Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: GESTÃO DE MULTIMEIOS

PROFESSOR: Me Andréa Aparecida Cattaneo de Melo                 

CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula – 2 créditos

PERÍODO: de 28/04/2022 a 04/08/2022 (prioritariamente, 5ª feira)

HORÁRIO: 16h às 17h40

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

                              ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL - aluna MAISA SALES

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: cattaneo.andrea@unir.br

OBSERVAÇÕES:

1. EMENTA:

Documentação audiovisual: fundamentos e importância. Seleção e aquisição, armazenagem, conservação e preservação da documentação audiovisual. Representação descritiva e temática da documentação audiovisual.

2. OBJETIVOS:

Geral:

Apresentar as necessidades de conservação e preservação dos documentos audiovisuais no ambiente físico e virtual.

Específicos:

- Descrever a especificidade da documentação audiovisual em relação à documentação escrita, seus formatos e suportes;

- Especificar os processos de organização, representação e recuperação de documentos audiovisuais;

- Dar base para a compreensão das competências e habilidades do bibliotecário para a gestão, tratamento e disseminação dos acervos audiovisuais em Bibliotecas, Arquivos e Museus.

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O documento audiovisual                                                                                                                                   

1.1 Conceito                                                                                 

1.2 Classificação dos documentos audiovisuais

      1.2.1 Documentos iconográficos

      1.2.2 Documentos sonoros

      1.2.3 Documentos cinematográficos

      1.2.4 Documentos multimídia e virtual

1.3 Formatos e suportes

1.4 Bibliotecas, Arquivos e Museus

      1.4.1 Tipologia dos arquivos audiovisuais

2. Organização da informação na documentação audiovisual                                                                                                               

    2.1 Tratamento e recuperação da imagem

           2.1.1 Informação iconográfica

           2.1.2 Informação sonora

           2.1.3 Informação cinematográfica

    2.2 Análise da imagem e do conteúdo

    2.3 Linguagem documentária e audiovisual                                                                           

3. Organização e preservação do patrimônio audiovisual

4. Competências e habilidades do bibliotecário para gestão de acervos audiovisuais

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

AULA

DIA*

TEMA

1

28/04 (P)

Apresentação do Plano de Ensino

 

2

05/05 (A)

Leitura dirigida

3

12/05 (P)

  1. O documento audiovisual                                                                                                                               1.1 Conceito

1.2 Classificação dos documentos audiovisuais

      1.2.1 Documentos iconográficos

      1.2.2 Documentos sonoros

      1.2.3 Documentos cinematográficos

  1. Documentos multimídia e virtual

4

14/05 (A)

Leitura digirida

5

19/05 (S)

Continuação

      1.3 Formatos e suportes

1.4 Bibliotecas, Arquivos e Museus

      1.4.1 Tipologia dos arquivos audiovisuais

6

21/05 (A)

Leitura dirigida

7

26/05 (P)

2. Organização da informação na documentação audiovisual                                                                                                                

    2.1 Tratamento e recuperação da imagem

           2.1.1 Informação iconográfica

           2.1.2 Informação sonora

           2.1.3 Informação cinematográfica                                                                          

8

28/05 (A)

Leitura dirigida

9

02/06 (S)

  Continuação   

    2.2 Análise da imagem e do conteúdo

    2.3 Linguagem documentária e audiovisual

10

09/06 (A)

 

Leitura dirigida

11

11/06 (S)

3. Organização e preservação do patrimônio audiovisual

12

16/06 (A)

Leitura dirigida

13

23/06 (S)

4. Competências e habilidades do bibliotecário para gestão de acervos audiovisuais

14

26/06 (A)

Leitura dirigida

15

27/06 (S)

Orientação de trabalho

16

30/06 (S)

Revisão conteúdo

17

07/07 (S)

Orientação trabalho

18

09/07 (A)

Elaboração trabalho

19

14/07 (S)

Elaboração trabalho

20

21/07 (A)

Elaboração trabalho

21

22/07 (A)

Elaboração trabalho

22

23/07 (P)

Avaliação 1

23

28/07 (P)

Avaliação 2

24

04/08 (S)

Devolutiva

-

REPOSITIVA

 

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

AULA

BIBLIOGRAFIA

1

Plano de ensino

2

Artigo 1: SMIT, Johanna W. O documento audiovisual ou a proximidade entre as 3 Marias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.26, n.1/2, 1993.

