Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

 

DISCIPLINA: DEP00157 – NORMATIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA

PROFESSOR: Marcelo Batista de Oliveira

CARGA HORÁRIA: 60 h/r, 72 h/a – 3 Créditos

PERÍODO: 2º (de 26/04 a 09/08/2022 – Terça-feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h40

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: marcelo@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA: não aplicável

E-MAIL DO MONITOR: não aplicável

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: 3ª (terça-feira /15h00 à 18h00/) SALA DOS GRUPOS DE PESQUISA

OBSERVAÇÕES:

 

 

1. EMENTA:

Ementa: Normas internacionais e brasileiras de informação e documentação: ISO,

NBR. Vancouver e APA. Gestores de referências.

 

 

2. OBJETIVOS:

 

● Apresentar o processo de normatização documentária.

● Conhecer as diversas normas de normatização existentes em nível mundial.

● Descrever as etapas de normatização de acordo com os tipos de documentos.

● Promover os conhecimentos da disciplina em uma aplicação prática.

 

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  1. Aula teórica / Presencial – Disponibilização do Plano de Ensino, apresentação da disciplina e dos textos para estudo.
  2. Aula teórica / Presencial – Introdução à normalização e documentação.
  3. Aula teórica / Presencial – História e finalidades da normalização; Organismos nacionais e internacionais ligados à normalização de documentos; Tipos de documentos acadêmico/científico.
  4. Aula teórica / Presencial – Normas ABNT para documentação. Normas para documento acadêmico/científico: ABNT NBR 6027:2012 - Informação e documentação - Sumário. ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito.
  5. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos. ABNT NBR 15287:2011 - Informação e documentação - Projeto de pesquisa. ABNT NBR 10719:2015 - Informação e documentação - Relatório técnico e/ou científico.
  6. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 15437:2006 - Informação e documentação - Pôsteres técnicos e científicos. ABNT NBR 6028:2021 - Informação e documentação - Resumo.
  7. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências. ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos. ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice.
  8. Aula teórica / Presencial – Normas para livros: ABNT NBR 6029:2006 - Informação e documentação - Livros e folhetos. ABNT NBR ISO 2108:2006 - Informação e documentação - Número Padrão Internacional de Livro (ISBN).
  9. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice. ABNT NBR 12225:2004 - Informação e documentação - Lombada.
  10. Aula teórica / Presencial – Normas para periódicos: ABNT NBR 10525:2005 - Informação e documentação - Número Padrão Internacional para Publicação seriada - ISSN. ABNT NBR 6021:2015 - Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa.
  11. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa. 
  12. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 10518:2005 - Informação e documentação - Guias de unidades informacionais – Elaboração. ABNT NBR 6025:2002 - Informação e documentação - Revisão de originais e provas.
  13. Aula teórica / Presencial – ABNT NBR 5892:2019 - Informação e documentação - Norma para datar. ABNT NBR 6033:1989 - Informação e documentação - Ordem alfabética.
  14. Apresentação de Seminários.
  15. Apresentação de Seminários.
  16. Apresentação de Seminários.

 

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1

26/04  (P)

Disponibilização do Plano de Ensino, apresentação da disciplina e dos textos para estudo.

2

03/05  (P)

Introdução à normalização e documentação.

3

07/05  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normalização e documentação.

4

10/05  (P)

História e finalidades da normalização; - Organismos nacionais e internacionais ligados à normalização de documentos; - Tipos de documentos acadêmico/científico.  Normas ABNT para documentação (divisão feita apenas para fins didáticos).

5

17/05  (P)

Normas ABNT para documentação. Normas para documento acadêmico/científico: ABNT NBR 6027:2012 - Informação e documentação - Sumário. ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito.

6

21/05  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 6027:2012 e ABNT NBR 6024:2012.

7

24/05  (P)

ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos. ABNT NBR 15287:2011 - Informação e documentação - Projeto de pesquisa. ABNT NBR 10719:2015 - Informação e documentação - Relatório técnico e/ou científico.

