MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: DEP00245 – LEGISLAÇÃO E ÉTICA
PROFESSOR: Marcelo Batista de Oliveira
CARGA HORÁRIA: 80 h/r, 96h/a – 4 Créditos
PERÍODO: 8º (de 28/04 a 04/08/2022 – Quinta-feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h50
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
E-MAIL DO PROFESSOR: marcelo@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: não aplicável
E-MAIL DO MONITOR: não aplicável
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: 5ª (quinta-feira /15h00 à 18h00/) SALA DOS GRUPOS DE PESQUISA
OBSERVAÇÕES:
Ética, legislação e organização profissional e da informação. Código do consumidor. Direitos autorais.
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
28/04 (P) |
Disponibilização do Plano de Ensino, apresentação da disciplina e dos textos para estudo. |
2 |
05/05 (P) |
Introdução ao Estudo do Direito: Direito e Sociedade. |
3 |
07/05 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Direito e Sociedade. |
4 |
12/05 (P) |
Introdução ao Estudo do Direito: O Direito e as outras ciências. Classificação do Direito. Classificação das Leis. |
5 |
19/05 (P) |
Introdução ao Estudo do Direito: Hermenêutica Jurídica. |
6 |
21/05 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre os tópicos Classificação das Leis e Hermenêutica Jurídica. |
7 |
26/05 (P) |
Introdução ao Estudo do Direito: Noções da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (LINDB). |
8 |
02/06 (P) |
Tópicos de Direito Constitucional: Artigos 5º e 6º. |
9 |
04/06 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Artigos 5º e 6º. |
10 |
09/06 (P) |
Tópicos de Direito Constitucional: Administração Pública. |
11 |
16/06 (P) |
Tópicos de Direito Administrativo: Lei 8112/90. |
12 |
18/06 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Administração Pública. |
13 |
23/06 (P) |
Tópicos de Direito Administrativo: Lei 9784/99. |
14 |
30/06 (P) |
Tópicos de Direito Civil. |
15 |
02/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Direito Civil. |
16 |
07/07 (P) |
Tópicos de Direito do Consumidor. Tópicos de Direito Autoral. |
17 |
14/07 (P) |
Ética profissional do Bibliotecário. |
18 |
16/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de seminário. |
19 |
21/07 (P) |
Legislação da profissão. |
20 |
30/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de seminário. |
21 |
28/07 (P) |
Apresentação de Seminários. |
22 |
04/08 (P) |
Apresentação de Seminários. |
- |
REPOSITIVA |
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* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO O registro no SIGAA das atividades solicitadas no decorrer da disciplina garantirá a presença do aluno e corresponderá a 40% na composição para a nota final. 4 entregas |
A |
10 |
PROVA AVALIATIVA A execução de 1 (uma) prova avaliativa corresponderá a 30% na composição da nota final. 1 entrega |
B |
10 |
SEMINÁRIO A apresentação do Trabalho Final no Seminário corresponde a 30% para a composição da nota final. 1 entrega |
C |
10 |
NOTA FINAL A composição do conceito final corresponde ao somatório dos resultados das atividades 1, 2 e 3.
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(A+B+C)/3 |
Observação:
Conselho Federal de Biblioteconomia. Disponível em: <http://www.cfb.org.br/legislacao/resolucoes/Resolu%E7%E3o%20042-02.asp.
Nova Lei do Direito Autoral LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Disponível em: < www.revista.art.br/pdfs/lei-direito-autoral.pdf>
BETIOLI, A. B. Introdução ao Direito. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
NADER, P. Introdução ao estudo do Direito. 44 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022.
Vade Mecum Saraiva. 33 ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
Legislação Profissional do Bibliotecário: disponível em <www.cfb.org.br>
Espera-se nos “Apontamentos críticos” que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma redação, relacionando a temática abordada em um conjunto de aulas com uma literatura acadêmica-científica pré-selecionada. A redação, deverá usar da linguagem e exigências próprias do trabalho acadêmico.
- A avaliação dos “Apontamentos críticos” será qualitativa, conforme os critérios abaixo.
CRITÉRIOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DOS APONTAMENTOS
- Se verificado plágio no decorrer do texto, a atividade será sumariamente “zerada”.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue obrigatoriamente pelo Ambiente Virtual SIGAA.
