MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO
Plano de Ensino
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PROFESSOR: Paulo Gastaldo
CARGA HORÁRIA: 40 horas – 2 Créditos
PERÍODO: 5º SEMESTRE (de 25/04 a 09/08/2022) - ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL - CURSISTAS: MAISA SALES E ANGELA BERNARDINO
HORÁRIO: A DEFINIR
MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br
MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor
E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma
OBSERVAÇÕES:
Eventualmente poderá ocorrer aulas aos sábados, em função de feriados, reposições e imprevistos, como falta de luz e água no campus ou problemas críticos com o transporte público, etc.
O discente deve observar o “Regulamento do processo de avaliação discente dos cursos de graduação da UNIR” – RESOLUÇÃO Nº 338, DE 14 DE JULHO DE 2021
1. EMENTA:
Processos de liderança. O indivíduo na organização. Cultura e comportamento organizacional. Elementos para análise lógica e social da: estrutura social, instituições, mudança social, opinião, atitudes, consciência, interdição, transgressão. Processo de socialização e processo de individualização. Canais interpessoais, intergrupais e massivos de informação. Estrutura e efeitos dos meios de comunicação. Barreiras psicossociais ao processo de informação.
2. OBJETIVOS:
Discutir as relações interpessoais por intermédio da perspectiva crítica/emancipatória;
Refletir acerca do papel social das relações interpessoais enquanto construtora de uma cultura do diálogo.
Fomentar a relevância das relações interpessoais para a práxis profissional do Bibliotecário.
3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, com o uso ou não de microcomputador, projetor multimídia e lousa;
Coordenação e roteiros de leitura dos textos indicados pelo professor;
Execução e correção de exercícios teóricos e práticos de fixação;
Elaboração de trabalhos práticos em grupo acompanhado pelo professor
Avaliações multifacetadas, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
Em relação as atividades assíncronas, utilizar-se-á o SIGGA para a postagem de textos, vídeos e demais arquivos referentes ao componente curricular, bem como será a ferramenta de comunicação entre os participantes da turma.
Em caso de alguma limitação dos recursos tecnológicos dos discentes ou existência de alunos deficientes, os procedimentos de ensino deste plano serão ajustados.
4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Participação em sala de aula, expressando dúvidas e contribuições;
Leituras e redação de textos, conforme indicados pelo professor;
Discussão de textos em sala de aula e fóruns virtuais;
Resolução de questões relacionadas a bibliografia.
Atividades práticas em sala de aula e ambiente virtual
5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Microcomputador;
Projetor multimídia;
Acesso a internet;
Lousa e pincéis coloridos;
Ambiente Virtual.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – Processos de liderança. O indivíduo na organização. Cultura e comportamento organizacional
1.1 A constituição do(s) processo(s) de liderança.
1.2 Os papéis e interação dos indivíduos na organização.
1.3 Crenças e valores existentes na organização.
Unidade II – Elementos para análise lógica e social da: estrutura social, instituições, mudança social, opinião, atitudes, consciência, interdição, transgressão.
