MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS III – Tesauros e Ontologias
PROFESSOR: Rosilene Agapito da Silva Llarena
CARGA HORÁRIA: 80 h/a – 4 Créditos
PERÍODO: 6º (de 27/04 a 10/08/2022 – 4ª feira)
HORÁRIO: 19h00 às 22h00h
MODALIDADE: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL /ENSINO HÍBRIDO
E-MAIL DO PROFESSOR: rosileneagapito@gmail.com
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: Quarta-feira / 19h às 21h30 /Remoto
Linguagens documentárias alfabéticas. A Terminologia na elaboração de linguagens documentárias. Procedimentos e metodologias para construção de vocabulários controlados monolíngues. Diretrizes para a construção, formato e gerenciamento de vocabulários controlados monolíngues. Seleção do software para a construção e gerenciamento do tesauro. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias. Perspectivas para a representação utilizando tecnologias semânticas
1. Informação, Conhecimento e Linguagem
2. As linguagens documentárias e o fluxo documental
3. Linguagens documentais e representação documental
3.1 O conceito de representação documental
3.2 Estrutura e tipologias das linguagens documentárias
4. Cabeçalhos de Assunto: origens, desenvolvimento e principais listas de cabeçalhos de assuntos
4.1 Estrutura interna e apresentação gráfica e procedimentos de uso e/ou manutenção
5. Tesauros: conceito, funcionalidade e aplicação
5.1 Estrutura do tesauro e critérios para seleção de software para a construção e gerenciamento do tesauro
5.2 Procedimentos para elaboração de tesauro
5.3 Categorização e relações conceituais
5.4 Aspectos terminológicos do tesauro
6. Ontologias: definições gerais, tipos e aplicações
6.1 Métodos de construção e avaliação de ontologias
6.2 Diferenças e semelhanças entre ontologias e tesauros
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 S |
27/04/2022 |
SEMANA DE RECEPÇÃO AOS ALUNOS |
2 S |
04/05/2022 |
Apresentação do Plano de Ensino – Introdução à disciplina |
3 A |
07/05/2022 (Sábado) |
Informação, Conhecimento e Linguagem – Fórum MEWE |
4 S |
11/05/2022 |
PALESTRA: As linguagens documentárias e o fluxo documental – Cláudio Temóteo. |
5 S |
18/05/2022 |
Linguagens documentais e representação documental |
6 A |
21/05/2022 (Sábado) |
O conceito de representação documental – Fórum MEWE |
7 S |
25/05/2022 |
Estrutura e tipologias das linguagens documentárias |
8 S |
01/06/2022 |
Cabeçalhos de Assunto: origens, desenvolvimento e principais listas de cabeçalhos de assuntos |
9 S |
08/06/2022 |
Estrutura interna e apresentação gráfica e procedimentos de uso e/ou manutenção |
10 A |
15/06/2022 |
PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – ESTUDO DIRIGIDO |
11 A |
18/06/2022 (Sábado) |
Tesauros: conceito, funcionalidade e aplicação – Fórum MEWE |
12 S |
22/06/2022 |
Estrutura do tesauro e critérios para seleção de software para a construção e gerenciamento do tesauro |
13 S |
29/06/2022 |
Procedimentos para elaboração de tesauro – Visita técnica à Biblioteca da UNIR |
14 S |
06/07/2022 |
Categorização e relações conceituais e aspectos terminológicos – |
15 S |
09/07/2022 (Sábado) |
Construção de tesauros |
16 P E |
13/07/2022 |
Tesauros – Uma descrição do livro: DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. PALESTRA ANDRÉA DOYLE. |
17 S |
20/07/2022 |
Apresentação dos Tesauros (seminários) – 50% da 2ª Avaliação da aprendizagem |
18 A |
23/07/2022 (Sábado) |
Ontologias: definições gerais, tipos e aplicações – Fórum MEWE |
19 S |
27/07/2022 |
Métodos de construção e avaliação de ontologias |
20 A |
30/07/2022 (Sábado) |
Diferenças e semelhanças entre ontologias e tesauros |
21 A |
03/08/2022 |
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – 50 % DA 2ª AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
22 S |
10/08/2022 |
RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA E REPOSITIVA |
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
AULA |
BIBLIOGRAFIA |
1 S |
--- |
2 S |
--- |
3 A |
CINTRA, Ana Maria; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; DE LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nadir Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. Ver. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. (Coleção Palavra-chave,4). Capítulos 1 e 2. |
4 S |
CINTRA, Ana Maria; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; DE LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nasdir Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. Ver. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. (Coleção Palavra-chave,4). Capítulos 3 e 4. |
5 S |
--- |
6 A |
--- |
7 S |
--- |
8 S |
FRAGOSO, Juliane Görgen. Cabeçalhos de assunto: estudo avaliativo. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porto Alegre: UFRGS, 2006. Seção 4. |
9 S |
COLEPÍCOLO, Eliane; HOLANDA, Adriano de Jesus; RUIZ, Evandro Eduardo Seron; WAINER, Jacques; PISA, Ivan Torres. MeSH: de cabeçalho de assunto a tesauro. |
10 A |
--- |
11 A |
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. Capítulos 1 e 2. |
12 S |
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. Capítulos 3 e 4. |
