MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: DEP00240 – SISTEMA DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR: Marcelo Batista de Oliveira
CARGA HORÁRIA: 40 h/r, 48h/a – 2 Créditos
PERÍODO: 8º (de 27/04 a 03/08/2022 – Quarta-feira). Acompanhamento Individual. Cursistas: André Henrique de Lima, Juliane Lima Silva, Maísa Sales.
HORÁRIO: 17h00 às 19h00
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
E-MAIL DO PROFESSOR: marcelo@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: não aplicável
E-MAIL DO MONITOR: não aplicável
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: 4ª (quarta-feira /15h00 à 18h00/) SALA DOS GRUPOS DE PESQUISA
OBSERVAÇÕES:
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações. Elementos da Gestão da Informação: gerência, tecnologia, informação e ambiente. Administração de recursos informacionais como fator de competitividade das organizações econômicas e sociais. Informação e Processo de decisão empresarial. Habilidades e competência do Gestor da Informação.
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Oportunizar o conhecimento sobre a infraestrutura de informática necessária para implantação de Sistemas de Informação;
· Categorizar os diversos tipos de sistemas de informação operacionais e gerenciais existentes;
· Visualizar a importância do sistema de informação no processo de gestão das empresas;
· Identificar as características desejáveis nos diversos níveis de sistemas de informações gerenciais;
· Conhecer uma metodologia para implantação de sistemas de informações operacionais e gerenciais na organização.
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
27/04 (P) |
Disponibilização do Plano de Ensino, apresentação da disciplina e dos textos para estudo. |
2 |
04/05 (P) |
1. INTRODUÇÃO: Sistema de Informação Gerencial - SIG. |
3 |
11/05 (P) |
2. BENEFÍCIOS (VANTAGEM ESTRATÉGICA) - Reduzir Custo - Diferenciar - Inovar - Promover crescimento - Desenvolver alianças - Melhorar a qualidade e a eficiência - Montar uma plataforma de TI - Reengenharia de processos. |
4 |
14/05 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Sistema de Informação Gerencial. |
5 |
18/05 (P) |
3. CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS 3.1 Sistemas empresariais básicos (operacionais) - SCM (cadeia de suprimentos). |
6 |
21/05 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Classificação de Sistemas. |
7 |
25/05 (P) |
CRM - EAI (integração) - ERP. |
8 |
01/06 (P) |
3.2 Sistemas de informações gerenciais - Workflow - B.I. - Data Warehouse - Data Mart - Data mining - Olap - ETL. |
9 |
04/06 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico CRM. |
10 |
08/06 (P) |
3.3 Sistemas de apoio à decisão - What-if - Sensibilidade - Busca de Metas - Otimização - IA. |
11 |
15/06 (P) |
4. TECNOLOGIAS ATUAIS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Divisão da história da civilização - A revolução da informação - Convergência Digital - Computação Móvel - Computação Pervasiva - Computação Ubíqua. |
12 |
18/06 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Tecnologias Atuais em Sistemas de Informação. |
13 |
22/06 (P) |
5. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA INTERNET - Introdução e motivação. |
14 |
29/06 (P) |
E-commerce (B2C, B2B/EDI, C2C, E-Gov) - M-commerce. |
15 |
02/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Sistemas de Informação na Internet. |
16 |
06/07 (P) |
E-business - Computação nas Nuvens - SaaS (PaaS, DaaS, IaaS, TaaS) - WebServices (XML, SOAP, WSDL, UDDI) - Intranets / Extranets - Portais Corporativos. |
17 |
13/07 (P) |
Visão geral sobre segurança - Criptografia e comunicação segura - Assinatura e certificado digital - Integradores de pagamento. |
18 |
16/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico E-business. |
19 |
20/07 (P) |
6. IMPLANTAÇÃO DE UM SIG 6.1 Modelos de Orçamento Capital - Payback - ROI (Retorno sobre investimento) - Relação Custo/Benefício - VPL (Valor Presente Líquido) - IL (Índice de Lucratividade) - TIR (Taxa Interna de Retorno). |
20 |
27/07 (P) |
6.2 Decisões Estratégicas - Análise de Carteira - Técnica dos 6 chapéus - Modelos de Pontuação - Análise de Viabilidade (Make or Bay). |
21 |
30/07 (A) |
Atividade Assíncrona: Elaboração de resumo sobre o tópico Implantação de um SIG. |
22 |
03/08 (P) |
Construindo o sistema - Metodologia e fases de implantação de Sistemas de Informação - Manutenção de Software. |
- |
REPOSITIVA |
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* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO O registro no SIGAA das atividades solicitadas no decorrer da disciplina garantirá a presença do aluno e corresponderá a 40% na composição para a nota final. 4 entregas |
A |
10 |
PROVA AVALIATIVA A execução de 1 (uma) prova avaliativa corresponderá a 30% na composição da nota final. 1 entrega |
B |
10 |
SEMINÁRIO A apresentação do Trabalho Final no Seminário corresponde a 30% para a composição da nota final. 1 entrega |
C |
10 |
NOTA FINAL A composição do conceito final corresponde ao somatório dos resultados das atividades 1, 2 e 3.