2.1 A estrutura social;
2.2 Instituições sociais;
2.3 Mudança social;
2.4 Opinião;
2.5 Atitudes;
2.6 Consciência;
2.7 Interdição;
2.8 Transgressão;
3. Unidade III – Processo de socialização e processo de individualização.
3.1 Canais interpessoais;
3.2 Canais intergrupais;
3.3 Canais massivos de informação;
3.4 Efeitos dos meios de comunicação;
3.5 Barreiras psicossociais nos processos de informação.
7. CRONOGRAMA DAS AULAS
AULA |
DIA* |
TEMA |
1 |
A DEFINIR |
Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular Psicologia das Relações Interpessoais. |
2 |
A DEFINIR |
A constituição do(s) processo(s) de liderança. |
3 |
A DEFINIR |
Os papéis e interação dos indivíduos na organização. |
4 |
A DEFINIR |
Crenças e valores existentes na organização. |
5 |
A DEFINIR |
Crenças e valores existentes na organização. Continuação |
6 |
A DEFINIR |
Revisão teórica |
7 |
A DEFINIR |
Avaliação I |
8 |
A DEFINIR |
A estrutura social e as instituições sociais. |
9 |
A DEFINIR |
A função da opinião, atitudes e da consciência como fator singular para a mudança social. |
10 |
A DEFINIR |
A função intelectual da transgressão no processo relacional. |
11 |
A DEFINIR |
Elaboração do seminário |
12 |
A DEFINIR |
Avaliação II – Apresentação do seminário |
13 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais. |
14 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais (canais intergrupais). |
15 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais (canais intergrupais). Continuação |
16 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais (canais massivos de informação) |
17 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais (canais massivos de informação). Continuação |
18 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais (os meios de comunicação). |
19 |
A DEFINIR |
A construção dos espaços interpessoais (os meios de comunicação). Continuação |
20 |
A DEFINIR |
As barreiras psicossociais nos processos de informação. |
21 |
A DEFINIR |
Revisão teórica |
22 |
A DEFINIR |
Avaliação III |
23 |
A DEFINIR |
Avaliação repositiva |
* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
8. ROTEIRO DAS LEITURAS
Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.
As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.
9. AVALIAÇÕES
DESCRIÇÃO |
CÓDIGO |
PONTUAÇÃO |
Avaliação I – A definir Unidade I |
|
100 |
Avaliação II – A definir Unidade II - SEMINÁRIO |
|
50 |
Avaliação III – A definir Unidade III |
|
50 |
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NOTA FINAL |
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Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.
10. BIBLIOGRAFIA
10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Massa. In: Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973. ADORNO, T. Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARIES. P. Família e sociabilidade. In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986. .BELTRÃO, L. A sociedade de massa. In: A sociedade de massa: comunicação e literatura. Petrópolis: Vozes, 1972.
10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BERGER, P. O indivíduo na sociedade. In: Perspectivas sociológicas. Petrópolis: Vozes, 19 BERGER, P. A sociedade no indivíduo. In: Perspectivas sociológicas. Petrópolis: Vozes, 1986.
COSTA, B.C. Indústria cultural: Análise crítica e suas possibilidade de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, B (org.). Teoria Critica e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
D'ANDRÉA, F.F. Conceitos gerais. In: Desenvolvimento da personalidade. São Paulo: Difel, 1982.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. RJ: Zahar, 1994.
FROMM, E. Família e Autoridade. In: CAN EVACCI , M. Dialética da família. São Paulo: Brasiliense, 1984.
10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL
DE SOUZA, E.M. A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência. Cad. EBAPE.BR [online]. 2021, vol. 19, no.3, pp. 595-606 [viewed 19 October 2021]. https://doi.org/10.1590/1679-395120200121. Available from: http://ref.scielo.org/fqtpkj
CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
FROMM, E. Consciência e sociedade industrial. In: FORACCHI, M.M. e MARTINS, J.S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
GUARESCHI, P. Comunicação e teoria crítica. In: Comunicação e controle social. Petrópolis: Vozes, 1991.
IANNI, O.A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993. KA TZ, D. Formação de atitude e opinião pública. In: COHN, G. Comunicação e Indústria Culttural. São Paulo: T.A.Queiroz, 1987.
LAMBERT. W. A significação social das atitudes. In: Psicologia Social, Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
MUNIZ SODRÉ. A consciência e o olhar. In: A máquina de Nan;iso. São Paulo: Cortez, 1994. RODRIGUES, A. Influência do comunicador no fenômeno de mudança de atitude. In: Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1983.
APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES
O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:
1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção do texto crítico sobre as crenças e os valores existentes na organização.. Valor 20 pontos (individual);
Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados a questão da estrutura social, instituições, mudança social, opinião, atitudes, consciência, interdição, transgressão e demais categorias estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.
Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação aos processos de socialização e individualização, indicados por meio dos canais interpessoais; intergrupais; massivos de informação; dos meios de comunicação e das barreiras psicossociais. Valor 50 pontos (individual)
O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:
a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF
b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.
Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 18/04/2022, às 13:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0940509 e o código CRC DA03BD8A. |
Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 | SEI nº 0940509 |