Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PORTO VELHO

Plano de Ensino

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

PROFESSOR: Paulo Gastaldo

CARGA HORÁRIA: 40 horas – 2 Créditos

PERÍODO: 5º SEMESTRE (de 25/04 a 09/08/2022) - ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL - CURSISTAS: MAISA SALES E ANGELA BERNARDINO

HORÁRIO: A DEFINIR

MODALIDADE: ENSINO HÍBRIDO

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

E-MAIL DO PROFESSOR: gastaldo@unir.br

MONITOR DA DISCIPLINA: Componente curricular sem monitor

E-MAIL DO MONITOR: Componente curricular sem monitor

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA AULA: A combinar com a turma

 

OBSERVAÇÕES:

 

1. EMENTA:

 

Processos de liderança. O indivíduo na organização. Cultura e comportamento organizacional. Elementos para análise lógica e social da: estrutura social, instituições, mudança social, opinião, atitudes, consciência, interdição, transgressão. Processo de socialização e processo de individualização. Canais interpessoais, intergrupais e massivos de informação. Estrutura e efeitos dos meios de comunicação. Barreiras psicossociais ao processo de informação.

 

2. OBJETIVOS:

 

3. ESTRATÉGIA DE ENSINO / METODOLOGIA

 

4. ATIVIDADE DOS ALUNOS / PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

5. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Unidade I – Processos de liderança. O indivíduo na organização. Cultura e comportamento organizacional

     

    1.1 A constituição do(s) processo(s) de liderança.

    1.2 Os papéis e interação dos indivíduos na organização.

    1.3 Crenças e valores existentes na organização.

  1. Unidade II – Elementos para análise lógica e social da: estrutura social, instituições, mudança social, opinião, atitudes, consciência, interdição, transgressão.

     

    2.1 A estrutura social;

    2.2 Instituições sociais;

    2.3 Mudança social;

    2.4 Opinião;

    2.5 Atitudes;

    2.6 Consciência;

    2.7 Interdição;

    2.8 Transgressão;

    3.  Unidade III – Processo de socialização e processo de individualização.

 

        3.1 Canais interpessoais;

        3.2 Canais intergrupais;

        3.3 Canais massivos de informação;

        3.4 Efeitos dos meios de comunicação;

        3.5 Barreiras psicossociais nos processos de informação.

 

7. CRONOGRAMA DAS AULAS

AULA

DIA*

TEMA

1

A DEFINIR

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular Psicologia das Relações Interpessoais.

2

A DEFINIR

A constituição do(s) processo(s) de liderança.

3

A DEFINIR

Os papéis e interação dos indivíduos na organização.

4

A DEFINIR

Crenças e valores existentes na organização.

5

A DEFINIR

Crenças e valores existentes na organização. Continuação

6

A DEFINIR

Revisão teórica

7

A DEFINIR

Avaliação I

8

A DEFINIR

A estrutura social e as instituições sociais.

9

A DEFINIR

A função da opinião, atitudes e da consciência como fator singular para a mudança social.

10

A DEFINIR

A função intelectual da transgressão no processo relacional.

11

A DEFINIR

Elaboração do seminário

12

A DEFINIR

Avaliação II – Apresentação do seminário

13

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais.

14

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais intergrupais).

15

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais intergrupais). Continuação

16

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais massivos de informação)

17

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais massivos de informação). Continuação

18

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (os meios de comunicação).

19

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (os meios de comunicação). Continuação

20

A DEFINIR

As barreiras psicossociais nos processos de informação.

21

A DEFINIR

Revisão teórica

22

A DEFINIR

Avaliação III

23

A DEFINIR

Avaliação repositiva

* (P) Presencial, (S) Remoto Síncrono, (A) Remoto Assíncrono, (E) Atividade Extra Sala.

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

8. ROTEIRO DAS LEITURAS

 

Os textos utilizados nas aulas serão escaneados e disponibilizados em formato PDF no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

AULA

DIA*

TEMA

1

A DEFINIR

Apresentação da disciplina, ementa, bibliografias e avaliações: reflexões acerca dos referenciais teóricos que serão utilizados no componente curricular Psicologia das Relações Interpessoais.

2

A DEFINIR

A constituição do(s) processo(s) de liderança. DE SOUZA, E.M. A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência. Cad. EBAPE.BR [online]. 2021, vol. 19, no.3, pp. 595-606

3

A DEFINIR

Os papéis e interação dos indivíduos na organização. DE SOUZA, E.M. A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência. Cad. EBAPE.BR [online]. 2021, vol. 19, no.3, pp. 595-606

4

A DEFINIR

Crenças e valores existentes na organização. Artigo Aprendizagem organizacional: a experiência vivida por bibliotecários de uma biblioteca universitária. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2017.340

5

A DEFINIR

Crenças e valores existentes na organização. Continuação, Artigo Aprendizagem organizacional: a experiência vivida por bibliotecários de uma biblioteca universitária. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2017.340

6

A DEFINIR

Revisão teórica

7

A DEFINIR

Avaliação I

8

A DEFINIR

A estrutura social e as instituições sociais. Artigo Tempo, indivíduo e vida social de Maria Helena Oliva-Augusto. Publication of Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