8

31/05  (P)

ABNT NBR 15437:2006 - Informação e documentação - Pôsteres técnicos e científicos. ABNT NBR 6028:2021 - Informação e documentação - Resumo.

9

04/06  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 15437:2006 e ABNT NBR NBR 6028:2021.

10

07/06  (P)

ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências. ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos. ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice.

11

14/06  (P)

Normas para livros: ABNT NBR 6029:2006 - Informação e documentação - Livros e folhetos. ABNT NBR ISO 2108:2006 - Informação e documentação - Número Padrão Internacional de Livro (ISBN).

12

18/06  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 6023:2018 e ABNT NBR 10520:2002.

13

21/06  (P)

ABNT NBR 6034:2004 - Informação e documentação - Índice. ABNT NBR 12225:2004 - Informação e documentação - Lombada.

14

28/06  (P)

Normas para periódicos: ABNT NBR 10525:2005 - Informação e documentação - Número Padrão Internacional para Publicação seriada - ISSN. ABNT NBR 6021:2015 - Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa.

15

02/07  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Normas ABNT NBR 10525:2005 e ABNT NBR 6021:2015.

16

05/07  (P)

ABNT NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa. 

17

12/07  (P)

ABNT NBR 10518:2005 - Informação e documentação - Guias de unidades informacionais – Elaboração. ABNT NBR 6025:2002 - Informação e documentação - Revisão de originais e provas.

18

16/07  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de seminário.

19

19/07  (P)

ABNT NBR 5892:2019 - Informação e documentação - Norma para datar. ABNT NBR 6033:1989 - Informação e documentação - Ordem alfabética.

20

23/07  (A)

Atividade Assíncrona: Elaboração de seminário.

21

26/07  (P)

Apresentação de Seminários.

22

02/08  (P)

Apresentação de Seminários.

23

09/08  (P)

Apresentação de Seminários.

-

REPOSITIVA

 

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. AVALIAÇÕES

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO

O registro no SIGAA das atividades solicitadas no decorrer da disciplina garantirá a presença do aluno

e corresponderá a 40% na composição para a nota final. 

4 entregas

A

10

PROVA AVALIATIVA

A execução de 1 (uma) prova avaliativa corresponderá a 30% na composição da nota final.

1 entrega

B

10

SEMINÁRIO

A apresentação do Trabalho Final no Seminário corresponde a 30% para a composição da nota final.

1 entrega

C

10

NOTA FINAL

A composição do conceito final corresponde ao somatório dos resultados das atividades 1, 2 e 3.

 

 

(A+B+C)/3

 

Observação:

  1. A avaliação também tomará como base a:
  1. Frequência – pontualidade e assiduidade do aluno às aulas (75% de frequência é obrigatória);
  2. Participação ativa nos debates manifestando conhecimento do assunto;
  3. Rigorosa qualidade e cumprimento na elaboração das atividades solicitadas;
  4. Atividade de campo – visitas às Unidades de Informação;
  5. Seminário – integração com os membros do grupo, participação na discussão do conteúdo e na socialização dos resultados da atividade;
  6. Prova Avaliativa – pertinência do conteúdo, clareza e coerência na apresentação das respostas e do texto, ortografia e gramática.
  1. As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
  2. As atividades avaliativas serão divididas em Unidade 1 e Unidade 2.
  3. Será aprovado na disciplina o aluno que obtiver média maior ou igual a 60.

 

9 BIBLIOGRAFIA

9.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

FURASTÉ, Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: ABNT. 17. ed. Porto Alegre: Dactilo-plus, 2013.

MANUAL de estilo da APA: regras básicas. Porto Alegre: Artmed, 2006. 269p.

OLIVEIRA, Bernardina Maria J. F. de. Conversas sobre normalização de textos acadêmicos: aplicando normas da ABNT como instrumento de lapidação estrutural. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2007.