13 S |
CAMPOS, M. L. de A. et al. Estudo comparativo de softwares de construção de tesauros. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 68- 81, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a06. Acesso em: 20 mar. 2022. |
14 S |
VARGAS, Dóris Fraga; LANN, Regina Helena van der. A contribuição da terminologia na construção de linguagens documentárias como os tesauros. BIBLOS - Revista do 88 Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 25, n. 1, p. 21-34, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1988/1224. Acesso em: 28 mar. 2022. |
15 S |
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. |
16 P E |
PALESTRA: Andréa Doyle – DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002. |
17 S |
--- |
18 A |
ALMEIRA, Maurício B; BAX, Marcello P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 7-20, set./dez. 2003. |
19 S |
BOCCATO, V. R. C.; RAMALHO, R. A. S.; FUJITA, M. S. L. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias como instrumento de organização e recuperação da informação em ambientes digitais. In: GARCÍA MARCO, F. J. (Ed.). Avances y perspectivas em sistemas de información y documentación - IBERSID, 2008. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2008. p. 199-209. Disponível em: http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/2235/1996. Acesso em: 01 abr. 2022. |
20 A |
SALES, Rodrigo; CAFÉ, Lígia. Semelhanças e diferenças entre tesauros e ontologias. DataGramaZero, v.9, n.4, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6308. Acesso em: 04 abr.2022. |
21 A |
--- |
22 S |
--- |
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
1ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Primeira parte) – Estudo dirigido. |
A |
6 pontos |
1ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Segunda parte) – Participação nas aulas e nos fóruns do MEWE. |
B |
4 pontos |
2ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (50%) – Construção e apresentação coletiva de tesauros. |
C |
5 pontos |
2ª AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (50%) – Exercício de Fixação. |
D |
5 pontos |
NOTA FINAL – Média das duas avaliações |
|
10 pontos |
Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Interciência. 2002.
FEITOSA, A. L. G. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.
10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE. National Information Standards Organization. ANSI/NISO Z39.19-2005 - Guidelines for the construction, format and management of monolingual controlled vocabularies. Bethesda: NISO Press, 2005. 172p.
BOCCATO, V. R. C.; RAMALHO, R. A. S.; FUJITA, M. S. L. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias como instrumento de organização e recuperação da informação em ambientes digitais. In: GARCÍA MARCO, F. J. (Ed.). Avances y perspectivas em sistemas de información y documentación - IBERSID, 2008. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2008. p. 199-209. Disponível em: http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/2235/1996. Acesso em: 01 abr. 2022.
CAMPOS, M. L. de A. et al. Estudo comparativo de softwares de construção de tesauros. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 68- 81, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a06. Acesso em: 20 mar. 2022.
RAMALHO, Rogério Aparecido Sá; OUCHI, Marcos Teruo. Tecnologias Semânticas: Novas Perspectivas para a Representação de Recursos Informacionais. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 60-75, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9829. Acesso em: 29 mar. 2022.
VARGAS, Dóris Fraga; LANN, Regina Helena van der. A contribuição da terminologia na construção de linguagens documentárias como os tesauros. BIBLOS - Revista do 88 Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 25, n. 1, p. 21-34, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1988/1224. Acesso em: 28 mar. 2022.
10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL
ALMEIRA, Maurício B; BAX, Marcello P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 7-20, set./dez. 2003.
CINTRA, Ana Maria; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; DE LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nasdir Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. Ver. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. (Coleção Palavra-chave,4).
COLEPÍCOLO, Eliane; HOLANDA, Adriano de Jesus; RUIZ, Evandro Eduardo Seron; WAINER, Jacques; PISA, Ivan Torres. MeSH: de cabeçalho de assunto a tesauro.
FRAGOSO, Juliane Görgen. Cabeçalhos de assunto: estudo avaliativo. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porto Alegre: UFRGS, 2006. Seção 4.
SALES, Rodrigo; CAFÉ, Lígia. Semelhanças e diferenças entre tesauros e ontologias. DataGramaZero, v.9, n.4, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6308. Acesso em 04 abr.2022.
Documento assinado eletronicamente por ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA, Vice-Chefe de Departamento, em 14/04/2022, às 21:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0939985 |