Nº 338, DE 14 DE JULHO DE 2021
1. EMENTA:
Natureza da filosofia. Evolução do pensamento filosófico e científico. A questão do ser. A questão do agir. Ética: conceito. Filosofia da ética. Ética profissional. O agir eticamente. Visão histórica da lógica. Lógica: Introdução. Objeto, definição e divisão da lógica. Os princípios lógicos. Analítica formal do juízo. Analítica do raciocínio. Conjunto e álgebra booleana.
2. OBJETIVOS:
Apresentar o pensamento filosófico e sua historicidade.
Conhecer os diferentes olhares filosóficos e os teóricos mais importantes.
Descrever as etapas do pensamento lógico e seus princípios.
Promover os conhecimentos da disciplina em uma aplicação prática
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, com o uso ou não de microcomputador, projetor multimídia e lousa;
Coordenação e roteiros de leitura dos textos indicados pelo professor;
Execução e correção de exercícios teóricos e práticos de fixação;
Elaboração de trabalhos práticos em grupo acompanhado pelo professor
Avaliações multifacetadas, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
Em relação as atividades assíncronas, utilizar-se-á o SIGGA para a postagem de textos, vídeos e demais arquivos referentes ao componente curricular, bem como será a ferramenta de comunicação entre os participantes da turma.
Em caso de alguma limitação dos recursos tecnológicos dos discentes ou existência de alunos deficientes, os procedimentos de ensino deste plano serão ajustados.
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Participação em sala de aula, expressando dúvidas e contribuições;
Leituras e redação de textos, conforme indicados pelo professor;
Discussão de textos em sala de aula e fóruns virtuais;
Resolução de questões relacionadas a bibliografia.
Atividades práticas em sala de aula e ambiente virtual
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Microcomputador;
Projetor multimídia;
Acesso a internet;
Lousa e pincéis coloridos;
Ambiente Virtual.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – Natureza da filosofia. Evolução do pensamento filosófico e científico
1.1 A origem da Filosofia.
1.2 O nascimento da Filosofia.
1.3 Campos de investigação da Filosofia.
Unidade II – A questão do ser. A questão do agir. Ética: conceito. Filosofia da ética. Ética profissional. O agir eticamente
2.1 A existência da ética;
2.2 A existência da moral;
2.3 A ação ética;
2.4 Filosofia da ética e a ética na Filosofia.
Unidade III – Princípios da lógica. Visão histórica da lógica. Lógica: Introdução. Objeto, definição e divisão da lógica. Os princípios lógicos. Analítica formal do juízo. Analítica do raciocínio. Conjunto e álgebra booleana.
3.1O nascimento da lógica;
3.2 Elementos da lógica;
3.3 A relação entre lógica e matemática;
3.4 A lógica de Boole e a lógica formal de Morgan
3.5 Uma nova proposição de lógica
7. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
29/04 (P) |
Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Filosofia. |
2 |
06/05 (P) |
A origem da Filosofia: perspectivas históricas. |
3 |
07/05 (A) |
Atividade assíncrona: levantamento de dúvidas em relação ao texto A gênese do pensamento filosófico, capítulo 2. |
4 |
13/05 (P) |
A gênese do pensamento filosófico. |
5 |
20/05 (P) |
A gênese do pensamento filosófico: continuação |
6 |
21/05 (A) |
Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre os Campos de investigação da Filosofia, capítulo 3, unidade 1. |
7 |
27/05 (P) |
Avaliação I |
8 |
03/06 (P) |
A existência da ética |
9 |
04/06 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A existência da ética, capítulo 4, unidade 8. |
10 |
10/06 (P) |
A existência da ética e da moral |
11 |
17/06 (P) |
Filosofia da ética e a ética na Filosofia. |
12 |
24/06 (P) |
Elaboração do seminário. |
13 |
01/07 (P) |
Avaliação II – Apresentação do seminário. |
14 |
08/07 (P) |
O nascimento da lógica. |
15 |
09/07 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto O nascimento da lógica, capítulo 1, unidade 5. |
16 |
15/07 (P) |
Elementos da lógica. |
17 |
16/07 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto Elementos da lógica, capítulo 2, unidade 5. |
18 |
22/07 (P) |
A relação entre lógica e matemática |
19 |
23/07 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A lógica de Boole e a lógica formal de Morgan, capítulo 3, unidade 5. |
20 |
05/08 (P) |
Uma nova proposição de lógica |
21 |
06/08 (A) |
Atividade assíncrona: Avaliação III orientada pelo professor. |
22 |
12/08 (P) |
Avaliação repositiva |
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
8. ROTEIRO DAS LEITURAS
Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
29/04 (P) |
Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Filosofia. |
2 |
06/05 (P) |
