Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: INFORMAÇÃO PARA ORGANIZAÇÕES

PROFESSOR: Paulo Gastaldo

CARGA HORÁRIA: 40 horas – 2 Créditos

PERÍODO: OPTATIVA (de 27/04 a 03/08/2022) - NOTURNO

HORÁRIO: 4ª feira – 1a e 2a aulas

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor

E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma

 

OBSERVAÇÕES:

1. EMENTA:

A Era da Informação. Conceito de informação. A informação como bem econômico e os processos de agregação de valor. A importância estratégica da informação para a empresa. Informação e inteligência competitiva. Comportamento informacional e cultura da organização: Informação, cognição e tomada de decisão. Mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação. Prospecção e monitoramento de informações. Coleta, seleção e filtragem de informações. Desenvolvimento de competências no trato da informação. Noções gerais de tratamento, análise, organização e armazenagem da informação.

 

2. OBJETIVOS:

● Levar o aluno a compreensão da natureza e atributos das informações úteis e seu papel na melhoria da eficiência nas organizações.

● Instrumentalizar o aluno para que possa refletir sobre a utilização efetiva da informação, sua relação com a tomada de decisão e vantagem competitiva nas corporações.

● Proporcionar ao aluno condições de desenvolver a análise crítica acerca do desenvolvimento de estruturas organizacionais capaz de prover a empresa de informações relevantes.

● Refletir sobre a responsabilidade do profissional da informação no processo de Gestão da Informação.

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Unidade I – A Era da Informação e os processos de agregação de valor

    1.1 Conceito de informação.

    1.2 A informação como bem econômico.

    1.3 A importância estratégica da informação para a empresa.

 

  1. Unidade II – Informação, inteligência competitiva e comportamento informacional

    2.1 Apreciação geral das relações entre informação e conhecimento;

    2.2 Informação, cognição e tomada de decisão;

    2.3 Mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação;

    2.4 Prospecção e monitoramento de informações.

     

  2. Unidade III – Coleta, seleção, tratamento e análise de informações

    3.1 Coleta, seleção e filtragem de informações;

    3.2 Competências no trato de informações;

    3.3 Noções gerais de tratamento, análise, organização e armazenagem da informação.

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

 

 

AULA

DIA*

TEMA

1

27/04 (P)

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Informação para Organizações.

2

04/05 (P)

Premissas conceituais sobre informação.

3

07/05 (A)

Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre a informação como bem (instrumento) econômico.

4

11/05 (P)

A utilização da informação como recurso estratégico para a empresa.

5

18/05 (P)

Relações entre informação e conhecimento.

6

21/05 (A)

Relações entre informação e conhecimento: continuação

7

25/05 (P)

Revisão teórica para a avaliação I

8

01/06 (P)

Avaliação I

9

04/06 (A)

Atividade assíncrona: criação de questionamentos sobre o papel da informação, cognição e tomada de decisão.

10

08/06 (P)

Discussão em sala sobre os questionamentos construídos sobre o papel da informação, cognição e tomada de decisão.

11

15/06 (P)

Mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação.

12

18/06 (A)

Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação.

13

22/06 (P)

Prospecção e monitoramento de informações.

14

25/06 (A)

Atividade assíncrona: Elaboração de atividade que descreva os passos para a prospecção e monitoramento de informações.

15

29/06 (P)

Coleta, seleção e filtragem de informações.

16

02/07 (A)

Atividade assíncrona: Leitura do texto Competências no trato de informações.

17

06/07 (A)

Atividade assíncrona: elaboração do seminário.

18

13/07 (P)

Avaliação II – Apresentação do seminário.

19

20/07 (P)

Noções gerais de tratamento da informação; informação.

20

23/07 (P)

Análise e organização da informação.

21

27/07 (P)

Armazenagem da informação.

22

03/08 (P)

Avaliação III

23

10/08 (P)

Avaliação repositiva

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

 

 

 

AULA

DIA*

TEMA

1

27/04 (P)

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular de Informação para Organizações.

2

04/05 (P)

Premissas conceituais sobre informação. MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002. 197p

3

07/05 (A)

Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre a informação como bem (instrumento) econômico. ÁLVARES, Lilliam (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Ed., 2012.