 

9.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

______. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

______. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6029: apresentação de livros e folhetos. Rio de Janeiro, 2006.

______. NBR 10520: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 10719: apresentação de relatório técnico-científicos. Rio de Janeiro, 2011.

______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

______. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

AMERICAN PSYCOLOGICAL ASSOCIATION. Regras essenciais de estilo da APA. 6.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

AMERICAN PSYCOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação APA. 6.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

SAVI M. G.; NETO E, A. Como elaborar referências bibliográficas segundo o estilo de Vancouver. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2009.

SILVA, E. G.; ANDRETTA, P. I. S.; RAMOS, R. C. Novas práticas na gestão de informação bibliográfica: estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos estudantes, pesquisadores e bibliotecários. Revista ACB, Florianópolis, v. 16, n. 2, 2011. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/774/pdf_60 >. Acesso em: 01 out., 2012.

 

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

1. Apontamentos críticos

 

Espera-se nos “Apontamentos críticos” que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma redação, relacionando a temática abordada em um conjunto de aulas com uma literatura acadêmica-científica pré-selecionada. A redação, deverá usar da linguagem e exigências próprias do trabalho acadêmico.

- A avaliação dos “Apontamentos críticos” será qualitativa, conforme os critérios abaixo.

 

CRITÉRIOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DOS APONTAMENTOS

  1. COERÊNCIA GLOBAL: 3,0 PONTOS (0,3 décimos cada erro)
    1. Estruturação: Estruturação formal: sequencial dos parágrafos, paragrafação (distribuição das ideias em parágrafos)
    2. Título: adequação ao conteúdo do texto, ausência.
    3. Focalização: Abordagem da situação escolhida, coerência com o tema, não contradição.
  2. COESÃO: 3,0 PONTOS (0,5 décimos cada erro)
    1. Coesão Referencial: continuidade do texto tendo em vista o emprego de recursos linguísticos para se referir a elementos já mencionados ou a serem mencionados, que não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos.
    2. Coesão Sequencial: emprego de recursos linguísticos por meio dos quais se estabelecem diversos tipos de relações semânticas entre segmentos do texto garantindo-lhe progressão.
    3. Concordância e pontuação (quando interferirem na coesão)
  3. PIS – PROGRESSÃO, INFORMATIVIDADE E SITUACIONALIDADE: 2,0 PONTOS (0,5 décimos cada erro)
    1. Observar se o tema progride, com o acréscimo de novas ideias, se há informação relevante, ausência de clichês, estereótipos, frases feitas, afirmações óbvias, adequação de registro tendo em vista o vocabulário, originalidade e criatividade.
  4. CORREÇÃO GRAMÁTICAL: 2,0 PONTOS (0,2 décimos cada erro)
    1. Ortografia, Pontuação, Concordância nominal e verbal, Regência verbal e nominal, Sintaxe de colocação, Emprego dos pronomes.

 

- Se verificado plágio no decorrer do texto, a atividade será sumariamente “zerada”.

- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue obrigatoriamente pelo Ambiente Virtual SIGAA.

 

2. Questões On-Line

 

Espera-se nas “Questões On-Line” que o aluno, de maneira individual, elabore respostas escritas sobre questões relacionadas as aulas presenciais e aos textos recomendados para leitura obrigatória e tenha capacidade de complementar ou refutar as indicações de seus colegas. As questões serão disponibilizadas no Ambiente Virtual e deverão ser respondidas no mesmo ambiente.

Ao todo, serão disponibilizados 12 (doze) conjuntos de questões.

 

- A avaliação das “Questões On-Line” será qualitativa e considerará a capacidade de criação, diálogo e síntese do aluno.

- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue pelo Ambiente Virtual.

- Se verificado que o aluno simplesmente copiou a resposta do colega, a resposta copiada não será pontuada.

- É inadmissível qualquer forma de violência simbólica nos fóruns.