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(A+B+C)/3 |
Observação:
ÁVILA, H. A., SANTOS, M. P. S. Cenários: estudo de futuros alternativos. Ciência e Cultura, v. 41, n. 3, p. 241-249, março 1989
BARBOSA, R. R. Monitoração ambiental: uma visão interdisciplinar. Revista de Administração de Empresas, v. 32, n. 4, p. 42-53, dezembro 1997.
BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação. Um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 1998.
CHOO, Chun Wei. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 1997. cap.5. The management of choice organizations as decision making systems.
CRONIN, B. Esquemas conceituais e estratégicos para a gerência da informação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. v.19, n.2, p.195-220. set. 1990. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação. Por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de Processos. Como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.
DEGEN, R. J. A importância estratégica e o funcionamento do serviço de inteligência empresarial. Revista de Administração de Empresas. v.26, n.1, p.77-84. jan./mar. 1984. DEGENT, R. J. A importância estratégica e o funcionamento do serviço de inteligência empresarial. Revista de Administração de Empresas, v. 26, n.1, p. 77-83, jan./mar. 1986.
FREITAS, H. A informação como ferramenta gerencial. Porto Alegre: Ortiz, 1993. MCGEE James, PRUSAK Laurence. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
McGEE, James e PRUSAK Laurence. Gerenciamento Estratégico da Informação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safari de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.
NONAKA Ikujiro e TAKEUCHI Hirotaka. Criação de Conhecimento na Empresa. Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.
PORTER, M. Estratégia competitiva: os conceitos centrais. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989. Cap.1, p.1-23.
SAPIRO, A. Inteligência empresarial: a revolução informacional da ação competitiva. Revista de Administração de Empresas. v.33, n.3, p.106-117,mai./jun., 1993.
STEWART, Thomas A. Capital Intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.
Espera-se nos “Apontamentos críticos” que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma redação, relacionando a temática abordada em um conjunto de aulas com uma literatura acadêmica-científica pré-selecionada. A redação, deverá usar da linguagem e exigências próprias do trabalho acadêmico.
- A avaliação dos “Apontamentos críticos” será qualitativa, conforme os critérios abaixo.
CRITÉRIOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DOS APONTAMENTOS
- Se verificado plágio no decorrer do texto, a atividade será sumariamente “zerada”.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue obrigatoriamente pelo Ambiente Virtual SIGAA.
Espera-se nas “Questões On-Line” que o aluno, de maneira individual, elabore respostas escritas sobre questões relacionadas as aulas presenciais e aos textos recomendados para leitura obrigatória e tenha capacidade de complementar ou refutar as indicações de seus colegas. As questões serão disponibilizadas no Ambiente Virtual e deverão ser respondidas no mesmo ambiente.
Ao todo, serão disponibilizados 12 (doze) conjuntos de questões.
- A avaliação das “Questões On-Line” será qualitativa e considerará a capacidade de criação, diálogo e síntese do aluno.
- Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula e entregue pelo Ambiente Virtual.