4

11/05 (P)

A utilização da informação como recurso estratégico para a empresa. BARRETO, A. de A. A oferta e a demanda de informação: condições técnicas. Ciência da Informação, v.28, n.2, 1999.

5

18/05 (P)

Relações entre informação e conhecimento. ÁLVARES, Lilliam (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Ed., 2012.

6

21/05 (A)

Relações entre informação e conhecimento: continuação

7

25/05 (P)

Revisão teórica para a avaliação I

8

01/06 (P)

Avaliação I

9

04/06 (A)

Atividade assíncrona: criação de questionamentos sobre o papel da informação, cognição e tomada de decisão. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

10

08/06 (P)

Discussão em sala sobre os questionamentos construídos sobre o papel da informação, cognição e tomada de decisão. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

11

15/06 (P)

Mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação. Tomaél, M. I., Alcará, A. R. S., & Chiara, I. G. D. (2005). Das redes sociais à inovação. Revista Ciência da Informação, 34(2), 93-104.

12

18/06 (A)

Atividade assíncrona: construção de texto crítico sobre mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação.

13

22/06 (P)

Prospecção e monitoramento de informações. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

14

25/06 (A)

Atividade assíncrona: Elaboração de atividade que descreva os passos para a prospecção e monitoramento de informações. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

15

29/06 (P)

Coleta, seleção e filtragem de informações. VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, ago. 2002.

16

02/07 (A)

Atividade assíncrona: Leitura do texto VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 282p

17

06/07 (A)

Atividade assíncrona: elaboração do seminário.

18

13/07 (P)

Avaliação II – Apresentação do seminário.

19

20/07 (P)

Noções gerais de tratamento da informação; informação. PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información: dimensionaes e implementación
para el éxito organizacional.
Rosario: Nuevo Parhadigma, 2004. 218p.

20

23/07 (P)

Análise e organização da informação. PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información: dimensionaes e implementación
para el éxito organizacional.
Rosario: Nuevo Parhadigma, 2004. 218p.

21

27/07 (P)

Armazenagem da informação. PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información: dimensionaes e implementación
para el éxito organizacional.
Rosario: Nuevo Parhadigma, 2004. 218p.

22

03/08 (P)

Avaliação III

23

10/08 (P)

Avaliação repositiva

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

9. AVALIAÇÕES

 

 

 

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Avaliação I – 01/06 Unidade I

 

100

Avaliação II – 13/07 Unidade II - SEMINÁRIO

 

50

Avaliação III – 03/08 Unidade III

 

50

 

 

 

NOTA FINAL

 

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ÁLVARES, Lilliam (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Ed., 2012.

 

ILHARCO, F. Filosofia da informação: uma introdução como fundação da ação, da comunicação e da decisão. Lisboa: Universidade Católica, 2003. 207p.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002. 197p.

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ARAUJO, E.A. de. Informação, sociedade e cidadania no contexto de organizações não-governamentais (ONGs) brasileiras. Ciência da Informação, v.28, n.2, 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n2/28n2a08.pdf >. Acesso em 20 abr. 2015

 

ARAÚJO, V.M.R.H. de. Sistemas de informação: nova abordagem conceitual. Ciência da Informação, v.24, n.1, 1995. Disponível em: < http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/532/484 >. Acesso em 20 abr. 2015

 

BARRETO, A. de A. A oferta e a demanda de informação: condições técnicas. Ciência da Informação, v.28, n.2, 1999. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/298/264 >. Acesso em 20 abr. 2015

 

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

 

DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as empresas gerenciam o seu capital intelectual; tradução Lenke Peres. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información: dimensionaes e implementación
para el éxito organizacional. Rosario : Nuevo Parhadigma, 2004. 218p.

 

Tomaél, M. I., Alcará, A. R. S., & Chiara, I. G. D. (2005). Das redes sociais à inovação. Revista Ciência da Informação, 34(2), 93-104.

 

VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, ago. 2002.

 

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 282p

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:

 

1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção de texto crítico sobre a informação como bem (instrumento) econômico. Valor 20 pontos (individual);

 

Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados à informação, inteligência competitiva e comportamento informacional estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.

 

Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação a coleta, seleção, tratamento e análise de informações. Valor 50 pontos (individual)

 

O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:

 

a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF

b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 11/04/2022, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0927030 e o código CRC 4FC60E1F.




Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0927030