Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS III – Tesauros e Ontologias

PROFESSOR: Rosilene Agapito da Silva Llarena

CARGA HORÁRIA: 80 h/a – 4 Créditos

PERÍODO: 6º (de 27/04 a 10/08/2022 – 4ª feira)

HORÁRIO: 19h00 às 22h00h

MODALIDADE: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL /ENSINO HÍBRIDO

 

E-MAIL DO PROFESSOR: rosileneagapito@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Quarta-feira / 19h às 21h30 /Remoto

 

1. EMENTA:

 

Linguagens documentárias alfabéticas. A Terminologia na elaboração de linguagens documentárias. Procedimentos e metodologias para construção de vocabulários controlados monolíngues. Diretrizes para a construção, formato e gerenciamento de vocabulários controlados monolíngues. Seleção do software para a construção e gerenciamento do tesauro. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias. Perspectivas para a representação utilizando tecnologias semânticas

 

2. OBJETIVOS:

 

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

 

 

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1. Informação, Conhecimento e Linguagem

2. As linguagens documentárias e o fluxo documental

3. Linguagens documentais e representação documental

3.1 O conceito de representação documental

3.2 Estrutura e tipologias das linguagens documentárias

4. Cabeçalhos de Assunto: origens, desenvolvimento e principais listas de cabeçalhos de assuntos

4.1 Estrutura interna e apresentação gráfica e procedimentos de uso e/ou manutenção

5. Tesauros: conceito, funcionalidade e aplicação

5.1 Estrutura do tesauro e critérios para seleção de software para a construção e gerenciamento do tesauro

5.2 Procedimentos para elaboração de tesauro

5.3 Categorização e relações conceituais

5.4 Aspectos terminológicos do tesauro

6. Ontologias: definições gerais, tipos e aplicações

6.1 Métodos de construção e avaliação de ontologias

6.2 Diferenças e semelhanças entre ontologias e tesauros

 

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

 

AULA

DIA*

TEMA

1 S

27/04/2022

SEMANA DE RECEPÇÃO AOS ALUNOS

2 S

04/05/2022

Apresentação do Plano de Ensino – Introdução à disciplina

3 A

07/05/2022 (Sábado)

Informação, Conhecimento e Linguagem – Fórum MEWE

4 S

11/05/2022

PALESTRA: As linguagens documentárias e o fluxo documental – Cláudio Temóteo.

5 S

18/05/2022

Linguagens documentais e representação documental

6 A

21/05/2022

(Sábado)

O conceito de representação documental – Fórum MEWE

7 S

25/05/2022

Estrutura e tipologias das linguagens documentárias

8 S

01/06/2022

Cabeçalhos de Assunto: origens, desenvolvimento e principais listas de cabeçalhos de assuntos

9 S

08/06/2022

Estrutura interna e apresentação gráfica e procedimentos de uso e/ou manutenção

10 A

15/06/2022

PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – ESTUDO DIRIGIDO

11 A

18/06/2022 (Sábado)

Tesauros: conceito, funcionalidade e aplicação – Fórum MEWE

12 S

22/06/2022

Estrutura do tesauro e critérios para seleção de software para a construção e gerenciamento do tesauro

13 S

29/06/2022

Procedimentos para elaboração de tesauro – Visita técnica à Biblioteca da UNIR

14 S

06/07/2022

Categorização e relações conceituais e aspectos terminológicos –

15 S

09/07/2022

(Sábado)

Construção de tesauros

16 P E

13/07/2022

Tesauros – Uma descrição do livro: DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. PALESTRA ANDRÉA DOYLE.

17 S

20/07/2022

Apresentação dos Tesauros (seminários) – 50% da 2ª Avaliação da aprendizagem

18 A

23/07/2022

(Sábado)

Ontologias: definições gerais, tipos e aplicações – Fórum MEWE

19 S

27/07/2022

Métodos de construção e avaliação de ontologias

20 A

30/07/2022

(Sábado)

Diferenças e semelhanças entre ontologias e tesauros

21 A

03/08/2022

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – 50 % DA 2ª AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

22 S

10/08/2022

RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA E REPOSITIVA

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

AULA

BIBLIOGRAFIA

1 S

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2 S

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3 A

CINTRA, Ana Maria; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; DE LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nadir Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. Ver. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. (Coleção Palavra-chave,4). Capítulos 1 e 2.

4 S

CINTRA, Ana Maria; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; DE LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nasdir Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. Ver. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. (Coleção Palavra-chave,4). Capítulos 3 e 4.

5 S

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6 A

---

7 S

---

8 S

FRAGOSO, Juliane Görgen. Cabeçalhos de assunto: estudo avaliativo. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porto Alegre: UFRGS, 2006. Seção 4.

