MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: DEP00157 – NORMATIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA
PROFESSOR: Marcelo Batista de Oliveira
CARGA HORÁRIA: 60 h/r, 72 h/a – 3 Créditos
PERÍODO: 2º (de 26/04 a 09/08/2022 – Terça-feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h40
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
E-MAIL DO PROFESSOR: marcelo@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: não aplicável
E-MAIL DO MONITOR: não aplicável
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: 3ª (terça-feira /15h00 à 18h00/) SALA DOS GRUPOS DE PESQUISA
OBSERVAÇÕES:
Ementa: Normas internacionais e brasileiras de informação e documentação: ISO,
NBR. Vancouver e APA. Gestores de referências.
● Apresentar o processo de normatização documentária.
● Conhecer as diversas normas de normatização existentes em nível mundial.
● Descrever as etapas de normatização de acordo com os tipos de documentos.
● Promover os conhecimentos da disciplina em uma aplicação prática.
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
26/04 (P) |
Disponibilização do Plano de Ensino, apresentação da disciplina e dos textos para estudo. |
2 |
03/05 (P) |
Introdução à normalização e documentação. |
3 |
07/05 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normalização e documentação. |
4 |
10/05 (P) |
História e finalidades da normalização; - Organismos nacionais e internacionais ligados à normalização de documentos; - Tipos de documentos acadêmico/científico. Normas ABNT para documentação (divisão feita apenas para fins didáticos). |
5 |
17/05 (P) |
Normas ABNT para documentação. Normas para documento acadêmico/científico: ABNT NBR 6027:2012 - Informação e documentação - Sumário. ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito. |
6 |
21/05 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 6027:2012 e ABNT NBR 6024:2012. |
7 |
24/05 (P) |
ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos. ABNT NBR 15287:2011 - Informação e documentação - Projeto de pesquisa. ABNT NBR 10719:2015 - Informação e documentação - Relatório técnico e/ou científico. |
8 |
31/05 (P) |
ABNT NBR 15437:2006 - Informação e documentação - Pôsteres técnicos e científicos. ABNT NBR 6028:2021 - Informação e documentação - Resumo. |
9 |
04/06 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 15437:2006 e ABNT NBR NBR 6028:2021. |
10 |
07/06 (P) |
ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências. ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos. ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice. |
11 |
14/06 (P) |
Normas para livros: ABNT NBR 6029:2006 - Informação e documentação - Livros e folhetos. ABNT NBR ISO 2108:2006 - Informação e documentação - Número Padrão Internacional de Livro (ISBN). |
12 |
18/06 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 6023:2018 e ABNT NBR 10520:2002. |
13 |
21/06 (P) |
ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice. ABNT NBR 12225:2004 - Informação e documentação - Lombada. |
14 |
28/06 (P) |
Normas para periódicos: ABNT NBR 10525:2005 - Informação e documentação - Número Padrão Internacional para Publicação seriada - ISSN. ABNT NBR 6021:2015 - Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa. |
15 |
02/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 10525:2005 e ABNT NBR 6021:2015. |
16 |
05/07 (P) |
ABNT NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa. |
17 |
12/07 (P) |
ABNT NBR 10518:2005 - Informação e documentação - Guias de unidades informacionais – Elaboração. ABNT NBR 6025:2002 - Informação e documentação - Revisão de originais e provas. |
18 |
16/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de seminário. |
19 |
19/07 (P) |
ABNT NBR 5892:2019 - Informação e documentação - Norma para datar. ABNT NBR 6033:1989 - Informação e documentação - Ordem alfabética. |
20 |
23/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de seminário. |
21 |
26/07 (P) |
Apresentação de Seminários. |
22 |
02/08 (P) |
Apresentação de Seminários. |
23 |
09/08 (P) |
Apresentação de Seminários. |
- |
REPOSITIVA |
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* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO O registro no SIGAA das atividades solicitadas no decorrer da disciplina garantirá a presença do aluno e corresponderá a 40% na composição para a nota final. 4 entregas |
A |
10 |
PROVA AVALIATIVA A execução de 1 (uma) prova avaliativa corresponderá a 30% na composição da nota final. 1 entrega |
B |
10 |
SEMINÁRIO A apresentação do Trabalho Final no Seminário corresponde a 30% para a composição da nota final. 1 entrega |
C |
10 |
NOTA FINAL A composição do conceito final corresponde ao somatório dos resultados das atividades 1, 2 e 3.
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(A+B+C)/3 |
Observação:
FURASTÉ, Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: ABNT. 17. ed. Porto Alegre: Dactilo-plus, 2013.
MANUAL de estilo da APA: regras básicas. Porto Alegre: Artmed, 2006. 269p.
OLIVEIRA, Bernardina Maria J. F. de. Conversas sobre normalização de textos acadêmicos: aplicando normas da ABNT como instrumento de lapidação estrutural. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
______. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
______. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6029: apresentação de livros e folhetos. Rio de Janeiro, 2006.
______. NBR 10520: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 10719: apresentação de relatório técnico-científicos. Rio de Janeiro, 2011.
______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
______. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
AMERICAN PSYCOLOGICAL ASSOCIATION. Regras essenciais de estilo da APA. 6.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
AMERICAN PSYCOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação APA. 6.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
SAVI M. G.; NETO E, A. Como elaborar referências bibliográficas segundo o estilo de Vancouver. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2009.