 

3. Seminário

 

Espera-se no “Seminário”, que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma apresentação de acordo com as normas.

- A avaliação do “Seminário” será qualitativa, conforme quadro abaixo.

 

Formulário para avaliação

Critério

Insuficiente

(0,5)

Regular

(1,0)

Bom

(1,5)

Excelente

(2,0)

Domínio do conteúdo/texto

 

 

 

 

Estrutura da apresentação (introdução, conclusão, registro linguístico e ritmo)

 

 

 

 

Organização tempo

 

 

 

 

Recursos didáticos

 

 

 

 

Apresentação do tema

 

 

 

 

 

- Esta atividade deverá ser elaborada fora do horário de aula (Remoto Assíncrono) e apresentada em sala de aula.

- Os grupos terão o máximo de 2 (dois) integrantes por grupo, e todos os integrantes devem apresentar o seminário.

- É inadmissível qualquer forma de violência física e simbólica durante a apresentação dos seminários.

 

3.1 Orientações para a apresentação do seminário

 

1. Apresentar a equipe e falar em nome dela;

2. Definir quando devem ser feitas as intervenções dos ouvintes;

3. Estabelecer contato visual com o público;

4. Fazer Introdução e Conclusão das apresentações;

5. Estabelecer as relações entre o que foi dito pelo colega anteriormente e o que será dito;

6. Evitar leitura simplesmente (eventualmente é necessário e interessante ler um pequeno fragmento);

7. Evitar transcrições de fragmentos muito extensas nos slides (resumir sem alterar as ideias apresentadas no texto);

8. Empregar exemplos (do texto e outros que forem pertinentes);

9. Tomar cuidado com apresentação Power Point (slides ilegíveis, com erros gramaticais, muito extensos, com um número de slides muito grande etc.);

10. Escrever no quadro (ou na apresentação em Power Point) os principais conceitos (não esquecer que algumas palavras são empregadas nos textos pelos autores na condição de conceitos e como tais precisam ser destacados e explicados);

11. Remeter as ideias do texto a quem o produziu (não se refira ao autor pelo primeiro nome, consulte na plataforma lattes ou em outras fontes informações sobre o autor, suas pesquisas, trabalhos etc.);

12. Não confundir as ideias do autor com aquelas de outros que o próprio autor cita, comenta, questiona, emprega como exemplo.

 

3.2 Orientações para apresentação oral do seminário

 

1. Explicitar a ordem de apresentação na introdução;

2. Fazer um rascunho mental do que deverá ser falado por meio de ensaio, mas também por meio das pistas deixadas nos slides que servirão de mote para a continuidade de fala;

3. Falar com convicção e segurança, para isso é preciso:

4. Atenção aos gestos corporais tais como movimentos bruscos, ou muita estaticidade (em situações de nervosismo, evitar segurar o papel na mão, evitar ficar na frente dos slides, evitar manifestar esse nervosismo por excessiva gesticulação e balanço de pernas, braços etc.;

5. Saber ouvir, quando perguntado, sem entender eventuais perguntas como críticas, ou eventuais críticas como um problema;

6. Empregar bem os mecanismos de costura, de coesão entre as ideias (cuidado com improviso, com a repetição de cacoetes como “Ok”, “não é”, “certo” etc.);

7. É preciso cuidar do tempo da apresentação, para isso é preciso deixar o relógio sobre a mesa e consultá-lo discretamente de vez em quando;

8. Não justificar eventuais falhas na apresentação à falta de tempo;

9. Ignorar as eventuais brincadeiras dos colegas de turma, com vistas a tumultuar a apresentação;

10. Conferir pela postura dos colegas se eles estão compreendendo o que está sendo apresentado e diante de algum indício de dúvida é preciso perguntar se há dúvidas além de tentar reformular o que foi dito, tornando mais acessível o conteúdo.

 

4. Avaliação repositiva

 

O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELO BATISTA DE OLIVEIRA, Docente, em 18/04/2022, às 18:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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