9 S

COLEPÍCOLO, Eliane; HOLANDA, Adriano de Jesus; RUIZ, Evandro Eduardo Seron; WAINER, Jacques; PISA, Ivan Torres. MeSH: de cabeçalho de assunto a tesauro.

10 A

---

11 A

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. Capítulos 1 e 2.

12 S

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. Capítulos 3 e 4.

13 S

CAMPOS, M. L. de A. et al. Estudo comparativo de softwares de construção de tesauros. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 68- 81, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a06. Acesso em: 20 mar. 2022.

14 S

VARGAS, Dóris Fraga; LANN, Regina Helena van der. A contribuição da terminologia na construção de linguagens documentárias como os tesauros. BIBLOS - Revista do 88 Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 25, n. 1, p. 21-34, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1988/1224. Acesso em: 28 mar. 2022.

15 S

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002.

16 P E

PALESTRA: Andréa Doyle – DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002.

17 S

---

18 A

ALMEIRA, Maurício B; BAX, Marcello P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 7-20, set./dez. 2003.

19 S

BOCCATO, V. R. C.; RAMALHO, R. A. S.; FUJITA, M. S. L. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias como instrumento de organização e recuperação da informação em ambientes digitais. In: GARCÍA MARCO, F. J. (Ed.). Avances y perspectivas em sistemas de información y documentación - IBERSID, 2008. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2008. p. 199-209. Disponível em: http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/2235/1996. Acesso em: 01 abr. 2022.

20 A

SALES, Rodrigo; CAFÉ, Lígia. Semelhanças e diferenças entre tesauros e ontologias. DataGramaZero, v.9, n.4, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6308. Acesso em: 04 abr.2022.

21 A

---

22 S

---

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

9. AVALIAÇÕES

 

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

1ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Primeira parte) – Estudo dirigido.

A

6 pontos

1ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Segunda parte) – Participação nas aulas e nos fóruns do MEWE.

B

4 pontos

2ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (50%) – Construção e apresentação coletiva de tesauros.

C

5 pontos

2ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (50%) – Exercício de Fixação.

D

5 pontos

NOTA FINAL – Média das duas avaliações

 

10 pontos

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

 

10 BIBLIOGRAFIA 

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CURRAS, E. Ontologias, taxonomias e tesauros: em teoria de sistemas e sistemáticas. Tradução de Jaime Robredo. Brasília: Thesaurus, 2010.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002.

FEITOSA, A. L. G. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE. National Information Standards Organization. ANSI/NISO Z39.19-2005 - Guidelines for the construction, format and management of monolingual controlled vocabularies. Bethesda: NISO Press, 2005. 172p.

BOCCATO, V. R. C.; RAMALHO, R. A. S.; FUJITA, M. S. L. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias como instrumento de organização e recuperação da informação em ambientes digitais. In: GARCÍA MARCO, F. J. (Ed.). Avances y perspectivas em sistemas de información y documentación - IBERSID, 2008. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2008. p. 199-209. Disponível em: http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/2235/1996. Acesso em: 01 abr. 2022.

CAMPOS, M. L. de A. et al. Estudo comparativo de softwares de construção de tesauros. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 68- 81, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a06. Acesso em: 20 mar. 2022.

RAMALHO, Rogério Aparecido Sá; OUCHI, Marcos Teruo. Tecnologias Semânticas: Novas Perspectivas para a Representação de Recursos Informacionais. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 60-75, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9829. Acesso em: 29 mar. 2022.

VARGAS, Dóris Fraga; LANN, Regina Helena van der. A contribuição da terminologia na construção de linguagens documentárias como os tesauros. BIBLOS - Revista do 88 Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 25, n. 1, p. 21-34, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1988/1224. Acesso em: 28 mar. 2022.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

ALMEIRA, Maurício B; BAX, Marcello P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 7-20, set./dez. 2003.

CINTRA, Ana Maria; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; DE LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nasdir Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. Ver. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. (Coleção Palavra-chave,4).

COLEPÍCOLO, Eliane; HOLANDA, Adriano de Jesus; RUIZ, Evandro Eduardo Seron; WAINER, Jacques; PISA, Ivan Torres. MeSH: de cabeçalho de assunto a tesauro.

FRAGOSO, Juliane Görgen. Cabeçalhos de assunto: estudo avaliativo. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porto Alegre: UFRGS, 2006. Seção 4.

SALES, Rodrigo; CAFÉ, Lígia. Semelhanças e diferenças entre tesauros e ontologias. DataGramaZero, v.9, n.4, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6308. Acesso em 04 abr.2022.

 

 


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Documento assinado eletronicamente por ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA, Vice-Chefe de Departamento, em 14/04/2022, às 21:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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