SILVA, E. G.; ANDRETTA, P. I. S.; RAMOS, R. C. Novas práticas na gestão de informação bibliográfica: estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos estudantes, pesquisadores e bibliotecários. Revista ACB, Florianópolis, v. 16, n. 2, 2011. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/774/pdf_60 >. Acesso em: 01 out., 2012.
Espera-se nos “Apontamentos críticos” que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma redação, relacionando a temática abordada em um conjunto de aulas com uma literatura acadêmica-científica pré-selecionada. A redação, deverá usar da linguagem e exigências próprias do trabalho acadêmico.
- A avaliação dos “Apontamentos críticos” será qualitativa, conforme os critérios abaixo.
CRITÉRIOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DOS APONTAMENTOS
- Se verificado plágio no decorrer do texto, a atividade será sumariamente “zerada”.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue obrigatoriamente pelo Ambiente Virtual SIGAA.
Espera-se nas “Questões On-Line” que o aluno, de maneira individual, elabore respostas escritas sobre questões relacionadas as aulas presenciais e aos textos recomendados para leitura obrigatória e tenha capacidade de complementar ou refutar as indicações de seus colegas. As questões serão disponibilizadas no Ambiente Virtual e deverão ser respondidas no mesmo ambiente.
Ao todo, serão disponibilizados 12 (doze) conjuntos de questões.
- A avaliação das “Questões On-Line” será qualitativa e considerará a capacidade de criação, diálogo e síntese do aluno.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue pelo Ambiente Virtual.
- Se verificado que o aluno simplesmente copiou a resposta do colega, a resposta copiada não será pontuada.
- É inadmissível qualquer forma de violência simbólica nos fóruns.
Espera-se no “Seminário”, que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma apresentação de acordo com as normas.
- A avaliação do “Seminário” será qualitativa, conforme quadro abaixo.
Formulário para avaliação
Critério |
Insuficiente (0,5) |
Regular (1,0) |
Bom (1,5) |
Excelente (2,0) |
Domínio do conteúdo/texto |
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Estrutura da apresentação (introdução, conclusão, registro linguístico e ritmo) |
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Organização tempo |
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Recursos didáticos |
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Apresentação do tema |
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- Esta atividade deverá ser elaborada fora do horário de aula (Remoto Assíncrono) e apresentada em sala de aula.
- Os grupos terão o máximo de 2 (dois) integrantes por grupo, e todos os integrantes devem apresentar o seminário.
- É inadmissível qualquer forma de violência física e simbólica durante a apresentação dos seminários.
1. Apresentar a equipe e falar em nome dela;
2. Definir quando devem ser feitas as intervenções dos ouvintes;
3. Estabelecer contato visual com o público;
4. Fazer Introdução e Conclusão das apresentações;
5. Estabelecer as relações entre o que foi dito pelo colega anteriormente e o que será dito;
6. Evitar leitura simplesmente (eventualmente é necessário e interessante ler um pequeno fragmento);
7. Evitar transcrições de fragmentos muito extensas nos slides (resumir sem alterar as ideias apresentadas no texto);
8. Empregar exemplos (do texto e outros que forem pertinentes);
9. Tomar cuidado com apresentação Power Point (slides ilegíveis, com erros gramaticais, muito extensos, com um número de slides muito grande etc.);
10. Escrever no quadro (ou na apresentação em Power Point) os principais conceitos (não esquecer que algumas palavras são empregadas nos textos pelos autores na condição de conceitos e como tais precisam ser destacados e explicados);
11. Remeter as ideias do texto a quem o produziu (não se refira ao autor pelo primeiro nome, consulte na plataforma lattes ou em outras fontes informações sobre o autor, suas pesquisas, trabalhos etc.);
12. Não confundir as ideias do autor com aquelas de outros que o próprio autor cita, comenta, questiona, emprega como exemplo.
1. Explicitar a ordem de apresentação na introdução;
2. Fazer um rascunho mental do que deverá ser falado por meio de ensaio, mas também por meio das pistas deixadas nos slides que servirão de mote para a continuidade de fala;
3. Falar com convicção e segurança, para isso é preciso:
4. Atenção aos gestos corporais tais como movimentos bruscos, ou muita estaticidade (em situações de nervosismo, evitar segurar o papel na mão, evitar ficar na frente dos slides, evitar manifestar esse nervosismo por excessiva gesticulação e balanço de pernas, braços etc.;
5. Saber ouvir, quando perguntado, sem entender eventuais perguntas como críticas, ou eventuais críticas como um problema;
6. Empregar bem os mecanismos de costura, de coesão entre as ideias (cuidado com improviso, com a repetição de cacoetes como “Ok”, “não é”, “certo” etc.);
7. É preciso cuidar do tempo da apresentação, para isso é preciso deixar o relógio sobre a mesa e consultá-lo discretamente de vez em quando;
8. Não justificar eventuais falhas na apresentação à falta de tempo;
9. Ignorar as eventuais brincadeiras dos colegas de turma, com vistas a tumultuar a apresentação;
10. Conferir pela postura dos colegas se eles estão compreendendo o que está sendo apresentado e diante de algum indício de dúvida é preciso perguntar se há dúvidas além de tentar reformular o que foi dito, tornando mais acessível o conteúdo.
O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.
Documento assinado eletronicamente por MARCELO BATISTA DE OLIVEIRA, Docente, em 18/04/2022, às 18:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0929713 |