A origem da Filosofia: perspectivas históricas. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
3 |
07/05 (A) |
Atividade assíncrona: levantamento de dúvidas em relação ao texto A gênese do pensamento filosófico, capítulo 2. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
4 |
13/05 (P) |
A gênese do pensamento filosófico. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
5 |
20/05 (P) |
A gênese do pensamento filosófico: continuação |
6 |
21/05 (A) |
Atividade assíncrona: construção do texto crítico sobre os Campos de investigação da Filosofia, capítulo 3, unidade 1. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
7 |
27/05 (P) |
Avaliação I |
8 |
03/06 (P) |
A existência da ética CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
9 |
04/06 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A existência da ética, capítulo 4, unidade 8. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
10 |
10/06 (P) |
A existência da ética e da moral CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
11 |
17/06 (P) |
Filosofia da ética e a ética na Filosofia. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
12 |
24/06 (P) |
Elaboração do seminário. |
13 |
01/07 (P) |
Avaliação II – Apresentação do seminário. |
14 |
08/07 (P) |
O nascimento da lógica. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
15 |
09/07 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto O nascimento da lógica, capítulo 1, unidade 5. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
16 |
15/07 (P) |
Elementos da lógica. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
17 |
16/07 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto Elementos da lógica, capítulo 2, unidade 5. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
18 |
22/07 (P) |
A relação entre lógica e matemática. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
19 |
23/07 (A) |
Atividade assíncrona: resumo orientado do texto A lógica de Boole e a lógica formal de Morgan, capítulo 3, unidade 5. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
20 |
05/08 (P) |
Uma nova proposição de lógica. CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p. |
21 |
06/08 (A) |
Atividade assíncrona: Avaliação III orientada pelo professor. |
22 |
12/08 (P) |
Avaliação repositiva |
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
9. AVALIAÇÕES
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
Avaliação I – 27/05 Unidade I |
|
100 |
Avaliação II – 01/07 Unidade II - SEMINÁRIO |
|
50 |
Avaliação III – 06/08 Unidade III |
|
50 |
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NOTA FINAL |
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Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
10. BIBLIOGRAFIA
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13. ed., 2. impr. São Paulo: Ática, 2004. 424p.
DESMONDE, William. A Filosofia e seus Outros: Modos do Ser e Modos do Pensar. São Paulo: Loyola, 2000.
SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo; SILVA, Marcia Regina; MOSTAFA, Solange Puntel (orgs.). Os Pensadores e a Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. 138p. .
10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
JAPIASSÚ, Hilton. Desistir do pensar? Nem pensar: criando o sentido da vida num mundo funcional e instrumental. São Paulo: Letras & Letras, 2001.
MATOS, Olgária Chain Féres. Filosofia: a Polifonia da Razão. São Paulo: Scipione, 1997.
NAGEL, Thomas. Que quer dizer tudo isto?: uma iniciação à filosofia. 3. ed. Lisboa, Portugal: Gradiva, 2010. 92 p. ISBN 9789726624219.
NAGEL, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
SCHELER, Max. A Posição do Homem no Cosmos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL
Não se aplica.
APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:
1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção do texto crítico sobre os Campos de investigação da Filosofia. Valor 20 pontos (individual);
Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados a questão do ser; a questão do agir e as demais categorias estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.
Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação aos princípios da lógica, sinalizando de maneira particular o nascimento da lógica; os elementos da lógica; a relação entre lógica e matemática e, por fim, a lógica de Boole e a lógica formal de Morgan. Valor 50 pontos (individual)
O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:
a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF
b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.
Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 11/04/2022, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0927028 e o código CRC 75AC7DFA. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0927028 |