3

Artigo 2: LIMA, Vânia Mara Alves. A documentação audiovisual in Tópicos para o ensino de Biblioteconomia.

4

Artigo 3: SANTOS, F. E. P. Documentos e informações audiovisuais: a teoria arquivística  e as técnicas da Bibliotecomia aplicadas à organização de arquivos de tv. DataGramaZero - Revista e Ciência da Informação, v.14, n.5, 2013.

5

Artigo 4: BORGES, V. D., BRANCO, R. S., GONÇALVES, M. O Audiovisual como documento histórico: Registro da memória do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá/MT: 2011.

6

Artigo 5: TADIC, Linda. Preservação de vídeo pra milênios.

7

Artigo 6: CARVALHO, C. P., Almeida, C.C. Coleções de multimeios: Reflexões sobre o tratamento temático da informação a partir do conceito de tradução intersemiótica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.15, n.3, 2019

8

Artigo 6: CARVALHO, C. P., Almeida, C.C. Coleções de multimeios: Reflexões sobre o tratamento temático da informação a partir do conceito de tradução intersemiótica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.15, n.3, 2019.

9

Artigo 7: ARELLANO, M. A. Preservação de documentos digitais. Brasília, 2004, v. 33, n. 2, p. 15-27.

10

Livro 1: GARCIA, Alfonso del Amo. Classificar para preservar.

11

Estudo de caso 1: REZENDE, A., LACERDA, E., CARVALHO, W. M. A gestão de multimeios em bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior privadas em Porto Velho RO. R. Bibliomar, São Luís, v.19, n1. 2020.

12

Estudo de caso 1: REZENDE, A., LACERDA, E., CARVALHO, W. M. A gestão de multimeios em bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior privadas em Porto Velho RO. R. Bibliomar, São Luís, v.19, n1. 2020.

13

Estudo de caso 2: SILVA, V. L. M., SILVA, M. B., BRITO, R. Z. L. O uso dos multimeios no processo de ensino-aprendizagem  da Escola General Rodrigo Otavio - EMGRO. Bibl. Esc. Em Rev., Ribeirão Preto, v.1, n.2, 2012.

14

Estudo de caso 2: SILVA, V. L. M., SILVA, M. B., BRITO, R. Z. L. O uso dos multimeios no processo de ensino-aprendizagem  da Escola General Rodrigo Otavio - EMGRO. Bibl. Esc. Em Rev., Ribeirão Preto, v.1, n.2, 2012.

15

-

16

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17

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20

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21

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As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

9. AVALIAÇÕES

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Avaliação escrita

(AE)

100

Trabalho Individual

(TI)

100

 

 

 

 

 

 

NOTA FINAL (somar e dividir por 2)

 

100

 

10. BIBLIOGRAFIA

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PAZIN, Rosina Alice. Indexação de multimeios. Curitiba: UFPR, 1993.

PEROTA, Maria Luiza Loures. Multimeios: seleção, aquisição, processamento, armazenagem, empréstimo. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1991.

10.2 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

ABBRUZZESE, C. G. La Fotografía como documento de archivo. {S. l.: s. n.], 2004.

AMARAL, S. A. L. Os multimeios, a biblioteca e o bibliotecário. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 15, n. 1, p. 45-68, 1987.

GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

SANTOS, Francisco Edvander Pires et al. Documento e informação audiovisual: bases conceituais numa perspectiva neodocumentalista. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 235-259, maio/ago. 2018.

SILVA FILHO, R. C.; COIRO-MORAES, A. L.; MANGAN, P. K. V. Biblioteca universitária híbrida: registro da adaptação institucional à evolução dos suportes da informação e da comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 10., 3-5 jun. 2015, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2015. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais1/encontros-nacionais/10o-encontro-2015/historia-da-publicidade-e-da-comunicacaoinstitucional/biblioteca-universitaria-hibrida-registro-da-adaptacao-institucional-a-evolucao-dos-suportes-da-informacao-e-da-comunicacao/view.

VERGUEIRO, W. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet De Lemos 2010. 120 p.  


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Documento assinado eletronicamente por ANDREA APARECIDA CATTANEO DE MELO, Docente, em 18/04/2022, às 16:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0940413