Espera-se nas “Questões On-Line” que o aluno, de maneira individual, elabore respostas escritas sobre questões relacionadas as aulas presenciais e aos textos recomendados para leitura obrigatória e tenha capacidade de complementar ou refutar as indicações de seus colegas. As questões serão disponibilizadas no Ambiente Virtual e deverão ser respondidas no mesmo ambiente.
Ao todo, serão disponibilizados 12 (doze) conjuntos de questões.
- A avaliação das “Questões On-Line” será qualitativa e considerará a capacidade de criação, diálogo e síntese do aluno.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue pelo Ambiente Virtual.
- Se verificado que o aluno simplesmente copiou a resposta do colega, a resposta copiada não será pontuada.
- É inadmissível qualquer forma de violência simbólica nos fóruns.
Espera-se no “Seminário”, que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma apresentação de acordo com as normas.
- A avaliação do “Seminário” será qualitativa, conforme quadro abaixo.
Formulário para avaliação
Critério |
Insuficiente (0,5) |
Regular (1,0) |
Bom (1,5) |
Excelente (2,0) |
Domínio do conteúdo/texto |
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Estrutura da apresentação (introdução, conclusão, registro linguístico e ritmo) |
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Organização tempo |
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Recursos didáticos |
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Apresentação do tema |
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- Esta atividade deverá ser elaborada fora do horário de aula (Remoto Assíncrono) e apresentada em sala de aula.
- Os grupos terão o máximo de 2 (dois) integrantes por grupo, e todos os integrantes devem apresentar o seminário.
- É inadmissível qualquer forma de violência física e simbólica durante a apresentação dos seminários.
1. Apresentar a equipe e falar em nome dela;
2. Definir quando devem ser feitas as intervenções dos ouvintes;
3. Estabelecer contato visual com o público;
4. Fazer Introdução e Conclusão das apresentações;
5. Estabelecer as relações entre o que foi dito pelo colega anteriormente e o que será dito;
6. Evitar leitura simplesmente (eventualmente é necessário e interessante ler um pequeno fragmento);
7. Evitar transcrições de fragmentos muito extensas nos slides (resumir sem alterar as ideias apresentadas no texto);
8. Empregar exemplos (do texto e outros que forem pertinentes);
9. Tomar cuidado com apresentação Power Point (slides ilegíveis, com erros gramaticais, muito extensos, com um número de slides muito grande etc.);
10. Escrever no quadro (ou na apresentação em Power Point) os principais conceitos (não esquecer que algumas palavras são empregadas nos textos pelos autores na condição de conceitos e como tais precisam ser destacados e explicados);
11. Remeter as ideias do texto a quem o produziu (não se refira ao autor pelo primeiro nome, consulte na plataforma lattes ou em outras fontes informações sobre o autor, suas pesquisas, trabalhos etc.);
12. Não confundir as ideias do autor com aquelas de outros que o próprio autor cita, comenta, questiona, emprega como exemplo.
1. Explicitar a ordem de apresentação na introdução;
2. Fazer um rascunho mental do que deverá ser falado por meio de ensaio, mas também por meio das pistas deixadas nos slides que servirão de mote para a continuidade de fala;
3. Falar com convicção e segurança, para isso é preciso:
4. Atenção aos gestos corporais tais como movimentos bruscos, ou muita estaticidade (em situações de nervosismo, evitar segurar o papel na mão, evitar ficar na frente dos slides, evitar manifestar esse nervosismo por excessiva gesticulação e balanço de pernas, braços etc.;
5. Saber ouvir, quando perguntado, sem entender eventuais perguntas como críticas, ou eventuais críticas como um problema;
6. Empregar bem os mecanismos de costura, de coesão entre as ideias (cuidado com improviso, com a repetição de cacoetes como “Ok”, “não é”, “certo” etc.);
7. É preciso cuidar do tempo da apresentação, para isso é preciso deixar o relógio sobre a mesa e consultá-lo discretamente de vez em quando;
8. Não justificar eventuais falhas na apresentação à falta de tempo;
9. Ignorar as eventuais brincadeiras dos colegas de turma, com vistas a tumultuar a apresentação;
10. Conferir pela postura dos colegas se eles estão compreendendo o que está sendo apresentado e diante de algum indício de dúvida é preciso perguntar se há dúvidas além de tentar reformular o que foi dito, tornando mais acessível o conteúdo.
O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.
Documento assinado eletronicamente por MARCELO BATISTA DE OLIVEIRA, Docente, em 15/04/2022, às 13:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0929283 e o código CRC A0A4E88D. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0929283 |