- Se verificado que o aluno simplesmente copiou a resposta do colega, a resposta copiada não será pontuada.
- É inadmissível qualquer forma de violência simbólica nos fóruns.
Espera-se no “Seminário”, que os alunos, em grupo de até 2 (duas) pessoas, elaborem uma apresentação de acordo com as normas.
- A avaliação do “Seminário” será qualitativa, conforme quadro abaixo.
Formulário para avaliação
Critério |
Insuficiente (0,5) |
Regular (1,0) |
Bom (1,5) |
Excelente (2,0) |
Domínio do conteúdo/texto |
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Estrutura da apresentação (introdução, conclusão, registro linguístico e ritmo) |
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Organização tempo |
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Recursos didáticos |
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Apresentação do tema |
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- Esta atividade deverá ser elaborada fora do horário de aula (Remoto Assíncrono) e apresentada em sala de aula.
- Os grupos terão o máximo de 2 (dois) integrantes por grupo, e todos os integrantes devem apresentar o seminário.
- É inadmissível qualquer forma de violência física e simbólica durante a apresentação dos seminários.
1. Apresentar a equipe e falar em nome dela;
2. Definir quando devem ser feitas as intervenções dos ouvintes;
3. Estabelecer contato visual com o público;
4. Fazer Introdução e Conclusão das apresentações;
5. Estabelecer as relações entre o que foi dito pelo colega anteriormente e o que será dito;
6. Evitar leitura simplesmente (eventualmente é necessário e interessante ler um pequeno fragmento);
7. Evitar transcrições de fragmentos muito extensas nos slides (resumir sem alterar as ideias apresentadas no texto);
8. Empregar exemplos (do texto e outros que forem pertinentes);
9. Tomar cuidado com apresentação Power Point (slides ilegíveis, com erros gramaticais, muito extensos, com um número de slides muito grande etc.);
10. Escrever no quadro (ou na apresentação em Power Point) os principais conceitos (não esquecer que algumas palavras são empregadas nos textos pelos autores na condição de conceitos e como tais precisam ser destacados e explicados);
11. Remeter as ideias do texto a quem o produziu (não se refira ao autor pelo primeiro nome, consulte na plataforma lattes ou em outras fontes informações sobre o autor, suas pesquisas, trabalhos etc.);
12. Não confundir as ideias do autor com aquelas de outros que o próprio autor cita, comenta, questiona, emprega como exemplo.
1. Explicitar a ordem de apresentação na introdução;
2. Fazer um rascunho mental do que deverá ser falado por meio de ensaio, mas também por meio das pistas deixadas nos slides que servirão de mote para a continuidade de fala;
3. Falar com convicção e segurança, para isso é preciso:
4. Atenção aos gestos corporais tais como movimentos bruscos, ou muita estaticidade (em situações de nervosismo, evitar segurar o papel na mão, evitar ficar na frente dos slides, evitar manifestar esse nervosismo por excessiva gesticulação e balanço de pernas, braços etc.;
5. Saber ouvir, quando perguntado, sem entender eventuais perguntas como críticas, ou eventuais críticas como um problema;
6. Empregar bem os mecanismos de costura, de coesão entre as ideias (cuidado com improviso, com a repetição de cacoetes como “Ok”, “não é”, “certo” etc.);
7. É preciso cuidar do tempo da apresentação, para isso é preciso deixar o relógio sobre a mesa e consultá-lo discretamente de vez em quando;
8. Não justificar eventuais falhas na apresentação à falta de tempo;
9. Ignorar as eventuais brincadeiras dos colegas de turma, com vistas a tumultuar a apresentação;
10. Conferir pela postura dos colegas se eles estão compreendendo o que está sendo apresentado e diante de algum indício de dúvida é preciso perguntar se há dúvidas além de tentar reformular o que foi dito, tornando mais acessível o conteúdo.
O discente que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis) terá direito a uma avaliação repositiva, substituindo a nota de menor valor obtida durante o período letivo.
Documento assinado eletronicamente por MARCELO BATISTA DE OLIVEIRA, Docente, em 18/04/2022, às 13:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0940345 e o código CRC 575A766D. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0940345 |