9

A DEFINIR

A função da opinião, atitudes e da consciência como fator singular para a mudança social. Artigo Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Flávia Gonçalves da Silva. Psic. da Ed., São Paulo, 28, 1º sem. de 2009, pp. 169-195

10

A DEFINIR

A função intelectual da transgressão no processo relacional. Artigo Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Flávia Gonçalves da Silva. Psic. da Ed., São Paulo, 28, 1º sem. de 2009, pp. 169-195

11

A DEFINIR

Elaboração do seminário

12

A DEFINIR

Avaliação II – Apresentação do seminário

13

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais. CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

14

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais intergrupais). CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

15

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais intergrupais). Continuação

16

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais massivos de informação) CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

17

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (canais massivos de informação). Continuação

18

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (os meios de comunicação). CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

19

A DEFINIR

A construção dos espaços interpessoais (os meios de comunicação). Continuação

20

A DEFINIR

As barreiras psicossociais nos processos de informação. CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

21

A DEFINIR

Revisão teórica

22

A DEFINIR

Avaliação III

23

A DEFINIR

Avaliação repositiva

 

As datas das aulas e conteúdos estão sujeitas a alterações, mediante prévio aviso.

 

9. AVALIAÇÕES

DESCRIÇÃO

CÓDIGO

PONTUAÇÃO

Avaliação I – A definir Unidade I

 

100

Avaliação II – A definir Unidade II - SEMINÁRIO

 

50

Avaliação III – A definir Unidade III

 

50

 

 

 

NOTA FINAL

 

 

 

Observação: As avaliações caracterizam-se pelo aspecto multifacetado, equilibrando o esforço individual e em grupo, rotineiro e pontual.

 

10. BIBLIOGRAFIA

 

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Massa. In: Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973. ADORNO, T. Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.

 

ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

 

ARIES. P. Família e sociabilidade. In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986. .BELTRÃO, L. A sociedade de massa. In: A sociedade de massa: comunicação e literatura. Petrópolis: Vozes, 1972.

 

10.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BERGER, P. O indivíduo na sociedade. In: Perspectivas sociológicas. Petrópolis: Vozes, 19 BERGER, P. A sociedade no indivíduo. In: Perspectivas sociológicas. Petrópolis: Vozes, 1986.

 

COSTA, B.C. Indústria cultural: Análise crítica e suas possibilidade de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, B (org.). Teoria Critica e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

D'ANDRÉA, F.F. Conceitos gerais. In: Desenvolvimento da personalidade. São Paulo: Difel, 1982.

 

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. RJ: Zahar, 1994.

 

FROMM, E. Família e Autoridade. In: CAN EVACCI , M. Dialética da família. São Paulo: Brasiliense, 1984.

 

10.3 BIBLIOGRAFIA ADICIONAL

 

DE SOUZA, E.M. A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência. Cad. EBAPE.BR [online]. 2021, vol. 19, no.3, pp. 595-606 [viewed 19 October 2021]. https://doi.org/10.1590/1679-395120200121. Available from: http://ref.scielo.org/fqtpkj

 

CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

 

FROMM, E. Consciência e sociedade industrial. In: FORACCHI, M.M. e MARTINS, J.S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

 

GUARESCHI, P. Comunicação e teoria crítica. In: Comunicação e controle social. Petrópolis: Vozes, 1991.

 

IANNI, O.A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993. KA TZ, D. Formação de atitude e opinião pública. In: COHN, G. Comunicação e Indústria Culttural. São Paulo: T.A.Queiroz, 1987.

 

LAMBERT. W. A significação social das atitudes. In: Psicologia Social, Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

 

MUNIZ SODRÉ. A consciência e o olhar. In: A máquina de Nan;iso. São Paulo: Cortez, 1994. RODRIGUES, A. Influência do comunicador no fenômeno de mudança de atitude. In: Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1983.

 

APÊNDICE – DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

 

O processo avaliativo no componente curricular Biblioteca Escolar se dará da seguinte maneira:

 

1. Unidade 1 – Realização de atividade avaliativa com o objetivo de aferir a aprendizagem obtida na unidade I. Valor 80 pontos (individual). Construção do texto crítico sobre as crenças e os valores existentes na organização.. Valor 20 pontos (individual);

 

Unidade 2 – Realização de seminário: Elaboração de seminário a fim de resgatar os conceitos básicos relacionados a questão da estrutura social, instituições, mudança social, opinião, atitudes, consciência, interdição, transgressão e demais categorias estudados na Unidade II. Valor 50 pontos (em grupo). A definir em aula.

 

Unidade 3 – Realização de atividade avaliativa com a finalidade de verificar a aprendizagem dos cursistas em relação aos processos de socialização e individualização, indicados por meio dos canais interpessoais; intergrupais; massivos de informação; dos meios de comunicação e das barreiras psicossociais. Valor 50 pontos (individual)

 

O cálculo da média final do aluno se dará da seguinte forma:

 

a) 100 + (50 + 50) / 2 = MF

b) Será aprovado o discente que obtiver na média final o resultado igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% de frequência. Para termos de orientação destaca-se a Resolução 338/CONSEA de 14 de julho de 2021.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO CESAR GASTALDO CLARO, Docente, em 18/04/2022, às 13:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0940509 e o código CRC DA03BD8A.




Referência: Processo nº 23118.002665/2022-50 SEI nº 0940509